PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

December 09, 2007

Grupo Caixa-Preta apresenta: II Encontro de Arte de Matriz Africana em Porto Alegre - RS

Evento que propõe a discussão sobre a arte produzida por artistas negros ou de temática negra marca os cinco anos de atuação do grupo teatral

O Grupo Caixa-Preta realiza entre os dias 12 e 16 de dezembro próximo, no Teatro de Arena, o II Encontro de Arte de Matriz Africana. O objetivo do evento é propiciar a troca de experiências e saberes entre seus participantes, possibilitando a discussão sobre a arte produzida por artistas negros ou de temática negra, estabelecendo parâmetros estéticos e propondo novos modelos. O evento marca as comemorações dos cinco anos do grupo, formado por artistas negros atuantes em Porto Alegre. Toda a programação tem entrada franca.
A programação do II Encontro de Arte de Matriz Africana consiste de leituras dramáticas, apresentações teatrais, palestras, debates, oficinas e exposições. Reunirá personalidades que se dedicam a pensar a causa racial a partir da arte. O debate promoverá discussões acerca de temas definidos como performance negra, pesquisas sobre artes cênicas, políticas culturais, formas de associações de artistas, entre outros.
O evento abre no dia 12, quarta-feira, às 19h, com a leitura dramática de "Sortilégio Negro" , de Abdias do Nascimento. Participam da leitura dramática os atores: Vera Lopes, Silvia Duarte, Apolônio Cyprhiano, Lucila Clemente, Mateus Gonçalves, Adriana Rodrigues, Viviana Shames e Kaiane Horlle. Às 20h, ocorre a homenagem ao poeta e historiador Oliveira Silveira, seguida do recital poético baseado na obra do referido homenageado nas vozes de Sirmar Antunes, Vera Lopes, Glau Barros, acompanhados pelos músicos Djamêm e Abi Axé , com participação especial de Adriana Rodrigues .
No dia 13, quinta-feira, às 18h, abre a Exposição Retrospectiva do Grupo Caixa-Preta, com fotos dos espetáculos TRANSEGUN e HAMLET SINCRÉTICO. Às 19h, ocorre a leitura dramática de "Uma Rede para Iemanjá", de Antonio Callado, com a participação dos atores Waldomiro de Moura Lima (o Pernambuco), Álvaro Rosacosta, Ravena Dutra, Silvio Ramão, Viviane Juguero e Thiago Pirajira.
Às 20h30min, a compositora e intérprete Karine Cunha apresenta o show "Epahei", no qual homenageia a cultura afro-brasileira. No repertório composições próprias inspiradas no universo dos orixás.
No dia 14 de dezembro, às 18h, a exposição fotográfica "Artistas Negros de Porto Alegre", assinada pelo fotógrafo Bruno Gomes irá retratar atores e atrizes negros gaúchos, atuantes em Porto Alegre, de diversas gerações. Segue-se, às 20h, apresentação do espetáculo "Taba-Taba", de Bernard Koltès, com Juliano Barros e Dedy Ricardo, sob a direção de Renata de Lélis.
O lançamento do vídeo-documentário "Caixa Preta", do diretor Júlio Ferreira sobre o grupo homônimo (16h30min) e a apresentação do monólogo "Madrugada, me Proteja", de Cuti (20h), com o ator Silvio Ramão marcam as atividades do dia 15.
A programação encerra-se no dia 16, domingo, com a encenação do espetáculo "Hamlet Sincrético", dirigido por Jessé Oliveira, a partir das 20h. Segue-se debate com a presença do babalorixá Baba Diba de Yemonjá, do Secretário da Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga, do escritor Luiz Augusto Fischer e do antropólogo José Carlos dos Anjos. Esta última atividade ocorrerá no Hospital Psiquiátrico São Pedro (Avenida Bento Gonçalves, 2460).

TODA A PROGRAMAÇÃO TEM ENTRADA FRANCA

SERVIÇO:

O QUÊ: II Encontro de Arte de Matriz Africana, promovido pelo Grupo Caixa-Preta

ONDE: Teatro de Arena (dias 12, 13, 14 e 15) e H ospital Psiquiátrico São Pedro (16).

QUANDO: De 12 a 16 de novembro, vários horários.

QUANTO: Entrada franca.

Contatos: 51 - 8405.7964 (Jessé) - 51 - 9277.2191 (Silvia)



Fonte: Site Irohin

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home