PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 10, 2008

Programa de extensão Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu inaugura atividades

Niterói - RJ
Aconteceu

O Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, um programa de extensão desenvolvido pela UFF em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como parte do Plano de Salvarguarda do Jongo, Patrimônio Imaterial do Brasil, foi inaugurado no sábado, dia 12 de abril, com atividades na sede do Sesc Niterói. O programa decorre da experiência de trabalho acumulada pela universidade junto às comunidades jongueiras. Vários setores da UFF estão comprometidos com essas comunidades em atividades de pesquisa e de extensão, como o Departamento de Educação Matemática (Santo Antônio de Pádua, Noroeste Fluminense), o Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi), o Laboratório de Livre Criação e o Observatório Jovem. A coordenação do programa espera envolver outros cursos e setores da universidade no desenvolvimento das ações.

Entre as ações do Pontão, estão: articular as comunidades jongueiras da região sudeste, por meio da realização de reuniões e eventos nos territórios jongueiros; equipar as comunidades com computador e internet para facilitar a articulação em rede; contribuir para o com computador e internet para facilitar a articulação em rede; contribuir para o fortalecimento de outras formas de expressão das comunidades jongueiras, como Folia de Reis, Mineiro Pau, Boi Pintadinho, Calango, Pastorinhas, dentre outras; constituir uma Comissão Gestora do Pontão de Cultura.

Na capacitação, o Pontão deve oferecer cursos no campo da organização e do desenvolvimento comunitário, a partir das necessidades e demandas das comunidades, e quatro oficinas: organização comunitária; jovens lideranças jongueiras; registro em áudio, vídeo e fotografia; memória, história oral e educação patrimonial. Participam do início das atividades do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu comunidades localizadas em municípios do Rio de Janeiro - Angra dos Reis, Barra do Piraí, Miracema, Pinheral, Porciúncula, Quissamã, Rio de Janeiro (Serrinha), Santo Antônio de Pádua e Valença (São José da Serra) -, São Paulo - Guaratinguetá, Piquete e São José dos Campos -, Minas Gerais - Carangola e Recreio - e Espírito Santo - São Mateus.

Outras informações pelo telefone (21) 2629-2465 ou pelo e-mail pontaojongo@gmail.com
15/4/2008


Fonte:Portal da Universidade Federal Fluminense - Notícias

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home