'A mudança chegou à América', diz Obama no 1º discurso após ser eleito (com vídeo)
Barack Hussein Obama, 47 anos, foi eleito nesta terça-feira (4) o 44º presidente da história dos Estados Unidos. Ele será o primeiro negro a chefiar a nação mais rica do planeta.
No discurso da vitória, o senador democrata disse que a "hora da mudança chegou à América"
Obama falou em Chicago, seu berço político, pouco depois das 23h no horário local (3h de quarta em Brasília). Uma hora antes, projeções indicaram sua vitória sobre o também senador John McCain, 72 anos, republicano.
"Se alguém aí ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta," afirmou Obama na abetura do seu discurso de vitória
A posse do democrata está marcada para 20 de janeiro, encerrando oito anos de um impopular governo do republicano George W. Bush.
Assista ao discurso da vitória de Barack Obama:
A trajetória brilhante de Barack Obama
Ele é advogado, senador e tem um histórico de trabalho junto a comunidades pobres. Nessa jornada, ele superou muitos preconceitos e hoje marca uma reviravolta política no país.
Assista ao vídeo sobre a trajetória de Barack Obama:
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta quarta-feira que a passagem de poder para seu substituto, o presidente eleito Barack Obama, será tranqüila.
"Eu prometo que esta será uma transição suave", disse Bush, em Washington, ao parabenizar o senador democrata por sua "impressionante vitória" na eleição de terça-feira, em que derrotou o candidato republicano, John McCain.
Em seu discurso, Bush disse que os americanos devem se orgulhar de terem "feito história" na votação de terça-feira, referindo-se ao fato de Obama ser o primeiro negro eleito para a Presidência dos Estados Unidos.
Bush disse que o presidente eleito poderá contar com sua "total cooperação" durante a transição.
O presidente Bush afirmou também que a vitória de Obama é especialmente significativa para a geração de americanos que testemunhou a luta por direitos civis no país.
Quarenta anos depois, disse Bush, o sonho dessa geração se tornou realidade.
Obama assumirá a Presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro.
Novo capítulo
A vitória de Obama foi considerada por muitos líderes mundiais a chance de iniciar um novo capítulo nas relações com os Estados Unidos.
O presidente chinês, Hu Jintao, disse esperar reforçar o diálogo entre os dois países. China pede EUA mais 'aptos ao diálogo' com Obama
Na França, o presidente Nicolas Sarkozy, que também preside a União Européia, disse que a eleição de Obama trouxe "enorme esperança".
No Quênia, país natal do pai de Obama, o presidente Mwai Kibaki declarou feriado nacional.
As reações à vitória de Obama
Ao redor do mundo, líderes de vários países reagiram de maneira diferente à vitória de Barack Obama nas eleições dos Estados Unidos.
Os aliados dos EUA e os países do Oriente Médio esperam que a presidência de Obama melhore as relações entre os países.
Assista à reportagem acessando o link abaixo.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/avconsole/bb_wm_fs.shtml?redirect=fs.shtml&lang=pt-br&nbram=1&nbwm=1&bbwm=1&bbram=1&ms3=30&ms_javascript=true&ws_pathtostory=http://www.bbc.co.uk/go/wsstory/int/rhn/portuguese/-/portuguese/news/avfile/2008/11/&ws_storyid=081105_obamareacao&bbcws=2
Fonte: Portal G1 e BBC Brasil
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home