PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 30, 2007

Evento debate a Serra da Barriga e Parque Memorial

Image and video hosting by TinyPic

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô em parceira com o Núcleo Temático Identidade Negra na Escola (Secretaria Executiva de Educação e Esporte) promove na próxima quarta-feira (02.05.2007) um Debate Estadual sobre a conjuntura da Serra da Barriga e a importância do Parque Memorial Quilombo dos Palmares nesse contexto. A atividade será realizada a partir das 14h no auditório da Prefeitura de União dos Palmares.
Na ocasião, estarão presentes para a expor o tema, Edvaldo Neiva de Araújo (Zulu Araújo), presidente da Fundação Cultural Palmares e Patrícia Mourão, secretária executiva do Instituto Magna Mater - ONG idealizadora do Parque. O objetivo é reunir representantes do movimento negro, sociedade palmarina e demais interessados para esclarecerem suas dúvidas sobre a implantação e manutenção do Parque.
O evento conta com o apoio da Associação dos Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares (Agrucenup), Sindicato dos Trabalhadores de Escolas Particulares (Sintep) e da Prefeitura de União dos Palmares. O Parque - O espaço definido para a implantação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares ocupará apenas o Platô, em preocupação com os estudos arqueológicos realizados na região. Com o intuito de homenagear os guerreiros quilombolas, a história e costumes do povo palmarino será exaltada a arquitetura africana - formato de pau-a-pique com cobertura vegetal.
A infra-estrutura é considerada uma das mais modernas e adequadas, que possibilitará aprofundar o conhecimento da história e cultura afro-brasileira. Os visitantes poderão desfrutar de espaços temáticos nomeados com palavras de origem banto e yourubá, formado por espaço multiuso (batucagé); mirantes para visualização; textos em quatro idiomas; banheiros; casa de farinha: ocas indígenas; casa dos santos; palácio Múxima de Palmares (Coração de Palmares); restaurante Kúuku-Waana (banquete familiar) e sete pontos áudio-visuais com vozes de artistas consagrados, como Djavan, Carlinhos Brow, Toni Tornado, Leci Brandão e Xica Xavier.
O projeto arquitetônico conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal e da Petrobrás. Para obter mais informações sobre o Quilombo dos Palmares, cultura afro-brasileira e a estrutura do Parque, encontra-se a disposição o site


www.quilombodospalmares.org.br

SERVIÇO:

Debate Estadual sobre a conjuntura da Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Realização: Anajô e Núcleo Temático Identidade Negra na Escola.

Quando: 02 de maio, das 14h às 17h30.

Local: Auditório da Prefeitura de União dos Palmares, AL, situado na rua Marechal Deodoro, s/n, Centro. Contatos: Helcias (82-9941-0943) / Helciane (82-8831-3231) / Madalena (82-9983-6695) (Assessoria Anajô)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home