PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 13, 2008

Shows no Centro do Rio de Janeiro comemoram centenário de Cartola

Nelson Sargento e Velha Guarda da Mangueira abrirão série de 12 apresentações.
Exposição de fotos e documentos contará capítulos da vida do compositor.


Image and video hosting by TinyPic
Cartola

A Velha Guarda da Mangueira, Nelson Sargento, Elza Soares e Dona Ivone Lara são alguns dos que já confirmaram presença na festa verde e rosa que, a partir da próxima quinta-feira (14), vai comemorar o centenário do nascimento de Cartola no Centro Cultural Light, no Centro do Rio.

Image and video hosting by TinyPic
Nelson Sargento será o primeiro a se apresentar no projeto que comemorará o centenário de Cartola

O projeto “Cartola de todos os tempos” vai promover uma série de 12 espetáculos musicais, sempre às quintas-feiras, além de uma exposição com fotos e documentos que irão reviver os principais capítulos da história do compositor que nasceu Angenor de Oliveira, mas foi eternizado como Cartola.


“As rosas não falam” e “O mundo é um moinho” estão entre os sucessos que serão entoados por amigos, parceiros e intérpretes da MPB. Nesse time estão ainda Monarco, Ney Lopes, Elton Medeiros, Walter Alfaiate, Tânia Malheiros, Nilze Carvalho, Marcos Sacramento, Arranco de Varsóvia e Casuarina.


Fotos em preto e branco

Os primeiros a subir ao palco serão os baluartes da verde e rosa, ao lado de Nelson Sargento, na quinta-feira (14). O repertório inclui - além clássicos como “Corra e olhe o céu”, “Alvorada” e “Acontece” - um bate-papo com Sargento, que contará episódios que vivenciou com o compositor.

Divulgação

A Velha Guarda da Mangueira dividirá o palco com Nelson Sargento, no dia 14 (Foto: Divulgação)Enquanto os shows ocorrem sempre às quintas-feiras, a exposição com 20 fotos em preto e branco e documentos poderá ser visitada diariamente, das 11h às 17h.

O objetivo é contar ao público um pouco da trajetória daquele que é considerado um dos maiores compositores cariocas e foi um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. As imagens são assinadas por fotógrafos como Walter Firmo e Evandro Teixeira, entre outros.


Veja a programação

14/08 - Velha Guarda da Mangueira e Nelson Sargento
28/08 - Marcos Sacramento
04/09 - Elza Soares
11/09 - Walter Alfaiate e Reizilan (neto do Cartola)
25/09 – Casuarina
02/10 - Dona Ivone Lara
16/10 - Tânia Malheiros
30/10 - Monarco
06/11 - Arranco de Varsóvia
13/11 - Elton Medeiros
27/11 - Nilze Carvalho
11/12 - Ney Lopes


Como conferir

Onde: No Centro Cultural Light, que fica na Avenida Marechal Floriano 168, térreo, Centro do Rio.

Telefone: (21) 2211-4515

Quando: Os shows ocorrem de 14 de agosto a 11 de dezembro, sempre às quintas-feiras, às 12h30.

Para entrar: A entrada é franca, mediante a apresentação de senhas, que poderão ser retiradas com uma hora de antecedência.

Exposição: A exposição também ficará aberta de 14 de agosto a 14 de setembro, e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.



Fonte: Portal G1

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home