PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 08, 2009

IV Prêmio Culturas Populares

A edição do IV Prêmio Culturas Populares traz instrumentos cada vez mais adequados à participação do público em todo o processo. O concurso reconhece atuações dos mestres das Culturas Populares.

Estão abertas as inscrições para o IV Prêmio Culturas Populares. A homenageada deste ano é a Mestra Dona Izabel, artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O concurso é promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC).

Serão premiadas 195 iniciativas culturais e a divisão dos prêmios será da seguinte forma: 60 prêmios para Mestres e 135 para Grupos ou Comunidades (formais ou informais), como reconhecimento por suas atuações e contribuições, para o fortalecimento das culturas populares brasileiras e por sua contribuição para a diversidade de identidades culturais do Brasil, práticas populares esquecidas, e difusão de expressões populares.

Serão aceitas ações e trabalhos em formatos variados que se relacionem com rituais e festas populares, religião, arte popular, narrativas orais, medicina popular, alimentação e culinária popular, pinturas, desenhos, grafismos, artesanato, escritos, danças dramáticas, audiovisual, entre outros.

A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos ou dirigentes do sistema do Ministério da Cultura e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Será destinado o valor de R$ 10 mil, para cada um dos 195 candidatos escolhidos.

Como nas edições anteriores, o Prêmio Culturas Populares reconhece mais um grande nome das artes tradicionais do país: Izabel Mendes da Cunha, uma inspirada artesã do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. No auge dos seus quase 85 anos, Dona Izabel é considerada uma das mais importantes artistas populares do ofício com o barro, especialmente a cerâmica. Até hoje ela continua ensinando e fazendo suas bonecas de barro.

As inscrições devem ser enviadas com os documentos necessários, roteiro para inscrição, carta de apoio, e cópias de materiais para o Ministério da Cultura. No envelope deve constar o nome do Prêmio Culturas Populares 2009, e logo abaixo o endereço: Caixa Postal 8572-X, SHS, Quadra 2, Bloco B, CEP 70312-970, Brasília - DF.

O prazo final para a inscrição no Prêmio é 28 de agosto.

Dúvidas formuladas podem ser enviadas para o e-mail pcp2009@cultura.gov.br

Para ver o edital clique aqui

Para mais informações:

http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/15/premio-culturas-populares-2009-mestra-dona-izabel

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home