PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 19, 2007

Estado do Rio de Janeiro inicia comemorações do Mês da Consciência Negra

Nesta terça-feira, dia 20, o Governo do Estado Rio de Janeiro, através das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Cultura, dá início ao Projeto Rio Zumbi 2007, uma série de eventos em homenagem ao mês da Consciência Negra – novembro –, e a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, considerado símbolo de resistência para a população brasileira. Sua história de luta resultou no surgimento do Dia Nacional da Consciência Negra que a cada edição ganha mais peso no cenário nacional por conta do fortalecimento da cultura e das ações voltadas a valorização da população afrodescendente. O governador Sérgio Cabral, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e a secretária de Cultura, Adriana Rattes, vão participar do evento.
Para marcar a abertura da programação serão realizadas atividades junto ao monumento a Zumbi dos Palmares, de 7h30 às 19h. Haverá desfile cívico, mostra de artesanato, feira de livro, exposição de figurinos de Escolas de Samba, Ação de Cidadania com emissão de carteira de identidade e profissional, certidões, exames médicos, odontológicos, tipagem sanguínea, medição das taxas de glicose, triglicerídeos e colesterol, além de programas como: SOS Criança Desaparecida, Defesa do Consumidor, aleitamento materno, entre outros. O Ministério do Trabalho e Emprego também participará do evento prestando serviços de orientação trabalhista, acesso gratuito à internet etc.
Para a Coordenadora do projeto, Néia Daniel, assessora de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria de Cultura, o Rio Zumbi 2007, é também um momento de promoção da cultura de matriz africana e dos postulados da igualdade racial. O Projeto Rio Zumbi 2007 se desdobra também na realização do II Fórum Criminal com o tema “Racismo é Crime!”, no I Encontro Internacional de Cinema Afro Brasil/África, no lançamento da publicação ‘Rio Zumbi Em Revista’ e no seminário “Samba como Identidade”.


Dia Nacional da Consciência Negra

Data: 20 de novembro
Local: Monumento a Zumbi dos Palmares – Praça XI

7h30 - Ritual de oferenda de Berimbaus com os integrantes do Grupo Quilombo Arerê
8h30 - Execução do Hino Nacional com a orquestra de atabaques do Grupo Alabê Fun Fun e Coral
9h – Ato Inter religioso
9h30 - Desfile de personalidades, Grupos Culturais, Bandas Militares, e alunos de Escolas Estaduais
12h - Apresentação de Grupos Culturais
16h - Chegada do governador do estado e demais autoridades
17h - Show musical 1° Encontro de Cinema Negro Brasil/África

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home