PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

February 20, 2008

Lula defende ex-ministra da Igualdade Racial durante posse

Presidente disse que Matilde Ribeiro cometeu só falhas administrativas.Ela foi substituída pelo deputado federal Edson dos Santos

Assista ao vídeo da reportagem (clique no link abaixo)

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM792527-7823-NOVO+MINISTRO+DA+IGUALDADE+RACIAL+TOMA+POSSE,00.html

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória nesta quarta-feira (20) que faz da pasta de Igualdade Racial um ministério. O argumento é evitar que o deputado Edson dos Santos (PT-RJ) tenha de renunciar ao mandato para assumir o cargo da secretaria deixada por Matilde Ribeiro.“Mandei uma medida provisória transformando a secretaria em ministério”, afirmou o presidente em discurso na cerimônia de posse de Santos. A Secretaria de Igualdade Racial, ocupada por Matilde, era ligada à Presidência da República. Com a medida provisória, torna-se um órgão independente.

(Na tarde desta quarta-feira, 20, a Secretaria de Comuicação da Presidência da República explicou que houve um equívoco na interpretação da Medida Provisória feita durante a posse. A MP não transformou a secretaria em ministério, e sim deu "status" de ministro de Estado a Edson dos Santos, que assumiu a pasta. Ela permanece ligada à Presidência da República.)

Matilde Ribeiro decidiu sair do governo depois de ter as contas do cartão corporativo reveladas. Ela gastou, por exemplo, R$ 461,16 em um free shop. No total, ela gastou em 2007, R$ 171,5 mil. Ao deixar o cargo, Matilde disse que foi equivocadamente assessorada no uso dos cartões e admitiu erro administrativo.

Lula afirmou que a Matilde sai do governo “sem ter cometido nenhum crime, nenhum delito”. “Teve apenas falhas administrativas. E numa conversa franca, eu disse para ela que não compensava ficar num cargo para ser massacrada e triturada como foi durante 10 dias consecutivos”, disse.

Desafio

O presidente disse que o maior desafio de Edson dos Santos frente à nova pasta será criar consenso dentro do Congresso Nacional para votar o estatuto da Igualdade Racial, o que sua antecessora não teve sucesso. Lula, no entanto, minimizou. “Nenhum de nós ao deixar o cargo vamos ter feito tudo o que nos propusemos a fazer. Nós nunca sonhamos tudo o que deveríamos sonhar e nem na nossa vida pessoal ou política conseguiremos resolver ou concretizar tudo aquilo que a gente pensou que poderia fazer”, disse. O presidente aproveitou para fazer uma crítica social à segregação que ainda sofre a população negra do país. “Nesse país, muitas pessoas lutaram durante décadas para que o estado desse o status merecido a quase metade da população brasileira que nas estatísticas aparece na questão social com o índice mais negativo”, afirmou. “Se tiver disputa entre um branco e um negro, nos indicadores, o negro sempre estará tratado de uma forma mais rebaixada”, acrescentou.



Fonte: Portal G1

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home