PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 28, 2007

Colégio de Quintino (RJ) faz palestra sobre igualdade racial

A igualdade racial será tema de palestra no Colégio Estadual Professor Sousa da Silveira, em Quintino, na Zona Norte. A iniciativa é parte do Programa de Reflexões e Debates para a Consciência Negra. O evento acontece hoje (28/03), às 19 horas.

- Somos o segundo país com maior população negra, ficando atrás apenas da Nigéria, na África. Nosso objetivo é discutir se as campanhas e atividades promovidas contra a discriminação racial têm esclarecido, de fato, a população ou agravado ainda mais o tema. Queremos transformar a informação em conhecimento. - explicou a coordenadora pedagógica e organizadora do programa, Carla Lopes.

Durante a palestra, também serão comemorados o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21/03) e o aniversário do Mestre Abdias Nascimento (14/03).

- Não poderíamos deixar no esquecimento o dia 21 de março, em memória às vítimas do "Massacre de Sharpeville" na África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pela polícia, enquanto protestavam pacificamente contra a extinção de restrições de circulação dos negros – disse Carla, lembrando que o calendário letivo escolar tem, atualmente, duas datas de reflexão sobre o movimento negro: 21/03 e 20/11 (Dia da Consciência Negra).

Ela também cita a importância do Mestre Abdias, primeiro senador negro no Brasil que se tornou símbolo da luta no combate ao racismo e pela igualdade racial. Nos anos 40, ele criou o Teatro Experimental do Negro, que oferecia profissionalização e alfabetização.

Os palestrantes convidados são: Luciano Cerqueira, cientista político e pesquisador social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e coordenador da campanha "Onde você guarda o seu racismo?" do Projeto Diálogos Contra o Racismo; e ainda, Marcio Alexandre Gualberto - jornalista, ativista dos Movimentos do Software Livre, dos Direitos Humanos e pela Igualdade Racial e coordenador Político do Coletivo de Entidades Negras do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa de Reflexões e Debates para a Consciência Negra surgiu em 2004 depois de uma semana inteira dedicada às discussões sobre a Lei 10.639/03, que torna obrigatória a inserção da cultura afro-brasileira nos ensinos Fundamental e Médio. O evento deu tão certo que passou a fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade, em 2005, com o apoio de professores de todas as disciplinas e, principalmente, dos 520 alunos que cursam o Ensino Médio noturno.

As atividades, desde então, não pararam: exposições, palestras, debates e trabalhos em sala de aula já estão no dia-a-dia da escola. A idéia é valorizar o conhecimento dos docentes e estudantes, falar sobre a história africana e valorizar a contribuição dessa cultura no vocabulário, na culinária, na música e nas tradições do povo brasileiro.

No ano passado, foi lançado um documentário /monografia do jornalista e cientista social Pedro Pio, que acompanhou, durante oito meses, o Projeto Político Pedagógico, gravando as palestras temáticas, organizadas mensalmente, os projetos de alunos e atividades com outras instituições.

O CE Professor Sousa da Silveira fica na Rua Amália s/nº – Quintino.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home