PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

January 23, 2009

Proteção Integral

Image and video hosting by TinyPic
Por Meire Gomes


Há muitos mitos sobre os efeitos do Sol sobre a pele negra. Desde que negro não precisa usar protetor solar, não queima, até que não está sujeito aos efeitos danosos do astrorei. Desvendamos aqui algumas dessas lendas e indicamos como manter a pele linda e protegida na estação do calor


O sol de verão não costuma intimidar os negros deste nosso país tropical. A maioria acredita que, graças à alta quantidade de melanina na pele, leva vantagem em relação às pessoas mais claras na hora de se expor aos raios ultravioleta. Embora a melanina funcione como um filtro natural, aumente a imunidade cutânea contra algumas doenças e evite que os negros descasquem ou fiquem vermelhos, não significa que alguns cuidados podem ser ignorados.

Além da atenção com os horários de sol mais forte (das 10 às 16h), a utilização de bonés e protetor solar com fator 15 é a recomendação do dermatologista Claudio Mutti, da Clínica Visia. "A exposição aos raios UVA e UV causa imunodeficiência, seja qual for a cor da pele. E ao contrário do que muitos pensam, os negros adquirem rugas em decorrência do excesso de sol", adverte.

Embora a melanina funcione como um filtro natural não significa que alguns cuidados podem ser ignorados. O filtro solar é indispensável!

O especialista também ressalta que os negros não estão imunes ao câncer de pele, embora, de fato, a pele seja um pouco mais resistente do que a do branco. A dermatologista Carla Albuquerque aponta outro efeito nefasto da incidência solar: o aumento de acne e foliculite, devido ao funcionamento potencializado das glândulas sebáceas.

"Quando ocorrer o aparecimento de cravos e espinhas, deve-se evitar espremer, porque podem provocar manchas escuras, efeito do aumento da ação dos melanócitos (células que produzem a melanina)". No caso de aparecimento de manchas, deve-se observar a colora-ção. Quando clara é sinal de desidratação, o que significa que a hidratação deverá ser intensificada.

No caso de mancha escura, deve-se usar filtro solar maior ou igual a 30 direto nas manchas e reforçar com cremes clareadores à noite. "É importante consultar um dermatologista para que ele possa detectar a natureza das alterações e indicar o melhor tratamento", reforça dra. Carla. O também dermatologista Fernando Bezerra atenta para os tratamentos estéticos, bastante procurados nesta época do ano, como peelings e lasers para remoção de manchas e pêlos.

"Em qualquer pele, devem ser feitos com cautela, mas o negro exige um preparo da superfície antes da aplicação, já que possui maior predisposição à hiperpigmentação". Todo cuidado é pouco e deve-se evitar tomar sol durante o tratamento.

Image and video hosting by TinyPic

Para não correr riscos e aproveitar o melhor do verão mantendo a pele saudável e hidratada, veja algumas dicas preciosas. Fernando Bezerra ensina uma receita caseira rica em vitamina A, C e silício. "Bata no liquidificador cenoura, laranja, raspas de limão e damasco. Coe e beba à vontade". Simples e eficiente.

Já a esteticista Alessandra Scorse Costa sugere que o kit de limpeza facial diário deve estar sempre à mão e recomenda higienização pela manhã e à noite, uso de tônico equilibrante, filtro solar e esfoliação uma vez na semana. Para o corpo também é necessário ter hidratante e esfoliante que ajudem na remoção de células mortas, principalmente em caso de descamação pós-sol.

Outra dica para exibir uma pele saudável e bem tratada é beber pelo menos dois litros de água por dia, tomar banhos rápidos e não muito quentes, optar pelo uso de sabonetes hidratantes e evitar o uso de bucha. Aplicar um creme ou loção indicada para peles negras, também é uma boa pedida.

MITOS E VERDADES

Queimaduras solares freqüentes durante a vida predispõem ao câncer de pele? VERDADE. O sol em excesso causa alterações no DNA das células, aumentando o risco de desenvolver câncer de pele.

Manchas e pintas na pele sempre têm relação com o sol? DEPENDE. Depende da predisposição genética da pessoa ou até de alterações hormonais, como o uso de anticoncepcionais e gravidez. Mas o sol tem uma contribuição importante para o surgimento de manchas. Sem proteção, ele ativa a melanina da pele, o que acaba causando manchas e sardas.

Pele bronzeada é sinônimo de pele saudável? MITO. Ao contrário do que muitos pensam, a pele bronzeada está, na verdade, criando uma defesa. Com o sol em excesso as células começam a produzir mais melanina com o objetivo de proteger a pele.

O número do protetor solar tem relação com a cor da pele? MITO. Independente do tipo de pele, deve-se usar sempre protetor solar. Usando um filtro com FPS 15, a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. É importante lembrar que o protetor deve ser passado em quantidade generosa por todo o corpo 30 minutos antes da exposição solar.

Lâmpadas fluorescentes também fazem mal para a pele? VERDADE. Esse tipo de luz também emite raios ultravioleta. Caso a pessoa fique muito tempo em um ambiente com essa luz ou muito próxima, é recomendável usar o protetor solar.

Protetores físicos como bonés e guarda-sol substituem o protetor? MITO. Eles devem, sim, ser usados, mas como um complemento ao protetor solar. É ideal que o guarda-sol seja grosso para bloquear bem a passagem do sol. Não podemos deixar de proteger as orelhas, os olhos e os lábios (há protetores específicos para essas regiões que não devem ser dispensados).



Fonte: Valéria Marcondes, dermatologista

1 Comments:

  • At 10:02 pm , Anonymous Anonymous said...

    Parabéns à Equipe do Blog pelo empenho em nos manter ligados em assuntos que muito nos interessam!! Que em 2009 continuemos partilhando este espaço com o maior AXÉ!!! Um grande abraço, em nome da Equipe da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer de Angra dos Reis.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home