PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 19, 2007

Gil inaugura Memorial Quilombo

Image and video hosting by TinyPic

União dos Palmares/AL - Com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil, do presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, e de autoridades de Alagoas, além de lideranças dos Movimentos Negro e Quilombola de vários Estados, foi inaugurado hoje, às 11h, o Parque Nacional Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, onde o Quilombo existiu por quase 100 anos, até ser destruído pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1.695.O Parque, erguido no Sítio Histórico da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, distante 92 quilômetros de Maceió, atende a uma reivindicação de mais de 25 anos da comunidade afro-brasileira. Sua construção contou com apoio do Ministério da Cultura/ Fundação Cultural Palmares, Ministério do Turismo, Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), num total investido de R$ 2 milhões.Tudo para garantir a acolhida de atividades culturais e pedagógicas durante todo o ano, além de estimular e fortalecer as atividades dos grupos afro-culturais instalados em Alagoas e Região.

Infra-estrutura:

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares possui área construída de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Está situado na área de 280 hectares da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. A área da Serra da Barriga é tombada através do Decreto 95.855, de 21 de março de 1988 e é de responsabilidade e zeladoria do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares/MinC. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares conta com total estrutura: áreas de apoio ao visitante, locais para contemplação, restaurante, mirantes, uma réplica do Palácio onde viveu Zumbi dos Palmares, cabanas indígenas e fartas informações sobre o significado e a importância das lutas e experiências ali realizadas ao longo dos últimos 300 anos.

Comemorações do "20 de Novembro" em Alagoas

As atividades comemorativas ao Dia Nacional da Consciência Negra promovidas pela Fundação Palmares/MinC em Maceió e União dos Palmares, Alagoas, começaram no dia 13 e vão até 30 de Novembro:

20/11 (TERÇA-FEIRA) 08h00 - 16h00 - Encontro Nacional de Comunidades Tradicionais: Quilombolas e Religiosos de Matrizes Africanas - Auditório da Prefeitura - União.
21h10 - Thiago Correia - Comunidade Quilombolas (abertura da Banda Nacional)
22h00 - Edson Gomes

24/11 (SÁBADO) 23h00 - 20ª Romaria na Terra de Zumbi - Peregrinação da Comissão Pastoral da Terra na Serra da Barriga com paradas, reflexões e homenagens aos guerreiros quilombolas - União.

25/11 (DOMINGO) 14h00 às 17h00 - Cine-fórum com moradores da comunidade remanescente de quilombo Muquém.Documentário: "De volta pra casa" - CRQ Muquém - União.

30/11 (SEXTA-FEIRA) 14h00 às 17h00 - Cine-fórum com professores da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em União dos Palmares. Documentário: "Rompendo o silêncio" Desconstruindo racismo e violência da escola - Auditório da Prefeitura - União.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home