PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

February 26, 2009

RJ: Oficinas do projeto 5 Vezes Favela

A produtora Luz Mágica vai oferecer cursos de direção, preparação de elenco, produção, direção de arte, fotografia e elétrica (maquinaria, som, edição e finalização) para jovens moradores de espaços populares para atuarem na equipe técnica do longa metragem "5X Favela - Agora por eles mesmo".

O curso é gratuito e para maiores de 18 anos. Após a inscrição haverá uma entrevista e os alunos selecionados deverão ter disponibilidade para trabalhar na produção do filme, durante os meses de junho e julho de 2009.


45 anos depois


Em 1961 o documentário "Cinco Vezes Favela", reuniu cinco curtas-metragens, produzido pela UNE: "Um favelado", "Zé da cachorra", "Escola de Samba Alegria de Viver", "Couro de gato" e "Pedreira de São Diogo". Histórias que se cruzaram a partir da visão de cinco jovens de classe média recém saídos de diferentes universidades cariocas. Eles estavam unidos pela mesma indignação face às condições humanas de vida nas periferias do Rio e ainda pelo desejo de construir um cinema brasileiro moderno.

Dessa vez, no projeto conduzido pelo cineasta Cacá Diegues, moradores de espaços populares contam as histórias a partir de experiências vividas e assistidas. São filmes de ficção, com aproximadamente 20 minutos cada. "Acende a luz" de Luciana Bezerra, "Arroz com Feijão" de Zezé da Silva, Rodrigo Felha e Cacau Amaral, "Concerto para violino" de Rodrigo Cardozo e Luciano Vidigal, "Fonte de renda" de Vilson Almeida de Oliveira, Manaíra Carneiro e Wavá Novais e "Deixa voar" de Cadu Barcellos.

Durante três meses cerca de 150 jovens participaram de oficinas de roteiro de onde foram escolhidos os argumentos para os episódios do longa. Um dos participantes da oficina de roteiro foi Cadu Barcelos com o argumento "Deixa Voar". Ele diz que tinha insegurança e dificuldade em passar suas idéias para o papel, porém seu argumento caiu do céu literalmente, pois o fato que deu início ao seu roteiro aconteceu muito próximo a ele. "O argumento é meu, mas o roteiro, pelo menos sua primeira fase, é do grupo de alunos da Escola Popular de Comunicação Critica, na qual fui aluno do curso de audiovisual em 2006", comenta.

Cadu também explica que a maior preocupação da produtora é quanto a demanda de pessoas que irão participar das oficinas e a qualidade técnica delas. "Temos que ter técnica, pois se o cara da zona sul treme quando está filmando uma cena é considerado estética, mas se o morador de favela treme dizem que o cara não sabe trabalhar". Mas o Cacá Diegues está confiante no trabalho e nas pessoas que irão atuar", completa.

As inscrições para as oficinas que darão origem às equipes que trabalharão na produção dos curtas vão acontecer em cinco instituições, parceiras do projeto, entre os dias 9 e 13 de março. As aulas, que devem começar em abril, serão gratuitas e acontecerão na Escola Darcy Ribeiro.

Oficinas do projeto 5 Vezes Favela - Agora por eles mesmos

Inscrições:

09/03 - Observatório Favelas / Maré

10/03 - CUFA / Cidade de Deus

11/03 - AfroReggae / Parada de Lucas

12/03 - Nós do Morro / Vidigal

13/03 - Cinemaneiro / Lapa

As inscrições poderão ser feitas também durante essa mesma semana (09 a 13 de março) na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, das 11 às 19 horas e no sábado das 10 às 16 horas.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home