PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 26, 2009

Evento em Brasília (DF)

O Ile Ase Ode Onisegum convida você e sua família a participar:


Festa de Cosme e Damião


Local: Prainha (praça dos Orixás, Ponte Costa e Silva)


Data: 27/09/2009


Horário: Das 14:00 às 19:00hs


Contato: (61) 9681 1128

Gianecchini em ritmo Afro

A música afro contagiou Reynaldo Gianecchini e ele soltou a voz em Salvador, na quinta-feira 17. O ator subiu ao palco do ensaio do Afrodisíaco, comandado pelo cantor Jau, e arriscou um samba, acompanhado do também ator Luís Miranda.

Image and video hosting by TinyPic




Fonte:Revista Isto é Gente

September 21, 2009

DF: Eventos

Image and video hosting by TinyPic

SP: Retratos brasileiros

A coleção Retratos do Brasil Negro apresenta biografias de personalidades fundamentais da cultura, da política e da militância negra, como Sueli Carneiro, Nei Lopes e Abdias Nascimento. Para o lançamento da série, os autores das biografias de Nei e Sueli estarão presentes para uma sessão de autógrafos, além da própria Sueli.

Livraria Cultura Conjunto Nacional, Sáo Paulo

Dia 6 de outubro, às 18h30

September 02, 2009

RJ: Centro Cultural Pequena África comemora cultura negra

Nosso leitor Diógenes Oliveira, do Rio de Janeiro, nos enviou a sugestão deste evento no Rio.


O Centro Cultural Pequena África convida a todos para na próxima sexta-feira, dia 11 de setembro, participarem de mais um evento em comemoração à cultura negra, para lembrar do período que antecedeu a Abolição dos Escravos até as primeiras décadas do século XX, na Zona Portuária do Rio Janeiro e seus arredores. Para isso, haverá muitas comidas e músicas típicas, exibição de vídeos e uma grande roda de samba para encerrar o evento. A festa está marcada para começar à 19h.

O Centro Cultural Pequena África está sendo instalado no Largo São Francisco da Prainha, número 4, a poucos metros da Praça Mauá. Seu objetivo principal é resgatar e preservar os valores culturais da antiga Pequena África, região que hoje abriga os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro, primeira morada dos africanos e seus descendentes que chegaram ao Rio de Janeiro. Local onde se encontram hoje as comunidades remanescentes de quilombos da Pedra do Sal e Santo Cristo.

Image and video hosting by TinyPic

Nesta sua fase embrionária, o Centro Cultural Pequena África vem realizando encontros periódicos, exaltando algumas lideranças (citadas abaixo), através de rodas de samba, filmes de curta-metragem, depoimentos de pessoas que circulavam e se beneficiaram das ações dos celebrados, num processo de resgate para a valorização da história e da cultura do Rio de Janeiro e do Brasil.

Nossas influências

Cândido Manoel Rodrigues - fundador da Sociedade dos Moços Pretos (séc. XIX)

Dom Obá II D´África - babalorixá, jornalista, voluntário da Pátria (séc. XIX)

Eloi Antero Dias - sindicalista do Sindicato dos Arrumadores (séc. XX)

Ézio Cruz - sindicalista do Sindicato dos Estivadores (séc. XX)

João da Bahiana - batuqueiro

Programação - Dia 11 - Hora: 19h

- Grupo Toca, Canta e Dança, sob o comando de Naval, com participação especial dos maestros Darcy da Cruz e Carlos Negreiros

- Participação dos compositores Flávio Moreira, Rubens Confete e convidados

- Participação especial do saxofonista Humberto Araújo

- Cozinha "Quitutes da Senzala", de Maria Célia

Couvert: R$ 10,00

Endereço

Largo de São Francisco da Prainha, 04, Sobrado, Centro. (esquina com a Rua Sacadura Cabral). Rio de Janeiro - RJ.

Informações: centroculturalpequenaafrica@uol.com.br

Vereadora protagoniza cena de racismo em São João del Rei

A vereadora Silvia Fernanda (PMDB), de São João del Rei/ MG, protagonizou, na última sexta-feira, dia 20, uma cena lamentável de racismo, que foi testemunhada por várias pessoas. A vítima é seu colega vereador Gilberto Luiz dos Santos, conhecido como Gilberto Lixeiro (PT).
Segundo relato do vereador e de pessoas que presenciaram a cena, a vereadora se irritou quando o colega tentou brincar com um cão que ela trazia no colo. O cachorro se assustou e, por este motivo, ela chamou o colega de "Macaco" e, continuando, se dirigiu às testemunhas dizendo "é por isso que eu nao gosto de preto", declaração que foi seguida de uma série de palavrões.

O vereador chamou a Polícia Militar e registrou Boletim de Ocorrência, no mesmo local onde ocorreu a agressão, na sede do Departamento de Água e Esgoto de São João del-Rei (DAMAE).

A emissora local, TV Campos de Minas, deu a notícia na edição deste sábado, 22, na edição das 19h do Jornal Regional.

Esta não é a primeira vez que Sílvia se utiliza do expediente racista para desqualificar desafetos. Mas desta vez, a fúria foi em público e, contra um homem por quem a população de São João del Rei nutre grande admiração e afeto, por se tratar de um legítimo representante dos negros e dos pobres na legislativo local.

Ambos cumprem primeiro mandato. Gilberto Lixeiro foi eleito com 1.169 votos e Sílvia Fernanda com 770 votos. A eleição de um vereador lixeiro emocionou a cidade e a notícia da agressão indignou a população.

Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência

No dia 8 de setembro, na Biblioteca Nacional da Colômbia, a capital da Colômbia, Bogotá recebe a Exposição "Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência". Cumprindo uma fase da Etapa Américas, a exposição fica em Bogotá até 9 de outubro. A mostra é composta de uma exposição que traz 33 fotografias preto-e-branco, 7 fotografias panorâmicas, 2 mapas, textos e legendas.

A documentação fotográfica inédita, foi realizada pelo fotógrafo documentarista André Cypriano. As fotos tratadas digitalmente são resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil: Cafundó (São Paulo), Itamatatiua (Maranhão), Oriximiná (Pará), Kalunga (Goiás), Mocambo (Sergipe), Rio de Contas - Barra do Brumado (Bahia), Conceição dos Caetanos (Ceará), Tapuio (Piauí), Curiaú (Amapá), Mumbuca (Tocantins), Paraty (Rio de Janeiro).

A curadoria é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da empresa realizadora do projeto, Aori Comunicação e Produções Culturais. O material faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, patrocinado pela Petrobras, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A mostra já circulou por Assunção (Paraguai), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), La Paz. (Bolívia) e Lima (Peru). Entre 2009 e 2010 será realizada a exposição em Caracas(Venezuela) e em Quito (Equador), com o patrocínio do Ministério de Relações Exteriores, e apoio da Secretária Especial de Políticas para a Igualdade Racial (Seppir) e Fundação Cultural Palmares.

Além de divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras no exterior, a mostra da Etapa Américas tem como meta incentivar o diálogo entre as comunidades afro-descendentes de cada país por onde passa, dando visibilidade e enfatizando ao público suas demandas por reconhecimento e respeito social. Em todos os países, o projeto conta com o apoio local das Embaixadas do Brasil.

Para mais informações:

(11) 8149-9859

(11) 3825-3731

(571) 282-2883 (Biblioteca Nacional de Colômbia)

http://www.bibliotecanacional.gov.co

Herança de Michael Jackson será usada para pagar enterro, diz TMZ

Segundo site, decisão foi tomada nesta quarta-feira (2).
Sepultamento do astro está marcado para esta quinta.

Image and video hosting by TinyPic

Um juiz garantiu à mãe do cantor o direito de que o enterro de Michael Jackson seja pago com o dinheiro da herança deixada pelo astro, informou o site especializado em celebridades TMZ nesta quarta-feira (2).

A solicitação à Justiça foi feita por Katherine Jackson um dia antes. Em seu testamento, o Rei do Pop estipulou que sua herança e seus negócios fossem administrados pelo advogado John Branca e o executivo de gravadora John McClain.

A cerimônia, de caráter privado, está prevista para acontecer nesta quinta-feira (3) no cemitério Forest Lawn Glendale, próximo a Los Angeles.

Memória: 40 anos de morte de Ho Chi Minh (em vídeo)



Há 40 anos morria Ho Chi Minh. O líder da vitória na Guerra do Vietnã foi personagem fundamental dos anos 60. O velho comunista se tornou um aliado improvável de hippies, negros e feministas.




Fonte: Globo News