PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 15, 2008

Ex-senador John Edwards anuncia apoio a candidatura de Barack Obama

Image and video hosting by TinyPic

O ex-aspirante presidencial democrata John Edwards anunciou hoje seu apóio à candidatura do senador por Illinois, Barack Obama.

"Existe um homem que sabe como criar a mudança, que sabe que chegou o momento de criar um só Estados Unidos, não dois. E esse homem é Barack Obama", disse o ex-senador do estado da Carolina do Norte, em um ato realizado em Grand Rapids (Michigan).

No entanto, Edwards que antes de anunciar seu apoio a Obama fez uma homenagem a sua rival, a senadora Hillary Clinton, previu que Obama terá uma dura tarefa se a convenção do partido confirmar sua candidatura, no final de agosto, em Denver (Colorado).

Caso seja feita essa confirmação, Obama enfrentará o senador John McCain, o candidato republicano, nas eleições de 4 de novembro.

"Não vai ser fácil, mas estamos prontos para esta eleição. Lutaremos com nossa vida", prometeu Edwards em discurso de 20 minutos que pronunciou junto ao senador por Illinois.

Edwards manifestou que no que resta agora da campanha seu objetivo é conseguir a união sólida do partido que se viu afetada pela inflamada luta travada entre Obama e Hillary Clinton pela candidatura.

"Quando terminar o processo de nomeação, teremos que estar unidos com o profundo convencimento de que podemos mudar este país", destacou.

Segundo os analistas, o apoio do ex-senador da Carolina do Norte ajudará Obama a aumentar sua lista de apóio entre a classe trabalhadora branca, um setor demográfico que se voltou majoritariamente pela senadora Hillary Clinton.

O anúncio de Edwards, que renunciou a suas aspirações presidenciais em janeiro passado, foi feito um dia após a ex-primeira-dama obter uma vitória arrasadora nas primárias da Virgínia Ocidental, um estado de maioria branca.

O respaldo de Edwards, que foi candidato à Vice-Presidência dos EUA nas eleições de 2004, terá um importante impacto na definição da luta pela candidatura democrata, destacou o estrategista desse partido, Peter Fenn, citado pela rede de televisão "CNN".

Segundo David Saunders, que assessorou Edwards durante sua campanha, o momento do respaldo não poderia ser melhor para Obama, especialmente após sua derrota na Virgínia Ocidental onde Hillary o superou por 41 pontos percentuais.

Por sua vez, Joe Klein, especialista em assuntos políticos da revista "Time", explicou que a inclinação de Edwards para Obama deve-se ao fato de que Hillary Clinton representa muitos dos aspectos que ele criticou na campanha.

Entre eles, citou o sistema democrata de Washington que, segundo Edwards, intensificou seus contatos com o mundo empresarial na última década.

Durante sua campanha, Edwards se viu eclipsado por Obama, que pretende ser o primeiro presidente negro dos EUA, e por Hillary Clinton, que deseja ser a primeira mulher a chegar à Casa Branca.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home