PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 04, 2008

Disputa acirrada pelo CONEGRO

Itapececerica - Empossado na última segunda-feira (25/02) pelo prefeito Jorge Costa, do PMDB, o Conselho Municipal do Negro (CONEGRO) de Itapecerica, cidade da região metropolitana da Grande São Paulo, não conseguiu eleger o presidente na reunião convocada com este objetivo no dia seguinte à posse.Os dois candidatos – o rapper e um dos idealizadores do Conselho, Denis Rodrigues dos Santos, e o jornalista Walmir Damasceno – terminaram empatados, com nove votos cada, e a eleição foi adiada para a próxima terça-feira, dia 04 de março, na Secretaria de Cultura.Denis é coordenador do Movimento Brasil Afirmativo, em Itapecerica, presidente do H2MOR – Hip Hop Movimento Organizado de Rua -, e é apoiado por conselheiros que acompanham o seu trabalho desde a articulação da aprovação do CONEGRO junto aos vereadores da cidade, bem como sua participação na mobilização pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e transformação do 20 de novembro em feriado municipal.Ele foi um dos líderes do Movimento que, juntamente com ativistas de todo o Estado de S. Paulo, esteve em Brasília para a entrega das 100 mil assinaturas pedindo ao Congresso a votação do Estatuto e a aprovação do PL 73/99 e da PEC 02/06, que cria o Fundo de Promoção da Igualdade Racial.O jornalista Walmir Damasceno é sacerdote iniciado no candomblé de tradição angola-kongo e tem o apoio de conselheiros simpatizantes do PT e da presidente do Diretório do Partido, Maria de Lourdes Souza dos Santos, que recentemente assumiu a Coordenadoria de Cultura do Município. O PT, embora não tenha vereadores, faz parte da administração do prefeito Jorge Costa, do PMDB.

Participação Negra

O CONEGRO tem como objetivo ser um canal de expressão e manifestação da população negra de Itapecerica, bem como o desenvolvimento de estudos para formulação de planos de ação de combate à discriminação racial e a proposição de políticas públicas que atendam a demanda dessa camada da população, entre outras atribuições. É integrado por 21 conselheiros, 11 da sociedade civil e 10 indicados pela Administração.Segundo analistas da política local, o apetite do PT pelo cargo, em pleno ano eleitoral, revela a dificuldade desse partido no plano municipal, em conduzir políticas em parceria com outras forças. Também deixa em situação delicada a presidente do Diretório local do Partido, recém chegada à Administração.


Fonte: Afropress

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home