PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

October 25, 2008

Obama ganha voto de ex-jogador de futebol brasileiro em Houston

Morador de Houston há 22 anos, o ex-jogador de futebol brasileiro Sérgio Lima vai votar pela primeira vez numa eleição norte-americana. “Vou votar em mim”, disse, em entrevista ao G1 em um restaurante de comida brasileira na maior cidade do Texas. “Vou votar em Obama, que é um representante da minha raça e é mais bem preparado, tem um projeto melhor para este país”, completou.

Image and video hosting by TinyPic
Sérgio Lima (esq.) e Valfredo Santos, em Houston (Foto: Daniel Buarque/G1)

Carioca, Lima foi meia do Internacional-RS, do Guarani-SP, e do América do Rio. Desde que pendurou as chuteiras, se mudou para os Estados Unidos e criou um programa de futebol para a cidade de Houston, ensinando o esporte para crianças de comunidades menos favorecidas. “Hoje temos 12.500 crianças em nosso projeto”, disse.

Conversador, divertido, o ex-jogador contou que veio para passar duas semanas, e acabou ficando mais de duas décadas. Ele foi indicado pelo consulado brasileiro na cidade como uma liderança da comunidade, o que é chamado pelos diplomatas de “conselho de cidadãos” brasileiros no Texas.

Segundo ele, seus conterrâneos que vivem em Houston estão acompanhando com interesse a decisão poplítica que o país vive, mas têm uma visão política diferente da sua. “Acho que 80% dos brasileiros que vivem aqui preferem que John McCain ganhe”, disse. “Não é nem que prefiram o projeto dele, mas muita gente aqui tem preconceito, então vai acabar preferindo o republicano.”


Sonho americano


O discurso de Lima é aprovado por outro brasileiro que vive há mais de duas décadas em Houston. Para o engenheiro Valfredo Santos Obama precisa vencer para provar que os Estados Unidos são o país das oportunidades. “Ele foge de falar sobre raça, mas ele representa o bem, representa a vitória da minoria, da pessoa que luta contra as dificuldades e consegue alcançar seus objetivos – e vai provar que este país permite isso como nenhum outro”, disse.

Image and video hosting by TinyPic
Em Jacarta, na Indonésia, o candidato democrata a presidente dos EUA, Barack Obama, virou um mosaico formado por selos. A obra foi exposta durante a Exibição Internacional de Selos da Ásia (Foto: Reuters)

Santos admite que apoiou Hillary Clinton nas prévias do Partido Democrata, mas que ainda assim prefere Obama a McCain. “O diferencial de Obama é sua capacidade de discursar. Sua oratória lembra grandes nomes da política deste país, como Martin Luther King e Kennedy.”

Para ele, essa capacidade que o país tem de gerar oportunidades para qualquer pessoa interessada em crescer profissionalmente e ganhar a vida faz com que a campanha republicana tenha reprovado tão veementemente a proposta e Obama de “espalhar a riqueza”, criando um Estado de “Bem Estar Social.

“Aqui é diferente do Brasil. Aqui não existe razão para o governo ajudar as pessoas pobres, porque existem oportunidades de trabalho com salário digno para todos. Muitas vezes quem recebe ajuda do governo se acomoda e passa a se aproveitar para não ter que trabalhar”, disse.


Perfil médio


Amigos, Lima e Santos se encontram com freqüência em Houston. Eles ainda não votaram, mas pretendem fazê-lo na próxima semana, antes do dia da eleição.

Os dois são o que o consulado na cidade considera o exemplo do perfil dos brasileiros que vivem na maior cidade do Texas. Segundo um levantamento recente, a maior parte dos imigrantes nesta parte dos Estados Unidos foge do perfil de imigrantes ilegais em busca de sub-empregos e são profissionais bem-sucedidos das classes A e B, que vêm a convite de empresas.

Cerca de 50 mil brasileiros vivem na região coberta pelo consulado em Houston. Por mais que seja um grande número e que a área coberta pelo consulado inclua 7 estados (Texas, Louisiana, Novo México, Oklahoma, Kansas, Colorado e Arkansas) e seja a maior jurisdição no país.

Este perfil diminui a quantidade de imigrantes ilegais, e acaba diminuindo a quantidade de problemas que o consulado tem que resolver. O único trabalho “desagradável” é que o consulado acompanha todos os processos de repatriação de brasileiros que entram ilegalmente no país. A imigração de todos os EUA manda para o setor de imigração do Texas todos os brasileiros que vão ser deportados. Gente de todo o país é levado para lá, e são acompanhados até voltarem para o Brasil.


Fonte: Portal G1

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home