PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 19, 2007

Largo da Vitória conta sua história no Dia da Consciência Negra

Os quilombolas da Comunidade de Largo da Vitória vão comemorar o Dia da Consciência Negra fazendo a recordação de sua história. Primeira comunidade quilombola urbana do Brasil, Largo da Vitória fica no município de Riacho de Santana, na Bahia.
Assim que amanhecer o dia, os quilombolas farão uma caminhada com reivindicações e protestos por seus direitos. De 9h às 12h, haverá um debate com temas da história da comunidade. Após o almoço, às 14h, haverá uma mesa redonda, com contos, histórias e mitos de Largo da Vitória. O evento é aberto a todos.
Líder da comunidade, Rosália Silva Santos, disse que no 20 de Novembro, eles não poderiam deixar de contar a história de Largo da Vitória. As personalidades importantes da comunidade também serão ressaltadas, como Calixto, líder que iniciou a comunidade há quase 200 anos. "Eu considero o Riacho, uma África, porque recebeu grupos de diversas origens, desde a época de Zumbi dos Palmares", disse Rosália.
A Comunidade de Largo da Vitória recebeu a certidão de auto-reconhecimento da Fundação Cultural Palmares em outubro de 2005. Largo da Vitória fica no centro de Riacho de Santana.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home