PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

December 23, 2008

Trabalhos realizados e trabalhos a realizar..

Ponto de Cultura Fala Negra encerra ano com oficina de operação e edição de vídeo

O Ponto de Cultura Fala Negra, localizado na cidade de Paracatu, em Minas Gerais, tem se destacado durante o todo o ano como um dos principais centros de difusão da cultura afro-brasileira. Apoiado diretamente pela Fundação Cultural Palmares, o Fala Negra realizou em 2008 mais de dez oficinas de capacitação voltadas para as comunidades quilombolas da região paracatuense, além de jovens e adultos negros residentes na cidade.

Image and video hosting by TinyPic

Para fechar o ano, fomos até Paracatu para conferir, mais uma vez, a última ação do primeiro ano do Ponto de Cultura. Agora, a Oficina de operação e edição de Vídeo.

Até janeiro, cerca de 10 alunos vão ter a oportunidade de aprender a manipular câmeras filmadoras e editar imagens em computador. Essa é mais uma maneira de se produzir novos profissionais para inserção no mercado de trabalho.

Image and video hosting by TinyPic


A idéia da oficina surgiu quando os coordenadores do Ponto de Cultura identificaram a falta de profissionais na área, como câmera-man e editores de vídeo. Por isso, o objetivo é criar no Ponto uma referência para se encontrar esses profissionais.

O professor da turma de vídeo, Deco, confirma: "Faremos um esforço para que o Ponto de Cultura Fala Negra se torne fonte de profissionais, seja para filmar casamentos, formaturas, aniversários, mas que todos saibam que aqui podem ser encontrados profissionais para essa área".

Deco pretende passar aos alunos o máximo do seu conhecimento de técnicas de captação de imagens e edição de vídeo, "para que no futuro eles possam usufruir no trabalho".

Mesmo iniciado há pouco mais de um mês, a oficina de vídeo já tem grande projetos. O professor explicou que ele já está desenvolvendo com a turma um projeto para a realização de um videodocumentário sobre a vida e o dia-a-dia dos quilombolas da região de Paracatu. "Queremos registrar as dificuldades, o sofrimento, o racismo, numa linguagem para que todos possam entender", relatou Deco.

Apesar de diferentes objetivos nortearem cada um dos alunos, o certo é que a vontade de aprender e levar adiante os ensinamentos apreendidos já valorizam todo o trabalho realizado pelo Ponto de Cultura e pela Fundação Palmares, que vê nesses projetos uma forma de dar oportunidades aos afro-descendentes que muitas vezes sequer têm acesso a qualquer tipo de formação técnica.

Irene dos Reis Oliveira, quilombola de São Domingos (Paracatu), deseja utilizar o curso para fazer registros de sua comunidade. "Quero desenvolver o trabalho dessa oficina para usar em minha comunidade, para guardar memória das festas e dos cursos que fazemos por lá. Quero servir à comunidade", falou.

Ceni Damasceno acredita que o curso será útil para registrar as viagens e as festas das comunidades. Já Mateus Arista Costa, pretende realizar documentários e curtas-metragens, enquanto Dario Daniel, da comunidade Buriti do Costa, disse que seu objetivo é realizar documentários para resgatar a memória dos seus antepassados.

Ano de muito trabalho

Dário Gouveia Damasceno, idealizador do Ponto de Cultura Fala Negra, fez um resumo sobre as atividades de 2008: "Este ano foi de muito trabalho, mas foi também muito compensador. Todos os cursos são oportunidades que se abrem para nosso pessoal, já que sempre é voltado para quilombolas e afro-descendentes em geral".

Para 2009, Dário já idealiza novos projetos e parcerias. Além do apoio da Fundação Cultural Palmares, o Fala Negra irá buscar auxílio no Ministério da Saúde para a realização de um seminário sobre anemia falciforme.

"Queremos fazer uma campanha para esclarecer o que é a doença, inclusive para os próprios portadores da anemia, que muitas vezes não sabem que a possuem. Precisamos de um socorro em Paracatu. A cidade possui mais de 70% de negros, por isso, o índice da doença aqui é grande. E quando precisamos de tratamento só podemos recorrer à cidade de Belo Horizonte, Patos de Minas ou Brasília, pois em outro lugar próximo não há pessoas informadas sobre o assunto. Muitas vezes, os próprios médicos desconhecem a doença. Por isso, queremos fazer uma divulgação geral", explicou.



E tem mais...



MinC abre inscrições para projetos audiovisuais no Nordeste


Os cineastas devem ficar atentos. O Ministério da Cultura prorrogou e abriu inscrições para projetos audiovisuais no Nordeste. Confira as informações do Boletim Audiovisual.


Audiovisual PE

Foram prorrogadas as incrições para o 2º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco - lançado pela Fundarpe, que se enceram agora, no dia 5 de Janeiro de 2009. O valor do edital este ano é de R$ 4 milhões distribuídos para projetos de filmes em curta e longa-metragens, produtos para TV, projetos nas áres de Formação, Difusão e Desenvolvimeto de Cineclube.

Edital e outras informações: www.fudarpe.pe.gov.br


Cine PE 2009

Abertas as inscrições para as mostras competitivas da 13ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual, que acontece de 27 de abril a 3 de maio de 2009, no Recife. A competição é dividida nas categorias longas-metragens, curtas-metragens em 35mm e curtas digitais. Os interessados devem inscrever seus trabalhos até o dia 31 de janeiro de 2009. Os resultados da seleção dos curtas-metragens inscritos serão divulgados até o dia 15 de março. Já os longas-metragens sairão até o dia 15 de abril.

Inscrições e outras informações: www.cine-pe.com.br/2009


Câmera Mundo

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival de Filmes Independentes Camera Mundo, que se dedica a exibir produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento. As inscrições seguem até 28 de fevereiro de 2009. Aproveitando a comemoração do Verão do Brasil em Roterdã, Holanda, o festival acontece de 26 a 28 de junho de 2009 e terá novamente como foco o Brasil.

Regulamento, inscrições e outras informações: www.caramundo.org


Diálogos culturais

Ao entrar no blog para a Reforma da lei Rouanet, o internauta tem agora acesso a trechos em vídeo da apresentação do Ministro da Cultura Juca Ferreira no projeto Diálogos Culturais - série de encontros com representantes do setor para discutir as estratégias e prioridades de gestão. Os vídeos completos têm duas horas de duração e serão posteriormente disponibilizados.

Os trechos podem ser acessados pelo endereço: http://blogs.cultura.gov.br/reformadaleirouanet

Outras informações: contate@cultura.gov.br



Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home