PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 22, 2009

É HOJE, DIA 22: UFPE REÚNE ESTUDANTES DE CONVÊNIOS BRASIL-ÁFRICA

Image and video hosting by TinyPic

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) realiza hoje, dia 22 de abril, o Simpósio Internacional de Estudantes Convênios Brasil-África de Ensino Superior.
As mesas-redondas focalizarão as experiências dos estudantes de convênio PEC ? G e PEC - PG no Brasil, as dificuldades enfrentadas aqui e no retorno ao país de origem, o desenho das políticas de cooperação em âmbito federal e a efetivação de tais políticas nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal de Pernambuco, a maioria dos estudantes do Convênio PEC ? G são provenientes de Guiné Bissau e Cabo Verde. Os cursos mais procurados por estudantes são aqueles vinculados às áreas de tecnologia e de administração.
A iniciativa para a realização do evento partiu dos estudantes de Convênio PEC-G e PEC-PG da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco e foi encampada pelo Grupo de Pesquisa "Sociedade Brasileira Contemporânea: cultura, democracia e pensamento social" do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.
A conferência de abertura será realizada por Elisio Macamo, professor da University de Baureuth, Alemanha. A programação do simpósio contará com a participação de pesquisadores da UFPE, UnB, UFRN, UEPb, UFMG, representantes da SESU /MEC, Proacad-UFPE, das reitorias da UFRN, UFPR, UEL, e da Unilab (Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira, Ceará), além de Moema Parente Augel autora do livro "O Desafio do Escombro ? nação, identidade e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau". Além das conferências e das mesas redondas, haverá uma sessão de Grupos de Trabalhos com apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação provenientes de diversas universidades brasileiras.




Fonte: Sonia Nascimento/Mapa da Mídia

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home