PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 31, 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA FORMA TURMA DE PROFESSORES INDÍGENAS

Image and video hosting by TinyPic
38 índios se formam professores


A Universidade Federal de Roraima formou a primeira turma de professores indígenas do país. No total, 38 índios de sete etnias concluíram o curso de Licenciatura Intercultural e vão trabalhar nas aldeias.

“Nós esperamos que os professores formados na Licenciatura Intercultural resgatem e contribuam para manter vivos os valores desses diferentes povos que eles representam”, afirmou a pró-reitora de graduação da UFRR, Ednalva Dantas.

A festa de formatura aconteceu dentro de uma aldeia, mas tudo de acordo com as tradições, com cantos e danças tradicionais de cada tribo. Os formandos vestiram trajes típicos e se prepararam para o rito de passagem.
Na cerimônia, o ancião da aldeia recebeu os índios que retornavam para a comunidade e deu permissão a eles para disseminarem o conhecimento adquirido na faculdade.

“A universidade nos devolve para a nossa comunidade. Devolve com conhecimentos e compromisso, da mesma forma que fomos, mas com conhecimentos ampliados”, disse a formanda Pierlangela Cunha.




Fonte: Sônia Nascimento/ Mapa da Mídia

FREI DAVI ABRE CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL EM CORUMBÁ DIA 2 DE ABRIL

Image and video hosting by TinyPic
Frei David dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e afrodescendentes


A atividade acontece no dia 02 de abril, às 19 horas, no anfiteatro Salomão Baruki. O tema será “O avanço das lutas por ações afirmativas no Brasil”. No dia 03, às 8 horas, acontecem painéis e trabalhos em grupo na Câmara Municipal de Ladário. À tarde será aprovado o documento final da Conferência Regional e a escolha dos delegados para o Conferência Estadual, que acontece em Campo Grande nos dias 29 e 30 de abril.
A II Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial de Corumbá e Ladário é realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria de Promoção da Cidadania por meio da Subsecretaria de Ações da Cidadania, e pela Prefeitura de Ladário. A atividade é organizada pela Gerência de Promoção da Igualdade Social de Corumbá.



Fonte: Sonia Nascimento/Mapa da Mídia

Brasília (DF): CCBB exibe 16 filmes na mostra Clássicos Africanos Restaurados

"Na África, um velho que morre é uma biblioteca que se queima". Essa é a frase que abre o filme senegalês Fad, Jal. Nele, os aldeões testemunham a história do povoado em que as tradições são mantidas oralmente por meio dos anciãos. Esta e outras histórias podem ser assistidas na mostra Clássicos Africanos Restaurados, que começa nesta terça-feira (31/03) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) da capital federal.

A exposição cinematográfica exibirá 16 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, de grandes cineastas africanos. Clássicos Africanos Restaurados é uma parceria com a Embaixada da França e sua Cinemateca. As películas foram restauradas pela Cinémathèqueafrique, entidade que incentiva a produção e a difusão cinematográfica na África e que faz parte do CulturesFrance, órgão de promoção e cooperação cultural francês.



Programação:

Dia 31 de março (Terça-feira)
18h30 - Fad, Jal (113min)
20h30 - Bako, a Outra Margem (109min)

Dia 1º de abril (Quarta-feira)
18h30 - E não havia mais neve... (22min)
- Jom ou a História de um povo (76min)
20h30 - Finzan (105 min)

Dia 2 de abril (Quinta-feira)
18h30 - Finzan (105min)
20h30 - Cartas camponesas (98min)

Dia 3 de abril (Sexta-feira)
18h30 - Bako, a outra margem (109min)
20h30 - Safrana, ou o Direito à palavra (121min)

Dia 4 de abril (Sábado)
16h30 - E não havia mais neve... (22min)
- Jom ou a História de um povo (76min)
18h30 - Taafe Fanga, Poder de saia (103min)
20h30 - Fary L´Anesse (21min)
- O regresso de um aventureiro (34min)
- Os cowboys são negros (15min)

Dia 5 de abril (Domingo)
16h30 - Os combatentes africanos da Grande Guerra (82min)
18h30 - Cartas camponesas (98min)
20h30 - África sobre o Sena (21min)
- Paris é bonita (23min)
- Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Près (14min)

Dia 7 de abril (Terça-feira)
18h30 - Tabataba (79min)
20h30 - África sobre o Sena (21min)
- Paris é bonita (23min)
- Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Près (14min)

Dia 8 de abril (Quarta-feira)
18h30 - Os combatentes africanos da Grande Guerra (82min)
20h30 - Safrana, ou o Direito à palavra (121min)

Dia 9 de abril (Quinta)
18h30 - Taafe Fanga, Poder de saia (103min)
20h30 - Fary L´Anesse (21min)
- O regresso de um aventureiro (34min)
- Os cowboys são negros (15min)

Dia 10 de abril (Sexta-feira)
*Feriado de sexta-feira da paixão

Dia 11 de abril (Sábado)
16h30 - Bako, a outra margem (109min)
18h30 - Fad, Jal (113min)
20h30 - Os combatentes africanos da Grande Guerra (82min)

Dia 12 de abril (Domingo)
16h30 - Finzan (105min)
18h30 - E não havia mais neve... (22min)
- Jom ou a História de um povo (76min)
20h30 - Tabataba (79min)

Sinopses

África sobre o Sena (Afrique Sur Seine,Senegal, 1957)
De Mamadou Sarr e Paulin Vieyra, DVD, p&b, 21min. A África está na África sobre as margens do Sena ou no Quartier Latin? Interrogações "meio-amargas" de uma geração de artistas e estudantes a procura de sua civilização, sua cultura e seu futuro.

Bako, a Outra Margem (Bako, L'autre Rive, Mali/França, 1978)
De Jacques Champreux, DVD, cor, 109min. A lenta imersão na miséria, o desprezo e, por vezes, a morte por que passam milhares de homens deslumbrados pela miragem de "Bako", palavra bambara que significa "a outra margem", utilizada pelos imigrantes nordestinos do Mali para designar a França.

Cartas Camponesas (Senegal, 1975)
De Safi Faye, DVD, p&b, 98min. Serigne Ibra, um camponês abastado e mau caráter, decide se casar. Sua futura esposa deve possuir beleza perfeita e não ter nenhuma cicatriz. Mas, segundo Ibra, as mulheres de sua aldeia não correspondem aos seus critérios de escolha. Um dia, uma jovem belíssima de passado misterioso aparece...

E Não Havia Mais Neve... (Et la Neige n'etait plus..., França/Senegal, 1965)
De Ababacar Samb Makharam. P&B. 22 min. Um jovem bolseiro senegalês regressa da França. O que ele aprendeu? O que ele esqueceu? Que caminho ele irá escolher para o contato com as novas realidades africanas? Os problemas que se colocam na juventude africana expostos com franqueza, coragem e humor.

Fad, Jal (Senegal, 1979)
De Safi Faye. Cor. 113min. Fad,Jal é a crônica de um povoado sérère da região do cultivo do amendoim no Senegal. Os aldeões testemunham, através da fala dos anciãos, a história do povoado transmitida pela tradição oral, e sobre as dificuldades que eles têm para explorar sua terra e para se alimentar de sua produção.

Fary L´Anesse (Senegal, 1989)
De Mansour Sora Wade. Cor. 21min. Ngor e Coumba moram num vilarejo árido no Senegal. Há dois anos Ngor deseja esposar Coumba, mas, uma vez mais, a colheita anual foi ruim: as chuvas irregulares não foram favoráveis para que a colheita do amendoim, única cultura herdada da colonização, proporcionasse ganho suficiente para o casamento.

Finzan (Mali, 1989)
De Mali Cheick Oumar Sissoko. Cor. 105 min. Este filme confronta as tradições patriarcais do Mali, incluindo a controversa questão da circuncisão feminina. A viúva recente Nanyuma se sente livre do tratamento cruel de seu falecido marido. Ela sai da aldeia com sua sobrinha Fili, mas é eventualmente forçado a regressar. Nanyuma percebe que sua única chance de reclamar a sua própria liberdade será abandonando a comunidade.

Jom ou a História de um Povo (Jom ou l'Histoire d'un Peuple. Senegal, 1981)
De Ababacar Samb Makharam. Cor. 76min. O Jom é a origem de todas as virtudes, a dignidade, a coragem, uma certa beleza do gesto, a fidelidade do compromisso, o respeito pelo outro e por si mesmo. Klaly, o feiticeiro africano, encarnação da memória africana, atravessa as épocas para ser uma testemunha da resistência à opressão: a que opõe o colonizador ao povo escravizado, o senhor ao criado, o patrão aos operários.

Os combatentes africanos da Grande Guerra (Les combattants africains de la Grande Guerre, África/França, 1983)
De Laurent Dussaux, dvd, p&b, 82min. Constituído de documentários rodados no Senegal e em Burkina Fasso e de documentos de arquivos, este filme propõe um novo olhar da história, por meio de testemunhos de ex-combatentes sobreviventes e registros históricos e raros, como o embarque das tropas em Dakar, a travessia até a França e a vida nas trincheiras.

Os Cowboys São Negros (Les Cow-Boys Sont Noirs, França, 1966)
De Serge-Henri Moati, DVD, p&b, 15min. Moustapha Alassane, cineasta nigeriano, realizou "O Regresso de um Aventureiro", primeiro western africano. Este filme conta a historia da gravação deste filme de ação e de amor e mostra-nos como é tênue a fronteira entre a realidade e a ficção, o cinema e a vida.

Os Príncipes Negros de Saint-Germain-de-Près (Les Princes Noirs de Saint Germain de Près, Senegal, 1975)
De Ben Diogaye Beye. Cor. 14min. Nas esplanadas de Saint-Germain-de-Près, as jovens brancas que procuram exotismo são as preferidas de efebos elegantes e pretensiosos. A imaginação deles nunca é pouca para entreter e convencer as suas crédulas conquistas. Momentaneamente sem dinheiro, eles não serão ao menos "príncipes" vindos de lendários reinados?

O Regresso de um Aventureiro (Le Retour d´un Aventurier, Nigéria, 1966)
De Moustapha Alassane. Cor. 34 min. De regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia equipamentos de cowboys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la numa cidade do velho oeste americano.

Paris é Bonita (Paris c'est joli, Nigeria, 1974)
De Inoussa Ousseini. Cor. 23min. Um jovem africano chega à França clandestinamente. Em 24 horas ele será enganado e destituído de seus poucos bens. Mesmo assim, após uma noite na capital francesa e apesar de toda sua família ter ficado na África, ele envia uma carta em que escreve "Paris é bonita".

Safrana, ou o Direito à Palavra (Safrana, ou le Droi à la Parole, França, 1978)
De Sidney Sokhona. P&B. 121min. Quatro trabalhadores imigrantes africanos decidem abandonar Paris para frequentar estágios de agricultura numa região rural francesa e depois tentar uma reinserção no seu país de origem.

Taafe Fanga, Poder de Saia (Taafe Fanga, Pouvoir de Pagne, Mali, 1997)
De Adama Drabo. Cor. 103min. O ilustre feiticeiro africano Sidiki Diabaté nos convida para a falésia de Bandiagara, ao passado do povo Dogon . L'Albarga, a máscara dos espíritos da falésia, símbolo de poder, cai nas mãos de Yayème, uma adolescente, e provoca uma desordem em Yanda. As mulheres trocam a saia pelas calças dos homens. Maldição? Castigo Divino? O poder das mulheres se instala. A nova ordem resistirá a todas as contradições?

Tabataba (Madagascar, 1987)
De Raymond Rajaonarivelo. P&B. 79min. Em 1947, os habitantes da aldeia de Tanala na costa leste de Madagáscar, participam da grande revolta contra a colonização francesa. A história da insurreição e da sua repressão é vivida através dos olhos de Solo, jovem rapaz para quem a vida quotidiana e a infância nunca serão abaladas.


Local: Centro Cultural Banco do Brasil - SCES, Tr. 2, Lt. 22 - Asa Sul - 3310-7087
Preço inteira: Entrada franca
De: 31/03/2009
Até: 12/04/2009

Fofoca: Filho adotivo de Madonna, David Banda não reconheceu pai biológico

Por Meire Gomes

Yohane Banda e o pequeno encontraram-se durante visita da popstar ao Malauí

Image and video hosting by TinyPic
O pequeno David Banda de 3 anos, filho adotivo de Madonna, não reconheceu seu pai biológico durante uma visita da família ao Malauí. É o que conta o site do jornal "Daily Mail" nesta terça-feira, 31.
"Ele perguntou quem eu era", contou Yoane Banda, pai do menino, após o encontro de duas horas que teve com David. "Quando disse que era seu pai, ele ficou surpreso", afirma o africano. Os dois precisaram de um intérprete para conversar, já que David, que foi adotado por Madonna e o ex-marido, Guy Richie, em 2006, só conversa em inglês.
Yohane, que é camponês, ficou espantado com o crescimento do filho. "É impressionante, não posso acreditar que ele é aquele bebê que nos deixou há dois anos", disse. "Ele é muito educado. Pediu para sentar no meu colo e começou a brincar com meu nariz", conta Yohane.

Assista um vídeo de Madonna com o pequeno David Banda em visita ao Malauí. Reparem na roupa de David:






Fonte: Agência AP

March 30, 2009

Terra, território e territorialidade

Livro do professor Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, Quilombos, geografia africana, cartografia étnica e territórios tradicionais, será lançado hoje, segunda, dia 30 de março, na Livraria Cultura, às 19h, em Brasília

Image and video hosting by TinyPic

A Fundação Cultural Palmares convida a todos para o lançamento dessa importante obra de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, professor do departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Quilombos, Geografia africana, Cartografia étnica e Territórios tradicionais é resultado de uma extensa pesquisa a que o autor se dedicou em seu pós-doutoramento no Musée Royale de l'Africa Centrale, Tervuren - Bélgica, e teve como principal referência a pesquisa historiográfica realizada em várias instituições no Brasil, na África e na Europa. O livro traz ainda registros fotográficos e uma extraordinária documentação cartográfica temática.

Segundo o autor, "a terra, o território e a territorialidade assumem grande importância dentro da temática da pluralidade cultural brasileira no seu processo de ensino, planejamento e gestão".

Para ele, tratar da diversidade cultural do Brasil num contexto geográfico, cartográfico e fotográfico, visando reconhecer, valorizar e superar a discriminação aqui existente é ter uma atuação sobre um dos mecanismos estruturais da exclusão social. "São várias as questões estruturais relacionadas à cultura africana, à população afro-brasileira e aos territórios tradicionais no país que continuam merecendo investigação, conhecimento e intervenção. Dois pontos configuram-se como emergenciais. O primeiro deles está relacionado à desmistificação do continente africano, sobretudo nos seus aspectos geográficos e em suas relações com a formação do território brasileiro. O segundo, se refere a exclusão secular das matrizes africanas do sistema oficial brasileiro, particularmente, dos quilombos."

O livro esta estruturado em três partes básicas. Na primeira, são feitas referências a alguns elementos fundamentais da historiografia da África, principalmente aspectos dos grandes tipos de ambientes; a espacialidade dos principais impérios e aspectos territoriais da diáspora africana. É feita uma representação preliminar da etnográfia africana no Brasil, dos registros dos quilombos antigos e dos ciclos econômicos coloniais.

A distribuição geográfica dos quilombos contemporâneos, assim como, as suas questões fundamentais, estão apontadas na segunda parte da obra. A última parte do livro está destinado ao mapeamento dos registros municipais das comunidades quilombolas por unidade política, organizadas em folhas articuladas que cobre todo o país, com o nome da comunidade e o município do Estado correspondente, assim como, as referências sobre os territórios reconhecidos institucionalmente e os já titulados.

Com este trabalho, o autor pretende contribuir para a ampliação da visibilidade junto a sociedade civil; nas ações conseqüentes do setor decisório e na inserção do continente africano na educação brasileira.

Contato: (61) 3307-2393
E-mail: quilombo@unb.br




Fonte: Fundação Palmares

Madonna se recusa a comentar adoção no Maláui

Embora confirmado pelas autoridades, o plano de Madonna adotar uma segunda criança no Maláui não foi comentado pela cantora, que viajou ao país africano neste fim de semana.

Neste domingo, a popstar foi visitar um vilarejo pobre, Chinkhota, e embora assediada por dezenas de jornalistas, não disse nenhuma palavra sobre a intenção de aumentar a família.

Acompanhada da filha Lourdes, 12, disse apenas que estava achando "fantástico" visitar novamente o país onde fundou uma organização de caridade em 2006 e adotou seu filho mais novo, David Banda, 3.

Image and video hosting by TinyPic
Madonna com a filha Lourdes no Maláui, onde quer abrir escola

Em seguida, deixou a vila em um comboio de três jipes, em meio a centenas de pessoas gritando e crianças correndo atrás dos veículos. Nesta segunda-feira (30), Madonna deve comparecer a um tribunal na capital do país, Lilongwe, para assinar papéis relativos à adoção.

Na semana passada, dois funcionários do governo do Maláui informaram que Madonna pretende adotar uma garota de quatro anos chamada Mercy James. A mãe da menina morreu logo que ela nasceu e, embora seu pai ainda esteja vivo, não há informações sobre seu estado.

Críticas

Madonna tem enfrentado críticas por causa da primeira adoção, de David. Grupos de defesa das crianças acusam a cantora de usar sua influência e fortuna para burlar normas de adoção no Maláui, que recomendavam um período de avaliação prévia de 18 a 24 meses.

Image and video hosting by TinyPic
Madonna e o filho David Banda, cujo processo de adoção durou mais de 2 anos

Neste sábado (28), a organização britânica "Save the Children" (salve as crianças) afirmou que ela pode mandar uma mensagem errada sobre adoção caso leve adiante o plano.

O porta-voz da organização Dominic Nutt argumentou que "adoções internacionais podem, na verdade, exacerbar os problemas que elas esperam solucionar". Isso porque, segundo ele, "a existência de orfanatos acaba encorajando os pais a abandonar as crianças na esperança de que elas terão uma vida melhor", disse.

Nutt fez a ressalva de que não pensa que Madonna esteja fazendo algo errado, mas disse que adoções internacionais sempre podem falhar, por causa da burocracia. Ele diz que, exceto em circunstâncias excepcionais, as crianças orfãs devem ser cuidadas por seus parentes ou dentro de suas comunidades.

Pobreza

No Maláui, país devastado pela pobreza no sul do continente africano, estima-se que metade das cerca de 1 milhão de crianças perderam um ou ambos os pais por causa da Aids. Atualmente, 14% dos adultos estão infectados pelo vírus HIV, que causa a doença.

Da população de 13 milhões de pessoas, 65% estão abaixo da linha de pobreza e a maioria dos que vivem nessa condição são mulheres.

No país, Madonna planeja construir uma escola apenas para meninas para melhorar suas oportunidades no futuro.



Fonte: Associated Press

March 29, 2009

Eventos no RJ

Nossa leitora Lais Madeira nos indica:


XXXI ERESS
UNIGRANRIO-RJ



18,19 e 20 de Abril de 2009
Unigranrio - Duque de Caxias



A CRISE ECONOMICA E OS NOVOS PROCESSOS DE REORGANIZAÇAO DAS LUTAS SOCIAIS: REFORMA OU REVOLUÇAO

''Aquele que estudou, deve acender o fósforo que vem acender a chama que é o povo''. Samora Machel

CONJUNTURA

TEMA: A ATUAL CRISE ECONÔMICA E OS REBATIMENTOS NA CLASSE
TRABALHADORA

EIXO 1: OS REFLEXOS DA CRISE NO MUNDO DO TRABALHO E AS PROPOSTAS DE ENFRENTAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES DE ESQUERDA.

Palestrante: Valério Arcary

EIXO 2: TERCEIRO SETOR: ALTERNATIVA OU ARMADILHA PARA SUPERAR A CRISE?

Palestrante: Carlos Montaño


UNIVERSIDADE


TEMA: CRISE DO ENSINO SUPERIOR: MERCANTILIZAÇÃO E SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO.

EIXO 1: A EXPANSÃO PRECARIZADA DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS E O DESMONTE DA PÚBLICA

Palestrante : Larissa Dahmer

EIXO 2: EDUCAÇÃO POPULAR
Palestrante : Roberto Leher


FORMAÇÃO PROFISSIONAL


TEMA: SUSTENTAÇÃO DO PROJETO ETICO POLITICO NO SISTEMA CAPITALISTA EM TEMPOS DE CRISE.

EIXO 1: A ASSISTENCIALIZAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL E SEUS REBATIMENTOS NA SAUDE
Palestrante:Mavi Pacheco

EIXO 2: O SERVIÇO SOCIAL E O RETORNO AO CONSERVADORISMO
Palestrante: Ana Maria Vasconcelos


MOVIMENTO ESTUDANTIL

TEMA: IDENTIFICAÇÃO, LEGITIMAÇÃO E EMPODERAMENTO: A IMPORTANCIA DO RECONHECIMENTO DO ME ENQUANTO M.SOCIAL, SUA APROXIMAÇÃO COM A CLASSE TRABALHADORA E OUTROS MOVIMENTOS DE LUTA

UNE
FOE

CONLUTE

EIXO 1: A IMPORTANCIA DA ENTIDADE COMO INSTRUMENTO DE LUTA NUMA PERSPECTIVA DE RECONHECIMENTO DE CLASSE

EIXO 2: A REORGANIZAÇÃO DO ME NO DESAFIO DA UNIDADE DE LUTA


MESA DE CULTURA


TEMA: A DIVERSIDADE CULTURAL: DIREITOS HUMANOS AVANÇOS E RETROCESSOS

EIXO 1: POLITICAS AFIRMATIVAS: FOCALIZAÇÃO OU AFIRMAÇÃO DE DIREITOS
Palestrante : Roselly

EIXO 2: A HERANÇA CULTURAL CONSTRUÍDA PELO CAPITALISMO: OPRESSÕES, PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES. DESAFIO DE LUTA PARA O SERVIÇO SOCIAL

Palestrante:Movimento 13 de Maio
dia:19/04
Horário:09 hs ás 11 hs

EIXO 3: O RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRO COMO FORMA DE SOBERANIA POPULAR NACIONAL

Bento XVI destaca 'sentimento sacro' durante viagem à África

Image and video hosting by TinyPic
Por Meire Gomes

De volta ao Vaticano, o Papa falou sobre sua viagem ao continente.
Ele ressaltou a 'profunda emoção' que sentiu em Camarões e Angola




O papa Bento XVI falou neste domingo (29) sobre sua recente visita à África, e destacou o "forte sentimento sacro que se respirava nas celebrações litúrgicas", que definiu como "uma característica comum em todos os povos africanos".

O pontífice fez a declaração pouco antes de rezar o Ângelus junto com milhares de fiéis católicos, entre eles grupos africanos, que se reuniram na Praça de São Pedro, do Vaticano.

Além disso, ressaltou a "profunda emoção" que sentiu com as comunidades católicas e com a população de Camarões e Angola.

Bento XVI disse que "não é tempo de palavras e discursos", mas "chegou a hora decisiva pela qual o filho de Deus veio ao mundo, e apesar de sua alma estar perturbada, Ele se presta a cumprir até o final a vontade do Pai".

"Esta é a vontade de Deus: dar a vida eterna a nós que a perdemos. Para que isto aconteça, é necessário que Jesus morra, como um grão de trigo que Deus Pai semeou no mundo", afirmou o papa.

"Só assim poderá uma nova humanidade crescer, livre do domínio do pecado e capaz de viver em fraternidade como filhos e filhas do único Pai nos céus", acrescentou.

Na África, segundo o pontífice, foi possível experimentar esta nova humanidade, ali onde os missionários como Jesus continuaram dedicando sua vida ao Evangelho.

O papa agradeceu às pessoas de origem africana reunidas na Praça de São Pedro no final do Ângelus por seu apoio.

"Caros, quiseram vir para manifestar alegria e reconhecimento pela minha viagem apostólica à África. Agradeço de coração. Rezo por você e por suas famílias em seus países de origem", disse.

March 25, 2009

Pratique Capoeira no seu computador

Jogo para PC recria luta dos negros contra escravidão


Após seis anos de muita pesquisa e dedicação, uma empresa genuinamente brasileira consegue transformar um dos maiores símbolos culturais brasileiros em jogo eletrônico.

O "Capoeira Legends: Path to freedom" (Lendas da Capoeira: Caminho para liberdade) é o primeiro de uma série de três capítulos desenvolvidos pela empresa carioca de produção de jogos DonSoft.

Difundindo a cultura nacional, o recém-lançado Capoeira Legends recria os movimentos e golpes da arte da capoeira utilizando um cenário baseado na vegetação e geografia típicas da mata atlântica da Serra de Petrópolis (Serra da Estrela), no Rio de Janeiro, no século XIX. Profundas pesquisas foram feitas ao longo dos anos para se recriar de forma perfeita todos os movimentos da luta como o martelo, a queixada, o au e a ginga.

André Cariús, presidente e fundador da DonSoft, explica que todos os golpes tiveram de ser aprovados pelo Mestre Vuê, fundador da Escola de Capoeira Água de Beber, que deu consultoria ao projeto do game.

O jogo é protagonizado pelo negro Gunga Za, que na história é o capoeira escolhido por mestre Vuê para proteger o Mocambo da Estrela. Isso mesmo, mestre Vuê também aparece na história. Devido à imensa contribuição dele e pelo personagem Gunga Za na história original ser tão parecido com Vuê em termos de ideais e filosofia, honestidade e dedicação, os produtores decidiram homenagear o mestre criando um personagem homônimo.

Outro fato interessante é que a trilha sonora é toda original, gravada em sessões de capoeira e incrementada com sons da região da Serra da Estrela, incluindo cachoeiras e cantos de pássaros.

Image and video hosting by TinyPic
Imagem do jogo

Image and video hosting by TinyPic
Imagem do jogo

O presidente da DonSoft conta que para produzir o jogo foi necessário uma ampla e profunda pesquisa sobre a capoeira e a própria história do Brasil. "A linha guia ocorreu através dos fatos históricos sobre o Brasil escravocrata e da presença da capoeira neste contexto. Eu, autor da história do jogo e do universo de Capoeira Legends, busquei referências nas indicações do Jorge (diretor Cultural e Científico da Donsoft), especialmente nos livros do autor Carlos Eugênio Líbano Soares, em especial, os livros ´A Capoeira escrava´ e ´A negrada instituição - os capoeiras no Rio de Janeiro´. Além disso, a orientação do Mestre Vuê foi presente em toda a criação, inclusive da história. O livro ´O Herói de mil faces´, de Joseph Campbell, também nos ajudou a construir de forma ainda mais rica o contexto dos personagens apresentados", explica.


Totalmente brasileiro


Mesmo sendo produzido nacionalmente, o jogo não deixa a desejar para produções internacionais, possuindo gráficos e áudio que superam muitas outras produções para videogames de ponta.

E por falar em brasileiro, Cariús comenta sobre o idioma do jogo e o título em inglês. "É importante ressaltar que estamos vendendo o jogo nos dois idiomas, português e inglês. O nome Capoeira Legends foi escolhido para que possamos mostrar ao mundo a cultura nacional, através de um produto de porte internacional. O jogo está disponível nos dois idiomas, porém, mantivemos um título em inglês nos dois casos para aumentar o apelo internacional e unificar o nome do jogo mundialmente. Nosso objetivo é a divulgação de nossas raízes para todo o planeta, não somente para o Brasil".

Cariús lembra ainda que "o nome dos golpes, as frases do Mestre Vuê, as músicas e todos os contextos mais culturais foram mantidos em português, até mesmo no jogo em Inglês". E para abrasileirar ainda mais a diversão, a Energia de vida de Gunga Za é chamada de Axé e a Magia do personagem é Mandinga.

André aponta a capoeira como um esporte, uma arte, uma luta, uma dança e uma filosofia, "na minha opinião traduz em si a essência do Brasil. E foi exatamente neste momento, por volta de 2003, que tive certeza que a Capoeira era o tema que busquei a vida inteira para construir um universo de jogos com o qual ainda pretendo trabalhar muitos jogos".

Os capítulos 2 e 3 serão lançados respectivamente em junho e novembro de 2009. Haverá algumas novidades nos próximos capítulos que os jogadores devem gostar bastante, porém, o perfil tecnológico e gráfico será bastante semelhante. As surpresas surgirão na história, nos cenários diferentes e nos desafios novos que Gunga Za terá que enfrentar. André afirma que nos próximos capítulos muitos outros cenários tipicamente brasileiros, especialmente do Rio de Janeiro, serão fielmente retratados no jogo.


A empresa e a cultura brasileira


A Donsoft Entertainment é uma empresa brasileira de desenvolvimento, design e publicação de jogos. Independente desde sua fundação, em 2001, tem como missão produzir jogos com alto nível de qualidade gráfica e tecnológica sobre temas relacionados à cultura e ao folclore brasileiros e que transmitam mensagens positivas a um público de jogadores de todas as idades.


Image and video hosting by TinyPic

Fã de games e histórias como Guerra nas Estrelas e Senhor dos Anéis, o fundador da empresa, André Cariús, já tinha certa sua vocação profissional. Desde os 13 anos de idade, decidiu dedicar sua vida à criação de jogos e que queria criar um universo tão rico como os anteriormente citados. Ele relata: "após muitos anos de aprendizado, amadurecimento, trabalho, orientação e muita pesquisa, encontrei na Capoeira um tema completo o suficiente para que um universo de ficção bem fundamentado fosse criado".

O projeto do Capoeira Legends começou em 2003. O tempo efetivo de desenvolvimento do produto que está à venda foi de um ano e meio, porém, os seis anos incluem uma profunda pesquisa sobre a Capoeira, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e técnicas de modelagem e animação; além de diversas tentativas sem resultado satisfatório com as várias tecnologias que avaliamos para desenvolver o jogo.

André explica que o projeto é o primeiro produto da empresa no mercado de jogos. Apesar de já estarem no mercado há muito tempo, foi uma escolha deles fazer um produto de longo prazo e enquanto não ficava pronto sobreviviam de outros projetos. "A Donsoft escolheu um foco para ter como seu diferencial e é exatamente nessa linha que vamos nos manter. A cultura e o folclore brasileiros fazem parte de nossa missão como empresa. Seria sim mais simples fazer um jogo sobre os temas tradicionais, porém, nós buscamos fazer aquilo que consideramos importante para o país e para seu espaço no mercado internacional de jogos".

"É importante ressaltar que apesar de ser possível trabalharmos em outros produtos com temática nacional no futuro, nosso foco é e será por muitos e muitos anos a série de jogos Capoeira Legends e no que depender de mim, como presidente da empresa, este será um produto que continuaremos desenvolvendo para todos os videogames no futuro para o resto da história da empresa - que esperamos que dure até o fim de nossas vidas", ressaltou.

Curiosidade: toda a equipe se dedica à pratica da capoeira


Planos para o futuro

A Donsoft pretende para os próximos anos, publicar o Capoeira Legends em outras plataformas, como os videogames Wii, PS3, Xbox360, Nintendo DS, PSP etc. Porém, o foco atual da empresa está no desenvolvimento do segundo e terceiro capítulos, previstos para serem lançados ainda este ano para PC.

Em 2010, explica o presidente da DonSoft, "temos grande interesse em publicar o Capoeira Legends completo para algum console, ou talvez outro jogo da série. Inclusive vamos procurar a Tec-Toy para conversar sobre o Zeebo, no momento pertinente".


O mestre Vuê na história


André Cariús, explica como surgiu o mestre Vuê na vida dele.

Image and video hosting by TinyPic

Quando iniciamos o projeto, começamos a buscar uma boa consultoria de Capoeira . Fomos à Bahia e a outros locais com tradição na Capoeira e vimos que havia muitos trabalhos de qualidade por todo o Brasil. A identificação com o mestre Vuê ocorreu quando fomos vendo que por todo o Brasil existem mestres ótimos em diversas coisas: alguns são muito técnicos, alguns tocam muito bem os instrumentos, outros têm um foco forte na Capoeira de Angola, outros fazem instrumentos de muita qualidade, outros são muito fiéis às tradições de Mestre Bimba e da Capoeira Regional, outros desenvolvem um trabalho com o foco na disciplina, outros conhecem muito bem a história da Capoeira... Mas o mestre Vuê, em especial, reunia absolutamente todas essas qualidades e sua vida é a Capoeira. A Capoeira está presente em tudo que ele faz, em cada passo que ele dá, no ar que ele respira. E era exatamente isso que procurávamos. Não que não existam outros mestres assim, temos certeza que devem existir, mas o fato é que somado a essas qualidades a humildade e a forma que fomos recebidos pelo Mestre Vuê foram um diferencial fundamental.

Desde o início ele disse uma única frase que reflete 100% de como trabalhamos desde então: "Estou aqui para somar. Eu não luto Capoeira, eu luto pela Capoeira". O Mestre Vuê não só nos ajudou em toda a consultoria histórica, como nas músicas no jogo, nos movimentos dos personagens e sempre confiou em mim de forma plena, sem nunca sequer questionar quanto à sua participação nos lucros do jogo, o que naturalmente agora estamos fazendo, porque fazemos questão, já que por ele o que importa é somar à Capoeira e não o dinheiro. Tudo o que ele buscava e continua buscando é mostrar um trabalho de Capoeira de qualidade para o mundo, seja em suas aulas ou agora, através do jogo do qual ele participa.

Para maiores informações sobre o jogo, acesse:
http://www.capoeiralegends.com/capoeiralegends/News.aspx?lg=Pt

Para conhecer um pouco sobre mestre Vuê e sua Escola de Capoeira Água de Beber, visite o site: www.aguadebeber.com.br

Para conhecer a história do Capoeira Legends acesse: http://capoeiralegends.com.br


Fonte: Divulgação/Fundação Palmares


Obs: O Blog Projeto Negros e Negras em Movimento adverte: praticar exercícios físicos faz bem à saúde. Consulte seu médico.
Essa matéria não é uma apologia ao sedentarismo.

Notícias no Brasil e no mundo

Por Bruno Augusto


Image and video hosting by TinyPic


Petrobras e Shell acusadas de racismo em AL


Duas das maiores empresas do País estão sendo acusadas de racismo em Alagoas. A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) deu um prazo de 20 dias para que a Petrobras apresente a relação dos empregados afro-descendentes em Alagoas, bem como os ocupantes de chefia e direção e o quantitativo dos cargos no Estado.
A decisão foi tomada em audiência, realizada segunda-feira (9), para dar andamento às investigações sobre denúncia de discriminação racial na Petrobras Holding Brasil e a Shell do Brasil.
A Petrobras também terá de comprovar se existe algum projeto de ação afirmativa em favor dos afro-descendentes, de forma a cumprir o Decreto 4.228/2002, que institui, no âmbito da Administração Pública Federal, o Programa Nacional de Ações Afirmativas. Quanto à Shell, que não compareceu à audiência, a PRT encaminhará notificação expedida ao presidente da empresa, requerendo a mesma documentação.
Mesmo após o pedido feito pela Petrobras para o processo seja remetido de volta ao Rio de Janeiro, onde estão as matrizes das empresas investigadas, a procuradora-chefe da PRT, Virgínia Ferreira, disse que dará andamento à denúncia em Alagoas. “Entendemos que é necessário dar andamento às investigações no âmbito local, pois precisamos de elementos para verificar a existência ou não de discriminação racial nas respectivas empresas. Com as informações, poderemos traçar o perfil do negro alagoano no mercado de trabalho, inicialmente com relação às duas empresas investigadas”, afirmou, acrescentando que encaminhará ofício à subprocuradora Geral da República, Ela Wiecko de Castilho, solicitando estudos sobre descumprimento do Decreto 4.228/2002.
54 representações - De acordo com o presidente do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA), Humberto Adami – autor da denúncia junto com o Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos dos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE) –, o evento na PRT é a primeira audiência, em todo o Brasil, proveniente da atuação do IARA. Adami disse que foram entregues 54 representações em todo País, das quais 27, ao Ministério Público do Trabalho e 27, ao Ministério Público Federal.
Caso sejam constatadas as irregularidades denunciadas, o Sindpetro e o IARA solicitam que a PRT ajuize ação civil pública, “responsabilizando as companhias e seus agentes por improbidade administrativa, visando à reparação por intermédio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)”.
O representante da Petrobras, Edson Pedrosa de Oliveira Cavalcante, disse não ter conhecimento sobre a existência de nenhuma ação, nem estadual nem nacional, de inclusão social de negros em seus quadros e nem promoção interna. Ele defende não ser possível fazer o diagnóstico sobre o número de afro-descentes em seus quadros.
Mas o presidente do IARA, Humberto Adami, questiona a declaração do advogado, uma vez que o balanço social, divulgado pela Petrobras, consta que 4% de seus quadros são apontados como afro-descendentes. “Se a empresa alega que não tem como precisar quantos de seus empregados são afro-descendentes e se consta tal percentual em seu balanço social, que inclusive é consultado pelos investidores, o mesmo pode ser falso”.
Próxima audiência - O representante do Sindpetro, José Eduardo Ramos, sugeriu que para a próxima audiência, marcada para o dia 31 de maio, às 9h15, sejam convocados o sindicato profissional dos distribuidores de combustíveis, a BR Distribuidora e a Transpetro. Ramos salienta que a discriminação também pode estar ocorrendo nas terceirizadas das empresas investigadas.
Também participaram da audiência o representante da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, Luiz Fernando Martins; representantes do Diretório Acadêmico do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas; do Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê; do Ponto de Cultura Afro Quilombo Cultural; Marcelo Nascimento, do Grupo Gay de Alagoas; Sirlene Gomes da Silva, do Fórum de Entidades Negras de Alagoas, entre outras entidades.


Fonte: Adami Advogados Associados


Naomi Campbell critica racismo no mundo da moda


A modelo inglesa, Naomi Campbell, criticou as revistas de beleza e as agências de modelo que a seu ver discriminam as garotas negras e favorecem as com pele branca ou clara e revelou que até mesmo ela tem dificuldade em sair na capa da Vogue. A notícia foi veiculada pelo jornal britânico The Times.
A top model de 37 anos afirmou que "é uma pena que as pessoas não apreciem a beleza negra. As modelos negras vêm sendo marginalizadas pelas grandes agências".
"Por exemplo, raramente chego à capa da edição inglesa da Vogue. Apenas as modelos brancas, algumas das quais não são famosas como eu, ficam na capa. Não quero deixar o trabalho de modelo enquanto não ver que as modelos negras têm espaços iguais e reconhecimento da mídia mundial", disse Naomi entrevistada durante uma viagem ao Quênia.
Naomi pretende lançar ela própria uma agência no Quênia para recrutar belezas africanas. Mas admite que será preciso tempo para mudar a mentalidade no mundo da moda.
"Pode olhar em todas as grandes revistas e ver centenas de modelos, mas nem mesmo uma que seja negra. Assim, tudo o que for feito para aumentar o número das presenças africanas é positivo, mas será necessário tempo antes de ver uma grande mudança nesta indústria", ressalta a modelo.


Fonte: O Estado de S.Paulo


Negro incomoda quando sai do seu lugar


O professor Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Instituto Universitário o Iuperj, jogou nova luz sobre uma velha encrenca nacional. Os negros não chegaram ao andar de cima porque são negros, ou porque são pobres? Num artigo intitulado Brasil”, publicado no último número da revista “Dados”,
carregam dois fardos.
Até o patamar dos 12 anos de escolaridade, prevalecem as pesa a barreira da cor: “A desigualdade de oportunidades classe, mas não na base desta hierarquia. (…) A discriminação posições sociais valorizadas estão em jogo”.
Costa Ribeiro observou seis patamares de escolaridade. Até o degrau da conclusão do ciclo médio, as pressões de classe são pelo menos seis vezes maiores que as de raça. Nos patamares superiores (cursar o primeiro ano de uma universidade, ou diplomarse), essa relação muda e o peso da origem de classe torna-se apenas 2,5 vezes maior que a da cor da pele. Conseqüência: um branco com mais de 12 anos de escolaridade tem em média três vezes mais chances do que não-brancos de chegar ao andar de cima.
Com o canudo da universidade na mão, quando a barreira de classe foi ultrapassada, o branco continua tendo três vezes mais chances que os demais de se tornar um profissional.
Costa Ribeiro baseou-se na numerologia do IBGE e em arcanos modelos matemáticos. Ele sugere um reordenamento do debate da questão classe/raça.
Não é conclusão dele, mas parece que o preconceito aparece quando se desafia o velho bordão racista: “O negro precisa saber o seu lugar”.
O artigo tem 34 páginas, oito delas ininteligíveis para quem não sabe ler matemática. Pulá-las não é
vergonha, mas necessidade. O texto está no seguinte endereço: http://www.iuperj.br/site/carloscr/textos/raca.pdf


Fonte: O Globo

Nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura

Por Luiza Helena


Mais avanços e menos concentração


Ministro Juca Ferreira apresenta a proposta da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura

Coube ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, apresentar as mudanças contidas na proposta de Projeto de Lei, que institui o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profic), durante entrevista coletiva à imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de março, na Sede do MinC, em Brasília.
O texto da proposta ficará disponível para consulta pública, por um período de 45 dias, na página eletrônica da Casa Civil da Presidência da República (www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/casa_civil) e já está aberto um fórum de discussão sobre o assunto no Blog da Reforma da Lei Rouanet (blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet).
O ministro Juca Ferreira destacou que a proposta é fruto de um amplo debate ocorrido desde 2003, em todos os níveis da sociedade, e vem sanar alguns pontos falhos como a concentração excessiva de recursos na Região Sudeste e a discrepância entre os investimentos públicos e privados. Ele demontrou que, com o atual modelo, de cada R$ 10,00 investidos em cultura no país, 90% - ou seja, R$ 9,00 - vem do setor público e somente 10%, do setor privado.
“É necessário a construção de uma parceria público-privada mais igualitária, pois é dinheiro público que está sendo utilizado na forma de renúncia, mas o que acontece atualmente é que o investimento maior é do Estado, enquanto que a propaganda fica para as empresas. Poucos sabem que o Museu do Futebol e o da Língua Portuguesa foram financiados com recursos públicos”, disse o ministro da Cultura.
Em relação à concentração da aplicação de recursos no Sudeste, Juca Ferreira afirmou que ocorre porque a palavra final sobre os investimentos estão atualmente com as empresas. Além dessa concentração em termos regionais, esse modelo dificulta o acesso de novos artistas ao Mecenato, prova disso é o dado de que apenas 3% dos proponentes culturais têm acesso a cerca de 50% dos recursos.
“Nós temos a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) que aprova uma média de 600 projetos todos os meses. Projetos de todos os estados, de todas as tendências, de diversas linguagens, mas no momento em que os proponentes vão captar recursos, as empresas escolhem para patrocinar aqueles que consideram mais rentáveis, concentrado-os nessa região. Assim não há política pública que resista.”
A proposta da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura traz novas faixas de isenção, atualmente restrita a 30% ou 100%. Haverá a possibilidade de deduzir 30%, 60%, 70%, 80%, 90% e 100% dos valores despendidos e quem decidirá em qual faixa de isenção o projeto estará enquadrado será a CNIC. Dessa forma, aqueles projetos culturais que estejam bem mais formulados, proponham alguma novidade, estejam voltados para políticas públicas, promovam a democratização do acesso ou estimulem a Economia da Cultura poderão ser enquadrados em faixas de isenção maiores.
Novos Instrumentos
O ministro Juca Ferreira também ressaltou a instituição de mecanismo para facilitar as metas propostas. Nesse sentido, o Fundo Nacional de Cultura (FNC) será fortalecido, passando a ser o principal instrumento de financiamento, investindo em todas as áreas e setorizado: Artes; Cidadania, Identidade e Diversidade Cultural; Memória e Patrimônio Cultural Brasileiros; Livro e Leitura; e Fundo Global de Equalização, além do Fundo Setorial do Audiovisual já em atividade.
Haverá, ainda, a criação do Vale Cultura, que disponibilizará aos trabalhadores um valor mensal de R$ 50,00 para que o utilizem na compra de livros, entradas para espetáculos e cinema. Segundo estudos, com a participação das empresas de lucro real, existe a possibilidade da iniciativa alcançar 12 milhões de trabalhadores.
Mais uma novidade citada pelo ministro Juca Ferreira foi a Loteria da Cultura - a ser criada por lei específica e os recursos canalizados para o FNC -, assunto que está sendo tratado junto à Caixa Econômica Federal. O setor privado contará com mais atrativos, como a divulgação de um ranking das empresas que mais investem em Cultura e a adoção de um Selo de Responsabilidade Cultural, dentre outros incentivos, que deverão dar uma maior visibilidade às ações de patrocínio.

Angra dos Reis, RJ: Projeto Gênero e Diversidade na Escola

Por Luiza Helena


Projeto Gênero e Diversidade na Escola:


Serão oferecidas cerca de 150 vagas a professores da Rede Municipal de Ensino (1º. ao 9º. ano) no Curso de Extensão à Distância Projeto GDE 2009 (on line, certificado pela UERJ), com carga horária total de 246 horas, distribuídas da seguinte forma:

Aula presencial inaugural – 06 horas;
Módulos de Diversidade, Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais – 144 horas;
Aula presencial de acompanhamento – 06 horas;
Módulos de Gravidez na Adolescência e Participação Juvenil – 60 horas;
Módulo de Avaliação – 30 horas;
Aula presencial final – 06 horas;

Os temas abordados são:
- Relações de gênero;
- Sexualidade e orientação sexual;
- Relações étnico-raciais;
- Gravidez na adolescência;
- Participação juvenil.

As inscrições estão abertas através do site www.clam.org.br até o dia 27/04, e início das atividades no ambiente virtual previsto para 18/05/09.

A aula inaugural em nosso município está marcada para 29 de abril, no CEA, de 13 às 19h (confirmaremos local por e-mail).

Importante:

Esclarecemos que os professores que desejarem realizar inscrições, ou os que já o fizeram diretamente no site ou através desta Secretaria, deverão preencher a ficha anexa para fins de confirmação junto à Coordenação do Curso.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, respeitando-se o número previsto no Convênio.

Obama deve responder a perguntas de internautas nesta quinta-feira, dia 26

Image and video hosting by TinyPic

Presidente vai fazer reunião de 'town hall' virtual no site da Casa Branca.
Economia deve ser assunto principal, mas outros tópicos serão abordados.


O presidente dos EUA, Barack Obama, planeja responder a perguntas dos cidadão pela internet nesta quinta-feira (26), no site da Casa Branca.

Segundo a Casa Branca, Obama vai falar sobre economia e outros tópicos no estilo de um "town hall" (reuniões de cidadãos e autoridades para discutir problemas locais).

Durante sua campanha, Obama usou as ferramentas da Internet para se conectar com eleitores, mobilizar militantes e angariar fundos. Depois de assumir, ele continuou usando a web para se aproximar dos cidadãos.


O ex-presidente George W. Bush também recebeu questões on-line durante seu período na Casa Branca.



Fonte: Portal G1

March 22, 2009

Papa celebra missa para dois milhões em Angola

Por Meire Gomes


No sábado, duas mulheres morreram pisoteadas antes de discurso de Bento XVI

Image and video hosting by TinyPic

Cerca de dois milhões de angolanos se reuniram neste domingo para a missa ao ar livre celebrada pelo papa Bento 16 em Cimangola, nos subúrbios de Luanda, um dia depois de um tumulto que matou duas pessoas.

O papa expressou "tristeza profunda" pela morte das duas mulheres, pisoteadas quando a multidão tentava entrar em um estádio onde Bento 16 apareceria.

O papa Bento 16 rezou uma missa para cerca de 2 milhões de pessoas e orou por duas jovens mortas no tumulto em um estádio durante um dos eventos do pontífice.

"Eu gostaria de incluir uma lembrança especial nesta missa pelas duas jovens que perderam suas vidas ao entrar no estádio Coqueiros", disse no início da celebração ao ar livre na capital angolana, em seu penúltimo dia da viagem africana.

"Nós confiamos que Jesus irá acolhê-las em seu reino. Eu expresso minha solidariedade às famílias e amigos e a minha mais profunda dor porque isso aconteceu quando elas vieram me ver."

Ele também desejou que os feridos no tumulto se recuperem rapidamente.

A missa deste domingo foi o último grande evento do giro de sete dias do papa pela região.

Enormes multidões se reuniram para ver o papa durante sua visita a Angola, onde 55% da população é católica.

O papa falou contra os horrores da guerra civil que assolou o país após a independência, em 1975, dizendo que "infelizmente esse é um problema em toda a África".

Ele falou também sobre a importância da reconciliação e chamou os jovens para que encaminhem Angola para um futuro melhor.

Após o discurso, o papa liderou rezas e cânticos, e mulheres em trajes típicos africanos levaram ao altar oferendas tradicionais como peixe seco, frutas e nozes.

Segundo a correspondente da BBC em Luanda, Loiuse Redvers, a segurança foi reforçada para o evento deste domingo.

O grande problema na missa, no entanto, foi o sol e o calor.

Há relatos de que mais de 400 pessoas precisaram de atendimento médico por causa das altas temperaturas.

No sábado, o papa fez um apelo para que os católicos angolanos encorajem as pessoas que "vivem com medo de espíritos" a se unirem à Igreja.

Ele disse que os católicos devem falar aos que acreditam em bruxaria e espíritos.

Grupos de defesa dos direitos humanos dizem que crianças sofrem abusos em Angola após serem acusadas de estarem possuídas por espíritos.

No início da viagem, que também incluiu Camarões, Bento 16 atacou a corrupção que, segundo analistas, é muito comum na Angola, país rico em petróleo.

Bento 16 causou ainda polêmica quando disse que o uso de preservativos pode agravar o problema da AIDS na África.

A declaração foi feita no vôo que o levou ao continente.




Fonte: BBC

Eventos: É hoje!! Tribo de Jah em União dos Palmares

Apresentação faz parte de projeto cultural na Serra da Barriga

Image and video hosting by TinyPic

Depois de uma parada por conta do período carnavalesco, o projeto sociocultural Parque Memorial Quilombo dos Palmares, realizado em parceria da Fundação Sônia Ivar com a Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, será retomado neste domingo, 22 de março, com apresentação da banda Tribo de Jah, uma das mais conceituadas de reggae do Brasil. O evento conta ainda com a apresentação de bandas locais e grupos ligados à cultura negra e começa às 14 horas.

A história da banda Tribo de Jah começou na Escola de Cegos do Maranhão. Lá onde viviam em regime de internato, quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial se conheceram e começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital São Luiz e em outras cidades do interior do Estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Hoje já são 21 anos de estrada.

A banda está em seu 14° disco intitulado "Refazendo". Mesclando temas queridos pelos integrantes, sucessos sugeridos pelos fãs e cinco canções inéditas. "Fazer um CD só com músicas conhecidas tornaria o resultado não muito atrativo. E a gente tem tantas músicas novas esperando para serem gravadas!", diz Fauzi Beydoun, vocalista e principal compositor da Tribo, nascida na Escola de Cegos do Maranhão.

Hoje, a formação conta com Fauzi, Aquiles Rabelo, Frazão, João Rodrigues, Zé Orlando e Marlon Siqueira. Da formação original, só o Neto, guitarrista, deixou o grupo, entrando o Marlon em seu lugar. Dentro de um mercado atualmente positivo para o reggae no Brasil, a Tribo de Jah conseguiu conquistar um público fiel em todos os rincões do país e se tornar uma referência obrigatória. A banda já fez apresentações em vários países, a exemplo da Argentina, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Japão, Cabo Verde, entre outros.

Secretaria de Assistência Social do Rio lança Disque-Racismo

Rio - Como parte das políticas de promoção da igualdade racial, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lançou nesta quinta-feira o Disque-Racismo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, pelo telefone (21) 2334-5591. O lançamento é alusivo ao Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, que se comemora neste sábado (21/03).

Na cerimônia de implantação do serviço, no auditório do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, também foi oficializada a posse do Comitê Diretivo do Fórum Estadual Intersetorial Voz aos Povos e apresentado o trailer do documentário Voz dos Quilombos, produzido pela Secretaria, por meio da Superintendência de Igualdade Racial.

O longa-metragem é resultado de dois anos de pesquisa em quatro comunidades quilombolas do estado: São José da Serra (Valença), Santana (Quatis), Alto da Serra (Rio Claro) e São José do Pinheiral (Pinheiral). A obra está em fase final de edição e terá por volta de 1h10 de duração. Ainda pelo projeto, serão produzidos mais cinco filmes, abordando outras regiões de quilombos, sendo o último deles um apanhado sobre toda a pesquisa.

A secretária Benedita da Silva ressaltou que é longa a luta pela eliminação das diferenças.

"A discussão se encontra em todos os setores. A nossa superintendente de Igualdade Racial, a atriz Zezé Motta, aqui presente, é um exemplo da resistência do negro nas artes, e a trajetória tem que continuar. Nas políticas públicas, há maneiras significativas de se lutar, e o Disque-Racismo vem para cumprir esse papel", declarou a secretária.

A subsecretária de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Betânia Freitas, afirmou que o Disque Racismo se agrega às demais políticas, para que o conjunto delas proporcione os resultados desejados. Na ocasião, a secretária Benedita da Silva, a subsecretária Betânia Freitas e a superintendente Zezé Motta assinaram a resolução que empossa o Comitê Diretivo do Fórum Estadual Intersetorial Voz aos Povos: Quilombolas, Assentados e Acampados Rurais, Indígenas e Pescadores Artesanais.

O Comitê tem como objetivo estreitar o canal de articulação das comunidades com as políticas públicas e reúne em torno de 300 representantes oriundos das secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e Defesa Civil e do Ambiente, além da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro, do Instituto Terra de Preservação Ambiental e dos Centros de Pesquisa da Uerj, UFRJ e UFF.




Fonte: Fundação Palmares

Escola municipal desenvolve Projeto Afro-leitura

Salvador - A Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, localizada no bairro de Narandiba, realiza o Projeto Afro-leitura com o objetivo de fortalecer o contato com a cultura afro-brasileira através do acesso a textos com abordagens afrocêntricas e eurocêntricas.

Uma vez por semana, os estudantes do 1º ao 5º ano participam das aulas. A ação atende à Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e culturas afro-brasileira e africana nas escolas da rede municipal.

De acordo com o diretor Jorge Oliveira, promover atividades que proporcionem um conhecimento sobre temas tão importantes só fortalece a qualidade do ensino e estimula o interesse dos estudantes pela sua história. "A inclusão da história africana deverá possibilitar uma formação positiva dos afrodescendentes, permitindo assim um caminho mais igualitário para as questões de cidadania e democracia", afirma Oliveira.

O secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, acredita que com a abordagem da temática nas salas de aula é possível elevar a autoestima dos estudantes. "Temos a população mais negra do país. Portanto, é imprescindível aprofundar o ensinamento da cultura africana para que nossos meninos e meninas saibam que os negros são os verdadeiros protagonistas da história do Brasil", declara.



Fonte: Jornal da Mídia

March 17, 2009

Bento XVI começa viagem pela África como Papa. Assista o vídeo.

March 13, 2009

Descontração: Bruno de Lucca se diverte em vinícula na África do Sul

No programa "Vai para Onde?" no canal Multishow, Bruno faz um jogo de adivinhação com um atendente de uma vinícula para ele descobrir qual é o vinho que está na taça sem olhar, apenas cheirando. Será que o rapaz consegue? Confira!


Cooperação Cultural: Brasil - São Tomé e Príncipe

Ministro Juca Ferreira e primeiro ministro do país africano fortalecem apoio de cooperação cultural


Image and video hosting by TinyPic

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu em seu gabinete, na manhã desta última terça-feira, 10 de março, o primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Joaquim Rafael Branco, que veio convidá-lo para a abertura da Bienal de São Tomé e Príncipe, que se realizará em 2010, e pedir apoio para a produção do filme Batepa, que será dirigido por um diretor angolano e um produtor brasileiro. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Cultura, em Brasília.

Também participaram da reunião, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulú Araújo, o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, o diretor de Relações Internacionais, Marcelo Dantas, representantes do MinC, do Ministério das Relações Exteriores e de São Tomé e Príncipe.

Juca Ferreira disse que o Ministério da Cultura vem seguindo a orientação do presidente Lula no sentido de fortalecer as relações com os países da África. Ele garantiu dar total apoio à Bienal e disse que o MinC irá participar do evento nas mais diversas áreas como: música, cinema, dança, dentre outras. O ministro também reafirmou a intenção de cooperação na execução do filme, especialmente na finalização do projeto e de mixagem, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC).

Além desta parceria, Ferreira sugeriu trocas de conteúdos audiovisuais, por meio das TVs públicas e instalar, em breve, um Pontão de Cultura, que será discutido ainda este ano com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Portugal. Ele propôs também a instalação de bibliotecas públicas, com o apoio da Coordenação Geral de Livro e Leitura, e pediu ao país africano que intensificasse o uso da língua portuguesa, no âmbito do Acordo Ortográfico. O secretário Silvio Da-Rin sugeriu a exibição de filmes sobre a Capoeira, nas formas prática e teórica, durante a Bienal de São Tomé e Príncipe.

O presidente da FCP/MinC, Zulú Araújo, falou do Portal da CPLP na Internet e pediu a participação do países africanos, junto aos outros países participantes, "tendo em vista que temos representantes na Europa, na Ásia, na África e na América". Propôs a capacitação de três técnicos em São Tomé e Príncipe para inserir no site informações sobre a nação africana para que haja interação maior entre os países de língua portuguesa.

Batepa - O filme contará um dos principais momentos da história recente santomense. O enredo se passa por volta de 1953 e foi um dos acontecimentos que catalisaram o processo de independência de São Tomé e Príncipe de Portugal. O governo santomense dá grande importância para a realização desde projeto.



Fonte: Fundação Palmares

March 09, 2009

MPF processa Record e Gazeta por "demonização" de religiões afro

O MPF-SP (Ministério Público Federal em São Paulo) ajuizou uma ação civil pública contra a Rede Record e a TV Gazeta pedindo indenização no valor de, respectivamente , R$ 13.600.000,00 e R$ 2.424.300,00, pela suposta discriminação das religiões de origem afro-brasileira na programação das emissoras.

De acordo com a Procuradoria, programas religiosos exibidos nas redes de TV utilizam há anos expressões que discriminam religiões como umbanda e candomblé, tais como "encosto", demônios, "espíritos imundos", "feitiçaria", além da famigerada "macumba".

Para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Adriana da Silva Fernandes, autora da ação, as emissoras não estão imunes de responsabilidade sobre programas feitos por produtoras independentes.

"A Record e a Gazeta são responsáveis pelas ofensas às religiões de matriz africana desferidas reiteradamente pelos programas religiosos veiculados em sua grade de programação", ressaltou Adriana Fernandes.

Em liminar, o MPF pede que as emissoras interrompam a exibição de programas que façam esse tipo de referência aos cultos de origem afro, e sugere multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da possível decisão da Justiça.

Em nota, a TV Gazeta, informou que ainda não foi notificada sobre a ação de MPF e que, portanto, não poderia comentar o assunto. A emissora ratificou, no entanto, "sua posição plural, democrática e não discriminatória, que é claramente refletida em sua programação, aberta à participação de todos os segmentos da sociedade."

A reportagem de Última Instância procurou a Rede Record, mas até o momento não houve resposta.

Direitos

A procuradora destaca que os referidos programas ferem direitos fundamentais, como a liberdade de crença e o "respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família".

"O abuso praticado pelas rés contraria a dignidade da pessoa humana,(...) bem como os próprios objetivos de construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", ressalta Adriana da Silva.

Segundo o MPF, em abril de 2008, o Ministério das Comunicações aplicou multa de R$ 1.012,32 às duas emissoras por ofensas às religiões afro, mas na visão da procuradora, a sanção não foi suficiente para acabar com as discriminações praticadas.

Por isso pediu indenização equivalente a 1% do faturamento das empresas, que poderá ser revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Eventos

Image and video hosting by TinyPic

March 05, 2009

Neto de Nelson Mandela entra na política africana

Image and video hosting by TinyPic
Mandla Mandela vai seguir os passos de seu avô, ex-presidente da África do Sul e heroi da luta contra o apartheid, Nelson Mandela

Mandla Mandela, neto do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, deve começar carreira na política sul-africana, no Congresso Nacional Africano (ANC) --partido no poder desde 1994. Ele está na lista dos candidatos para a eleição do Parlamento que ocorre no dia 22 de abril, e é provável que o partido ganhe.

Um porta-voz da legenda considerou nesta quarta-feira a entrada de Mandla na política como algo histórico. "Obviamente a família dele tem o legado de Nelson Mandela, um ícone mundial reconhecido da nossa luta [contra o apartheid], então certamente há muita esperança nele", disse.

O empresário Mandla apoia o líder do ANC, Jacob Zuma, que é favorito para assumir o comando do país, apesar de ser objeto de uma acusação de corrupção pela Justiça.

O pai de Mandla, Makgatho Mandela, morreu vítima de Aids na Província de Cabo Oriental, no sul do país, em janeiro de 2005 e a mãe também morreu de Aids um ano antes.

Esta será a quarta vez desde o fim do apartheid, há 15 anos, que haverá eleições gerais no país. Quase 22 milhões de eleitores estão registrados para votar e renovar tanto a Assembleia Nacional como os parlamentos das nove Províncias. Os deputados são responsáveis pela nomeação do próximo presidente.



Fonte: Associated Press e Reuters

Raiva mata 82 crianças em Angola em quatro meses

Por Meire Gomes


A epidemia de raiva que afeta Luanda desde novembro matou 82 crianças, segundo o último balanço divulgado nesta segunda-feira pelo diretor do hospital pediátrico da capital angolana, que pediu às autoridades um reforço das medidas de prevenção.

Desde novembro, o hospital recebeu 83 crianças enfermas de raiva, das quais 82 morreram, informou à France Presse o médico Luis Bernardino. O balanço anterior era de 69 vítimas fatais.

A semana passada terminou com 13 mortes, e a anterior, com 10.

As vítimas, com idades entre três e dez anos, viviam em favelas insalubres e superpovoadas dos arredores da capital Luanda, de 5 milhões de habitantes.



Fonte: France Presse, em Luanda

Rihanna não vai mais prestar queixa contra Chris Brown

Cantora teria sido agredida por Brown em fevereiro.
Segundo revista, casal se reconciliou durante fim de semana juntos


Image and video hosting by TinyPic

Rihanna não vai mais prestar queixa contra seu namorado Chris Brown após a suposta agressão dele à cantora, que teria ocorrido em fevereiro.

Segundo o jornal britânico “Thelegraph”, a cantora parou de colaborar com a polícia e não vai mais testemunhar contra Brown, caso um processo seja aberto contra o cantor.

A polícia vai enviar todas as provas e depoimentos sobre o caso para a promotoria de justiça, que deve decidir se abrirá um processo contra Brown. A lei do estado da Califórnia permite que os promotores façam acusações de violência doméstica mesmo após a reconciliação de um casal.

Segundo a revista “People”, Rihanna e Brown voltaram a namorar depois de um encontro na casa do rapper Sean “Diddy” Combs, em Miami.


Site


Fãs da cantora criaram o site dontdoitrihanna.com (“não faça isso, Rihanna”, em inglês), na tentativa de convencê-la a mudar de opinião.

Brown foi preso na noite de 8 de fevereiro e acusado de ser suspeito de agredir uma mulher que as autoridades não identificaram publicamente. Uma pessoa próxima da cantora, que não foi autorizada a falar publicamente e pede anonimato, confirma que a mulher é a cantora Rihanna, cujo nome verdadeiro é Robyn Fenty.

Uma foto com o que parece ser o rosto de Rihanna com hematomas, arranhões e inchaços resultados da possível agressão de Brown foi ao ar na noite do dia 20 no site de celebridades TMZ. A fonte também disse que alguns dos ferimentos mostrados na foto (especialmente as marcas na testa) são iguais aos ferimentos que Rihanna sofreu. O TMZ usou seu site anteriormente para denunciar uma imagem falsa que mostrava Rihanna com um olho roxo.

A procuradoria pediu mais informações à policia antes de decidir a respeito de quais acusação quer fazer contra Brown. A polícia disse que o cantor de 19 anos pode ser acusado de violência doméstica se os procuradores acharem apropriado.



Fonte: Portal G1

ORGÃO BRITÂNICO DIZ QUE GAME “RESIDENT EVIL 5” NÃO É RACISTA

O British Board of Film Classification, órgão britânico responsável pela classificação etária de filmes e videogames, comentou que uma cena de "Resident Evil 5" relatada em prévias do game para a imprensa não constitui racismo.

Sites internacionais como Eurogamer e Kikizo comentaram que a cena em questão apresenta uma moça de cabelo loiro, aos gritos, sendo arrastada por negros e que na hora do resgate foi transformada em um monstro e o jogador precisa matá-la.

Sue Clark, executiva da BBFC, comentou: "na versão da cena que nos foi enviada há apenas um homem puxando a loira na varanda e não posso dizer que o revelador vestido dela me impressionou". "O sujeito em questão também não é negro e como o jogo inteiro é ambientado na África não é nada surpreendente que alguns personagens sejam negros, assim como os personagens de uma versão anterior eram espanhóis pois o jogo era na Espanha", citando "Resident Evil 4".



Fonte: Sonia Nascimento / Mapa da Mídia

Curiosidade: ÁFRICA AOS PEDAÇOS - KALAHARI

Image and video hosting by TinyPic

O Kalahari ou Calaari é um deserto localizado no Sul da África, com cerca de 900.000 km² distribuídos por Botswana, Namíbia e África do Sul.
O kalahari possui vasta área coberta por areia avermelhada sem afloramento de água em caráter permanente. Porém Kalahari não é um deserto verdadeiro. Partes dele recebem mais de 250 mm de chuva mal distribuída anualmente e possuem bastante vegetação. É realmente árido somente no sudoeste (menos de 175 mm de chuva ao ano), fazendo do Kalahari um deserto de fósseis.As temperaturas no verão do Kalahari vão de 20 a 40 °C. No inverno, o Kalahari tem um clima seco e frio com geada à noite. As baixas temperaturas do inverno podem ficar abaixo de 0 °C. O clima no verão em algumas regiões do Kalahari pode alcançar 50°C (por isso algumas tribos bosquimanas se recolhem nos momentos mais quentes do dia).



Fonte: Sônia Nascimento / Mapa da Mídia

Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP 2009)

Por Luiza Helena



O poeta Manuel Bandeira será o homenageado de 2009


A VII edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty já tem data para acontecer. A Festa começa no dia 1º de julho, quarta-feira, e vai até domingo, 5 de julho.

A FLIP homenageia o escritor pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968). A obra poética de Bandeira ocupa lugar indiscutível na tradição literária brasileira. Livros como A cinza das horas (1917), Carnaval (1919) e Libertinagem (1930) tornaram-se marcos da poesia brasileira – mas há tempos não são objeto de atenção do meio editorial.

O tributo oferecido pela FLIP tem como objetivo alterar esse cenário. “A homenagem da FLIP pretende contribuir para a revalorização da obra poética e para tornar mais conhecidas as diversas faces de Manuel Bandeira”, afirma Flávio Moura, Diretor de Programação da FLIP.

Prêmio Igualdade Racial

Por Luiza Helena


PRÊMIO IGUALDADE RACIAL: Trata-se de um projeto da CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio (para maiores informações: www.criarbrasil.org.br) que em parceria com a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)que irá realizar o Prêmio da Igualdade Racial, uma ação que pretende mapear, divulgar e premiar iniciativas bem sucedidas na redução das desigualdades raciais. No intuito de disseminar e multiplicar as experiências, serão produzidos programas de rádio e uma publicação sobre os projetos finalistas.

Nesse primeiro momento, realiza-se um mapeamento abrangente das experiências que promovem a igualdade racial nas mais diversas áreas, em todas as regiões do Brasil.

Para tanto, gostaríamos de poder contar com sua colaboração no sentido de indicar possíveis iniciativas que se enquadrem nesse perfil.

Exemplo:

Nome: Projeto ...
Área e Atuação: Educação - Pesquisa
Área Abrang: Santarém (PA)
Desde: 1990
Objetivo:...
Público: Crianças e jovens

Outro exemplo:

Nome: Projeto ...
Área e Atuação: Geração de renda
Área Abrang: Comunidade do Terreiro ...
Desde: 2001
Objetivo:...
Público: Jovens e adultos

Basicamente o que preciso é isso: nome do projeto, área de atuação, abrangência, tempo de existência, contato, objetivo, público-alvo.

Bem, agradeço desde já o contato e se possível, ponha todas as ações que você conheça.

March 02, 2009

II Espelho Atlântico - Mostra de Cinema da África e da Diáspora começa dia 03 de Março no Rio de Janeiro

Em parceria com o African Film Festival, de Nova York, a mostra traz um panorama
contemporâneo de filmes que refletem a herança do continente africano

A II Espelho Atlântico - Mostra de cinema da África e da Diáspora, com direção geral da cineasta Lilian Solá Santiago, traz mais uma vez ao Rio de Janeiro sua primorosa seleção de filmes africanos e da diáspora negra.

A mostra proporcionará uma abordagem atual e significativa tanto da produção cinematográfica africana contemporânea quanto a realizada fora do continente, mas que dialoga diretamente com a herança cultural do continente africano.

Para a curadoria dos filmes internacionais a Mostra conta com a parceria da organização sem fins lucrativos AFF - African Film Festival, que contribui para a realização de importantes eventos culturais internacionais, todos de divulgação do cinema africano e da diáspora. Entre esses eventos, podemos destacar a realização do festival de cinema FESPASCO - Festival PanAfricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, o mais importante do continente africano, em Burkina Faso, e do Sidney African Film Festival, na Austrália.

A II Espelho Atlântico - Mostra de cinema da África e da Diáspora será uma oportunidade única de assistir a importantes títulos de um acervo praticamente inédito no Brasil, capaz de fomentar discussões e ampliar nosso conhecimento da diversidade cultural do vasto continente africano e de seus descendentes pelo mundo, propondo um novo caminho para a leitura e identificação com a identidade africana por parte do público brasileiro.



PROGRAMAÇÃO - Sempre às 19h


Dia 03

O jardim de outro homem - Dir.: João Luis Sol de Carvalho

(Moçambique/ Portugal/ França, 2006, 80 min.) - (*12 anos)



Cabo Verde, meu amor - Dir: Ana Lisboa

(Portugal/ França/ Cabo Verde, 2007, 76 min.) - (* 12 anos)



Dia 04

Bafata Blues - Dir: Babetida Sadjo

(Guiné Bissau, 2007, 26 min)



O Comboio da Canhoca - Dir: Orlando Fortunato

(Angola / Portugal/ França / Tunísia/ Marrocos, 2005, 90 min.) - (*10 anos)


Dia 05

Ossudo - Dir: Júlio Alves
(Portugal, 2007, 14 min.)

Cinderelas, lobos e um príncipe encantado - Dir: Joel Zito Araújo
(Brasil, 2008, 107 min.) - (*12 anos)


Dia 06

O som e o resto - Dir: André Lavaquial

(Brasil, 2007, 23min)


Cariocas - Dir: Ariel de Bigault

(França, 1989, 57 min.)



Dia 07

Doze Discípulos de Nelson Mandela - Dir: Thomas Allen Harris

(EUA/ África do Sul, 2005, 75 min.)



Adeus, até amanhã - Dir: Antonio Escudeiro

(Portugal/ Angola, 2007, 60 min.)



Dia 08

Graffiti - Dir: Lílian Solá Santiago

(Brasil, 2008, 10 min.) - (* 10 anos)



Esperando os homens - Dir: Katy Lena Ndiaye

(Senegal/ Mauritânia/ Bélgica, 2007, 56 min.) - (*12 anos)





Classificação etária livre: exceto quanto indicado *


SERVIÇO:

CAIXA Cultural RJ - Cinema 1 e 2
Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
(ao lado da estação Carioca do metrô)
Tel.: 2544.4080
Ingressos: R$ 4,00 RS 2,00 (meia entrada)
Acesso para portadores de necessidades especiais




SINOPSES



Dia 03


O jardim de outro homem (ficção)

Direção: João Luis Sol de Carvalho (Moçambique/ Portugal/ França, 2006, 80 min.)

Maior produção cinematográfica moçambicana realizada até agora, "O Jardim de outro homem" retrata o cotidiano de uma jovem estudante que enfrenta muitas dificuldades para realizar seu maior sonho: tornar-se médica. Na trama, Sol de Carvalho também denuncia a presença da Aids na sociedade local. Indicado ao 3º Cineport, em 2007, na categoria melhor filme.



Cabo Verde, meu amor (ficção)

Ana Lisboa (Portugal/ França/ Cabo Verde, 2007, 76 min.)

A condição feminina em Cabo Verde na atualidade é o foco principal deste primeiro longa metragem da cineasta Ana Lisboa. Falado em crioulo cabo-verdiano, foi totalmente rodado na Cidade da Praia com um vasto elenco de atores amadores. Primeiro filme realizado e produzido em Cabo Verde, por cabo-verdianos.



Dia 04


Bafata Blues (documentário)

Direção:Babetida Sadjo (Guiné Bissau, 2007, 26 min)

Em dezembro de 2004, Babetida volta ao país pela primeira vez desde 8 anos, após viver 13 anos em vários lugares da África, 4 anos no Vietnã e residir na Bélgica, desde 2000. Ela reencontra uma aldeia, um passado, uma família. O filme retrata de modo intimista esse reencontro com seu país de origem, comentado sobre a forma de um livro de viagens.



O Comboio da Canhoca (ficção)

Direção: Orlando Fortunato (Angola/ Portugal / França/ Tunísia/ Marrocos, 2005, 90 min.)

O filme descreve a luta pela sobrevivência de um grupo de angolanos detidos pelas autoridades coloniais portuguesas na província de Malanje. Durante cinco dias, os homens detidos são esquecidos no vagão e chegam a se acusar de traição e morte.




Dia 05


Ossudo (animação)

Direção: Júlio Alves (Portugal, 2007, 14 min.)

Baseado no conto "Ossos", do famoso escritor moçambicano Mia Couto, este filme é uma história de amor entre duas pessoas desamparadas. Participou de mais de vinte festivais pelo mundo. Recebeu, entre outros, o Troféu de Melhor Filme Português e o Troféu Ouro Animação no 36º Festival Internacional do Algarve.





Cinderelas, lobos e um príncipe encantado (documentário)

Direção: Joel Zito Araújo (Brasil, 2008, 107 min.)

O filme vai do nordeste brasileiro a Berlim, buscando entender os imaginários sexuais e raciais de jovens, que se arriscam num caminho até a Europa, para mudar de vida ou encontrar seu príncipe encantado, e que compõem uma realidade de 900 pessoas traficadas para fins de exploração sexual e 1,8 milhões de crianças vítimas de pornografia e turismo sexual.




Dia 06


O som e o resto (ficção)

Direção: André Lavaquial (Brasil, 2007, 23min)

Jahir é um virtuoso baterista carioca que toca numa banda evangélica. Ao se indispor com o pastor da igreja, se vê sozinho na rua com seu instrumento e inicia uma jornada existencial rumo à sua música. Participou de importantes festivais internacionais e, em 2008, foi o único curta-metragem brasileiro a conquistar uma vaga do Festival de Cannes, na seção Cinéfondation.



Cariocas (documentário)

Direção: Ariel de Bigault (França, 1989, 57 min.)

"Cariocas" mostra diversas facetas do samba no Rio de Janeiro. Grande Otelo, nos guia ao encontro dos grandes músicos da cidade. Realizado originalmente para a TV francesa, conta com importantes depoimentos de Martinho da Vila, Paulo Moura, Velha Guarda da Portela, Nelson Sargento, Wilson Moreira, e Joel Rufino dos Santos.



Dia 07

Doze discípulos de Nelson Mandela (documentário)

Direção: Thomas Allen Harris (EUA/ África do Sul, 2005, 75 min.)

O filme mostra o encontro de 12 amigos que deixaram a cidade de Bloemfontein (África do Sul) nos anos 60 para montar o Congresso Nacional Africano com Nelson Mandela. Com entrevistas, material de arquivo e reconstituições dramáticas, Harris recria essa importante história. Vencedor do Festival de filmes de Pan Africanos de Los Angeles, na categoria melhor documentário, em 2006.



Adeus, até amanhã (documentário)

Direção: Antonio Escudeiro (Portugal/ Angola, 2007, 60 min.)

Antonio Escudeiro é conhecido com diretor de fotografia. Forçado a sair de Angola contra sua vontade, a volta só acontece trinta e dois anos mais tarde. O filme é uma viagem pelo tempo, pelas belas paisagens da África e pelas recordações do diretor. Selecionado para a competição o último DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa.



Dia 08


Graffiti (ficção)

Direção: Lílian Solá Santiago (Brasil, 2008, 10 min.)

São Paulo é a cidade mais grafitada do mundo. "Graffiti" acompanha o rolê solitário de Alê numa das noites mais sinistras que essa cidade já viveu. O que o move a enfrentar as ruas nessa noite? Ganhador do Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem (2006), do Governo do Estado de São Paulo, o filme é a estréia na ficção desta premiada documentarista. Com Sidney Santiago e Chico Santo.



Esperando os homens (ficção)

Direção: Katy Lena Ndiaye (Senegal/ Mauritânia/ Bélgica, 2007, 56 min.)

Em Hassania, no abrigo de Oualata, uma cidade vermelha na fronteira distante do deserto de Sahara, três mulheres praticam pintura tradicional decorando as paredes da cidade. Em uma sociedade dominada pela tradição, pela religião e pelos homens, estas mulheres expressam-se livremente, discutindo o relacionamento entre homens e mulheres. Presente em mais de 20 festivais internacionais.



CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL



Lilian Solá Santiago, cineasta premiada no Brasil e no Exterior, têm entre seus trabalhos mais recentes o filme curta-metragem "Graffiti" (2008), ganhador do Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem de São Paulo, que também está presente na Mostra.

Seu documentário "Balé de Pé no Chão - a dança afro de Mercedes Baptista" (2006, com Marianna Monteiro) recebeu, entre outras importantes premiações, o prêmio de Melhor Documentário no I Festival de Cinema Brasileiro de Hollywood (fev/2009).

Lilian também produziu e dirigiu o premiado filme documentário "Família Alcântara" (2004, com Daniel Santiago) e, como produtora executiva e assistente de produção, colaborou em vários filmes da retomada do cinema brasileiro, como "Latitude Zero", de Toni Venturi, "Ed Mort" de Alain Fresnot, "Os Matadores", de Beto Brant, entre outros.

Historiadora e Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, têm atuado como docente de produção e direção audiovisual em importantes instituições educacionais.

Em 2006, ganhou o prêmio "Zumbi dos Palmares", conferido pela Assembléia Legislativa de São Paulo e o "Prêmio Cooperifa", da Cooperativa Cultural da Periferia, por sua destacada atuação artística em projetos que resgatam e revelam importantes facetas da cultura afro-brasileira e da diáspora.