PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 13, 2008

Dicas de livros

Image and video hosting by TinyPic

BONECAS NEGRAS, CADÊ?

Livro de Maria Zilá Teixeira de Matos
Editora: Mazza Edições

A pouca visibilidade dos negros é percebida nos livros didáticos, no currículo das escolas, nas revistas, na televisão, nas propagandas e até nos brinquedos. As bonecas negras ainda são raridade.
Este livro vem sugerir a visibilidade do negro na escola, com atividades práticas para professores do Ensino Fundamental e para todos os interessados em educar para a Paz. Esta obra atende a dois Temas Transversais sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): A Ética e a Pluraridade Cultural. Dentre outros objetivos deste livro estão: conhecer a cultura negra para valorizar e respeitar a diversidade; buscar justiça ao questionar preconceitos; praticar o diálogo para resolver problemas; preparar a criança discriminada para se posicionar dignamente, em casos de racismo, com argumentos científicos, éticos e jurídicos. Traz ainda interessantes dicas para o educador.


Image and video hosting by TinyPic

ALFABETO NEGRO

Livro de Rosa Margarida de Carvalho Rocha e Cristina Agostinho
Editora: Mazza Edições

É um instrumento concreto de valorização da diversidade étnica e cultural do país em consonâncias com os objetivos dos nossos parâmetros curriculares do MEC, no que tangem sos seus temas transversais.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home