Clinton inicia visita ao continente africano

Hillary Clinton chega esta terça-feira ao continente africano para uma visita de 11 dias a sete nações sub-saharianas.
O Presidente Barack Obama visitou o Gana no mês passado e agora é a vez da Secretária de Estado norte-americana que começa o périplo no Quénia e acabará em Cabo Verde.
Hillary Clinton chega a África numa altura em que uma sondagem revela que 87% dos adultos na região aprovam a liderança dos Estados Unidos.
A administração Bush também conseguiu um forte apoio no continente. Mas Obama parece estar determinado em demonstrar que África não é apenas uma das prioridades da política externa norte-americana.
Alguns críticos disseram que a política sobre África desde que Obama chegou ao poder não se tem desenvolvido o suficiente mas o secretário de Estado adjunto para África, Johnnie Carson discorda:
"A administração está empenhada em África. Penso que está patente no apoio a antigas iniciativas que continuam válidas mas também a novas iniciativas que a administração está empenhada em implementar."
Agenda
A Secretária de Estado norte-americana vai encorajar os líderes africanos a respeitarem os seus compromissos para com a democracia e boa governação.
Na capital queniana, Nairobi, ela vai levar a cabo conversações com Sheik Sharif Sheik Ahmed, o líder do governo de transição da Somália.
Os Estados Unidos apoiam a posição internacional de que a única forma da Somália recuperar de quase duas décadas de anarquia é através de um governo eficaz.
Na África do Sul espera-se que Clinton discuta a situação do Zimbabué e formas de conter a propagação do HIV Sida.
O futuro e segurança dos abastecimentos de petróleo para os Estados Unidos vão formar uma parte significativa das discussões em Angola e na Nigéria.
Na República Democrática do Congo, a questão mais importante é a dos direitos humanos e Clinton vai encontrar-se com vítimas de violação sexual no leste do país.
Na Libéria e Cabo Verde, a Secretária de Estado vai celebrar casos que são encarados como histórias democráticas de sucesso em África.
Fonte: BBC
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home