PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 11, 2008

UnB abre inscrições para especialização em Culturas Negras

Nosso leitor do blog, Sérgio Carvalho, de Brasília, DF enviou-nos essa notícia. Para quem mora na Região Centro-Oeste vale a dica..


A Universidade de Brasília (UnB) abre vagas para curso de especialização em Culturas Negras no Atlântico. Serão oferecidas 60 vagas, para aulas que irão de 13 de setembro de 2008 a 12 de dezembro de 2009. Um dos objetivos da pós-graduação é formar professores e pesquisadores que possam ensinar e investigar a História da África e Afro-Brasileira. As inscrições serão de 11 a 29 de agosto.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, explica que o curso de especialista em Culturas Negras é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República, com o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

"Eles conseguiram sensibilizar a UnB, que foi a primeira Universidade Federal a criar cotas para as universidades. Eu gostaria que muitos professores do Estado de Mato Grosso do Sul fizessem a especialização. É um curso muito importante", disse Raimunda, lembrando que os professores reclamam por falta de material e conhecimentos sobre o assunto. "É uma oportunidade de estudar. Sugiro que a Secretaria de Estado de Educação envie professores, para que depois eles possam dar o curso aqui no Estado", informou a coordenadora do Cppir/MS.

Especialização

A especialização em Culturas Negras no Atlântico - História da África e dos Afro-brasileiros tem o apoio do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), da UnB. Será o segundo curso de Pós-graduação lato sensu, com 360 horas. O objetivo é preparar professores para participar da revisão da História do país e na elaboração dos currículos, no sentido da desmistificação da inferioridade racial e cultural da população negra.

Público-alvo

O curso é dirigido a professores do Ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privadas e a profissionais formados em cursos de Ciências Humanas ou Sociais que tenham interesse pela temática. De acordo com a programação, serão 15 mensalidades de R$ 250,00. O valor total do curso é de R$ 3.750,00.

Período do curso

De 13 de setembro de 2008 a 12 de dezembro de 2009. As aulas ocorrerão aos sábados, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. As inscrições começam no próximo dia 11 (segunda-feira) e terminam no dia 29 de agosto de 2008.

Matrículas

A matrícula será de 9 a 12 de setembro, das 8 às 18 horas, no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, em Brasília (DF).

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home