PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

January 23, 2007

Fórum discute importância da cultura africana e afro-brasileira

Professores e alunos da rede estadual de ensino estão convidados para o fórum Memória Viva e Ação Cultural na Escola, que acontece nos próximos dias 25 e 26, das 6h às 13h e das 14h às 18h, no auditório do Arquivo Nacional. O fórum retoma a temática da exposição Abdias Nascimento 90 Anos, que levou a história e a cultura africana e afro-brasileira a Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.
A exposição detalhou a trajetória do ativista negro Abdias Nascimento, intelectual e defensor da igualdade para as populações afrodescentes no Brasil. Poeta, ator, escultor e político, Abdias foi deputado federal e senador e, entre outras ações, criou o Movimento Negro Unificado e o Teatro Experimental do Negro.
Com este novo projeto, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) e a Fundação Cultural Palmares pretendem ampliar o debate sobre a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro nas escolas.

Para o fórum foram produzidos dois catálogos, três vídeos e uma linha do tempo dos povos africanos, com 4,5 metros e episódios importantes datados desde 4500 aC até o ano 2000. Escolas, instituições de ensino e entidades comunitárias receberão materiais para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

- No Brasil, a valorização da cultura afro fica reduzida à semana do dia 20 de novembro (data da morte de Zumbi dos Palmares). Precisamos criar subsídios e difundir nas escolas informações sobre o negro no Brasil – defende a diretora do Ipeafro e coordenadora do fórum Elisa Larkin Nascimento.

O Arquivo Nacional fica na antiga Casa da Moeda, na Praça da República 173, no Centro do Rio. A entrada é gratuita. Instituições que confirmarem presença com o Ipeafro terão prioridade na aquisição do material. O instituto dispõe de cem kits para distribuição. Tel.: 2509-2176.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home