PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 29, 2008

A importância das linguagens oral e escrita

Image and video hosting by TinyPic

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, participa nesta quarta-feira, dia 30, de debate sobre a importância das linguagens oral e escrita no aprendizado de crianças e adolescentes que ocorre no auditório da Escola Americana, às 19h.



Também estarão presentes na palestra: o professor de sociologia da Universidade de São Paulo Reginaldo Prandi e, atuando como mediadora, a autora de livros infantis e professora da Universidade de Brasília, Margarida Patriota.



De acordo com o presidente da Fundação Cultural Palmares, nos últimos anos, o Brasil vem realizando um grande esforço para reconhecer-se enquanto plural e diverso nos mais variados campos do conhecimento. "Um deles foi a sanção por parte do Presidente Lula, da Lei 10.639/2003, que transformou em obrigatória no currículo fundamental do ensino no Brasil a temática História e Cultura Afro Brasileira. Portanto, o tema da oralidade e da literatura nas escolas brasileiras é mais do que um mergulho na rica e produtiva cultura africana e seus rebatimentos no fazer cultural brasileiro", afirma.



O tema na verdade, reafirma a diversidade brasileira e de acordo com Zulu, sem os preconceitos e as discriminações intrínsecas ao período colonial, mas que a democracia e a cidadania dispensam no momento atual. E conclui, "é a possibilidade da democratização plena do país dar-se a partir da informação, da educação e da sua rica e diversa formação cultural".



O evento é uma produção da Editora Companhia das Letras e Arco-íris Distribuidora de Livros.



As inscrições devem ser feitas até hoje, terça-feira (29), pelo telefone: (61) 3244-0940 ou pelo e-mail: arcoiris@arcoirisdf.com.br



Serviço:



Palestra sobre a importância das linguagens oral e escrita no aprendizado de crianças e adolescentes.


Local: Auditório da Escola Americana - L2 Sul, Qd. 605, Bl. C - ao lado do Colégio Imaculada Conceição.


Horário: 19h

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home