PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 26, 2007

Vietnamitas conferem experiência brasileira de promoção da igualdade racial

Uma delegação vietnamita, formada por 11 representantes do Comitê de Estado das Minorias Étnicas do Vietnã, chegou neste sábado (24) para estada de 15 dias no Brasil. A convite do PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento), o grupo desenvolve a missão de Estudos de Políticas Sociais para Minorias Étnicas pelo Governo da República do Vietnã e do PNUD daquele país, integrada ao projeto de Implementação Nacional de Programas para Redução da Pobreza.Segundo o PNDU Brasil, o objetivo da missão é oferecer oportunidades de treinamento e conhecimento aos delegados vietnamitas sobre as políticas de proteção social inovadoras e bem-sucedidas. Em visita à Seppir, na terça-feira (27), o grupo terá uma audiência com o secretário-adjunto, Martvs das Chagas, e a subsecretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Givânia Silva, para conhecimento dos programas, projetos e ações do governo brasileiro de superação das desigualdades raciais e promoção da igualdade racial.A Seppir fará a ressalva que o trabalho desenvolvido pelo Brasil se destina à inclusão de expressiva parcela da população brasileira, no caso dos negros, e da atuação junto a grupos étnico-raciais discriminados como os ciganos, índios, judeus e palestinos para a garantia dos direitos de cidadania.A delegação vietnamita, que permanecerá no Brasil até 8 de dezembro, visitará comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, localizadas no estado de São Paulo, no período de 2 a 4 de dezembro para conhecer a vida comunitária dos quilombolas e a produção econômica local.

Presidente Lula incentiva ampliação das políticas de igualdade racial

Image and video hosting by TinyPic


Com um público estimado em 500 pessoas, o ato solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, teve como marco o anúncio do investimento do governo federal de R$ 2 bilhões na Agenda Social Quilombola para o período 2008-2011. Estruturada em quatro eixos - acesso à terra, infra-estrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local e direitos de cidadania – a iniciativa pretende atender 1.739 comunidades quilombolas, localizadas em 22 estados, 330 municípios e 128 territórios rurais.A cerimônia se iniciou com a execução da música “As rosas não falam” pela Orquestra Petrobras Cartola, formada por 12 adolescentes violinistas participantes de projeto social do Centro Cultural Cartola. O trabalho da instituição recebeu duas premiações recentes do Ministério da Cultura.As metas físicas e os recursos da Agenda Social Quilombola foram apresentados ao público pela subsecretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, Givânia Silva - quilombola de Conceição das Crioulas, comunidade localizada no interior de Pernambuco. Ao finalizar a exposição da Agenda Social Quilombola, que envolve 15 órgãos federais, Givânia Silva disse: “cada vez mais os quilombolas devem ter acesso às políticas públicas”.

Reverência à ancestralidade

Em seguida, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez discurso sobre a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra com distinção aos religiosos de matriz africana devido à resistência das tradições espirituais e filosóficas através dos tempos - da escravidão até a atualidade. “Há muito o que se comemorar, porque a sociedade brasileira, finalmente, toma consciência da importância da sua vertente negra. É o reconhecimento do aporte de força e vitalidade física que os negros tiveram na construção material e imaterial do Brasil. Esses programas que hoje se multiplicam no governo federal são uma forma de pagamento de uma dívida histórica do país com os negros. O Estado brasileiro também vem reconhecendo a importância do negro na vida nacional”, acentuou Gilberto Gil. Na sua fala, o ministro compartilhou com o público a inauguração do Parque Nacional Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra.

Resultados de um processo

Dirigindo-se ao público, composto pelos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; dos Esportes, Orlando Silva; da Educação, Fernando Haddad; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; das Cidades, Márcio Fortes; do Turismo, Marta Suplicy; e da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; da Secretaria Especial de Aqüicultura e da Pesca, Altemir Grigolin, a ministra da Igualdade Racial fez um restropectiva do processo de constituição da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e do quinto aniversário do decreto 4887/03, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de quilombos.“Cinco anos após a regulamentação de um direito constitucional dos quilombolas, damos mais um passo para a consecução dessa política que foi traduzida na Agenda Social Quilombola. Esses R$ 2 bilhões vão fazer parte de um trabalho contínuo e coletivo que envolve 15 ministérios”. Voltando-se às diferentes representações do Movimento Negro, Matilde Ribeiro pontuou: “é preciso dizer que a população negra é muito maior que os quilombolas. Soma cerca de 50% da população brasileira e continua desassistida das políticas públicas”.Ao citar o ProUni (Programa Universidade para Todos), o Plano Trabalho Doméstico Cidadão, a sanção da Lei 10.639/03 e as relações do Brasil com o continente africano, Matilde Ribeiro disse: “eu tenho orgulho de ser descendente de africanos, assim como todos os negros brasileiros que construíram essa possibilidade”.Encerrando o seu discurso, a ministra da Igualdade Racial conclamou a todos para a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do PL 73/99, que institui a reserva de vagas para negros e estudantes da rede pública nas universidades. “É preciso avançar com o apoio de todos. Isso faz parte do nosso pacto cotidiano”, finalizou Matilde Ribeiro. Em seguida, Ribeiro assinou um termo de cooperação com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, para desenvolvimento de ações em benefício de trabalhadoras rurais.

Valorização dos quilombolas


Image and video hosting by TinyPic


Dispensando o discurso escrito, o presidente Lula saudou seus ministros e autoridades estrangeiras, e concedeu a palavra ao quilombola Simplício Arcanjo, integrante da mesa de honra do ato solene - composta pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, pela governadora do Pará (estado com cerca de 400 quilombos), Ana Júlia Carepa; pelo prefeito maranhense de Penalva (município com mais de 50 comunidades quilombolas), Nauro Mendes; pelos ministros da Cultura, Gilberto Gil, e da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e pela primeira-dama, Marisa Letícia.Dizendo-se bastante honrado, o quilombola baiano lembrou que demoraram oito anos para que a política para quilombos fosse iniciada. “Para mim isso é um motivo de honra, porque no dia 20 de novembro de 1995, a gente estava aqui, junto com o Ivo Fonseca Silva, entregando um documento ao presidente da República. Só em 20 de novembro de 2003, foi assinado o decreto 4887 onde, já foi dito, tem sido encaminhadas essas políticas públicas”, manifestou Arcanjo, membro da Conaq (Coordenação Nacional de Quilombos).Retomando a palavra, o presidente Lula cumprimentou “os companheiros quilombolas e do Movimento Negro” revelando estar contente de verificar os avanços da política de igualdade racial no Dia Nacional da Consciência Negra. “Toda conquista da Humanidade se dá ao longo do tempo, ela se dá com o acúmulo de força, com o aumento do nível de consciência das pessoas, com a agregação de aliados de outros setores participando da nossa luta”, constatou o presidente.Ao valorizar a inversão da lógica setorial de atuação de cada ministério pela adoção da transversalidade, o presidente atestou que a integração entre diferentes órgãos, como na viabilização da Agenda Social Quilombola, torna a execução da política pública mais eficaz e coesa no sentido de atingir o objetivo inicial de melhorar as condições de vida da população.O presidente Lula conclamou o Movimento Negro para a unidade em projetos e temas de interesse como a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e desenvolvimento de políticas do governo federal para combate ao racismo e promoção da igualdade racial. O presidente considerou também a necessidade de aporte na estrutura da Seppir, a fim de ampliar as políticas de igualdade racial. “Vamos estruturar direitinho a Secretaria, porque se não estruturar vai chegar um outro presidente e, por um decreto, acaba. Tem que ter funcionário de carreira lá na Secretaria, para que seja uma parte da máquina pública brasileira.”

Fonte: Seppir

November 19, 2007

Seminário de Consciência Negra - Unaerp - Campus Guarujá

Image and video hosting by TinyPic

O Núcleo de Estudos Indígenas e Afro-brasileiros - Neiab da Unaerp realiza o II Seminário da Consciência Negra nos dias 22 e 23 de novembro, com atividades a partir das 19h30. Solicitamos a gentileza da confirmação de presença pelo e-mail asscomgja@unaerp.br.

Confira no site www.unaerp.br a programação completa do evento.

Atenciosamente,
ANA PAULA DE OLIVEIRA OLIVA
Divisão de Marketing e Comunicação
Unaerp - Campus Guarujá
TEL: (13) 3398-1022

Estado do Rio de Janeiro inicia comemorações do Mês da Consciência Negra

Nesta terça-feira, dia 20, o Governo do Estado Rio de Janeiro, através das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Cultura, dá início ao Projeto Rio Zumbi 2007, uma série de eventos em homenagem ao mês da Consciência Negra – novembro –, e a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, considerado símbolo de resistência para a população brasileira. Sua história de luta resultou no surgimento do Dia Nacional da Consciência Negra que a cada edição ganha mais peso no cenário nacional por conta do fortalecimento da cultura e das ações voltadas a valorização da população afrodescendente. O governador Sérgio Cabral, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e a secretária de Cultura, Adriana Rattes, vão participar do evento.
Para marcar a abertura da programação serão realizadas atividades junto ao monumento a Zumbi dos Palmares, de 7h30 às 19h. Haverá desfile cívico, mostra de artesanato, feira de livro, exposição de figurinos de Escolas de Samba, Ação de Cidadania com emissão de carteira de identidade e profissional, certidões, exames médicos, odontológicos, tipagem sanguínea, medição das taxas de glicose, triglicerídeos e colesterol, além de programas como: SOS Criança Desaparecida, Defesa do Consumidor, aleitamento materno, entre outros. O Ministério do Trabalho e Emprego também participará do evento prestando serviços de orientação trabalhista, acesso gratuito à internet etc.
Para a Coordenadora do projeto, Néia Daniel, assessora de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria de Cultura, o Rio Zumbi 2007, é também um momento de promoção da cultura de matriz africana e dos postulados da igualdade racial. O Projeto Rio Zumbi 2007 se desdobra também na realização do II Fórum Criminal com o tema “Racismo é Crime!”, no I Encontro Internacional de Cinema Afro Brasil/África, no lançamento da publicação ‘Rio Zumbi Em Revista’ e no seminário “Samba como Identidade”.


Dia Nacional da Consciência Negra

Data: 20 de novembro
Local: Monumento a Zumbi dos Palmares – Praça XI

7h30 - Ritual de oferenda de Berimbaus com os integrantes do Grupo Quilombo Arerê
8h30 - Execução do Hino Nacional com a orquestra de atabaques do Grupo Alabê Fun Fun e Coral
9h – Ato Inter religioso
9h30 - Desfile de personalidades, Grupos Culturais, Bandas Militares, e alunos de Escolas Estaduais
12h - Apresentação de Grupos Culturais
16h - Chegada do governador do estado e demais autoridades
17h - Show musical 1° Encontro de Cinema Negro Brasil/África

Gil inaugura Memorial Quilombo

Image and video hosting by TinyPic

União dos Palmares/AL - Com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil, do presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, e de autoridades de Alagoas, além de lideranças dos Movimentos Negro e Quilombola de vários Estados, foi inaugurado hoje, às 11h, o Parque Nacional Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, onde o Quilombo existiu por quase 100 anos, até ser destruído pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1.695.O Parque, erguido no Sítio Histórico da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, distante 92 quilômetros de Maceió, atende a uma reivindicação de mais de 25 anos da comunidade afro-brasileira. Sua construção contou com apoio do Ministério da Cultura/ Fundação Cultural Palmares, Ministério do Turismo, Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), num total investido de R$ 2 milhões.Tudo para garantir a acolhida de atividades culturais e pedagógicas durante todo o ano, além de estimular e fortalecer as atividades dos grupos afro-culturais instalados em Alagoas e Região.

Infra-estrutura:

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares possui área construída de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Está situado na área de 280 hectares da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. A área da Serra da Barriga é tombada através do Decreto 95.855, de 21 de março de 1988 e é de responsabilidade e zeladoria do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares/MinC. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares conta com total estrutura: áreas de apoio ao visitante, locais para contemplação, restaurante, mirantes, uma réplica do Palácio onde viveu Zumbi dos Palmares, cabanas indígenas e fartas informações sobre o significado e a importância das lutas e experiências ali realizadas ao longo dos últimos 300 anos.

Comemorações do "20 de Novembro" em Alagoas

As atividades comemorativas ao Dia Nacional da Consciência Negra promovidas pela Fundação Palmares/MinC em Maceió e União dos Palmares, Alagoas, começaram no dia 13 e vão até 30 de Novembro:

20/11 (TERÇA-FEIRA) 08h00 - 16h00 - Encontro Nacional de Comunidades Tradicionais: Quilombolas e Religiosos de Matrizes Africanas - Auditório da Prefeitura - União.
21h10 - Thiago Correia - Comunidade Quilombolas (abertura da Banda Nacional)
22h00 - Edson Gomes

24/11 (SÁBADO) 23h00 - 20ª Romaria na Terra de Zumbi - Peregrinação da Comissão Pastoral da Terra na Serra da Barriga com paradas, reflexões e homenagens aos guerreiros quilombolas - União.

25/11 (DOMINGO) 14h00 às 17h00 - Cine-fórum com moradores da comunidade remanescente de quilombo Muquém.Documentário: "De volta pra casa" - CRQ Muquém - União.

30/11 (SEXTA-FEIRA) 14h00 às 17h00 - Cine-fórum com professores da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em União dos Palmares. Documentário: "Rompendo o silêncio" Desconstruindo racismo e violência da escola - Auditório da Prefeitura - União.

Largo da Vitória conta sua história no Dia da Consciência Negra

Os quilombolas da Comunidade de Largo da Vitória vão comemorar o Dia da Consciência Negra fazendo a recordação de sua história. Primeira comunidade quilombola urbana do Brasil, Largo da Vitória fica no município de Riacho de Santana, na Bahia.
Assim que amanhecer o dia, os quilombolas farão uma caminhada com reivindicações e protestos por seus direitos. De 9h às 12h, haverá um debate com temas da história da comunidade. Após o almoço, às 14h, haverá uma mesa redonda, com contos, histórias e mitos de Largo da Vitória. O evento é aberto a todos.
Líder da comunidade, Rosália Silva Santos, disse que no 20 de Novembro, eles não poderiam deixar de contar a história de Largo da Vitória. As personalidades importantes da comunidade também serão ressaltadas, como Calixto, líder que iniciou a comunidade há quase 200 anos. "Eu considero o Riacho, uma África, porque recebeu grupos de diversas origens, desde a época de Zumbi dos Palmares", disse Rosália.
A Comunidade de Largo da Vitória recebeu a certidão de auto-reconhecimento da Fundação Cultural Palmares em outubro de 2005. Largo da Vitória fica no centro de Riacho de Santana.

Dia da Consciência Negra é data para reflexão, dizem integrantes do movimento

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, deve ser uma data para refletir a respeito das condições de vida da população negra brasileira.
“Os negros estão condenados a viver em condições subumanas. Isso é terrível, porque impossibilita que as pessoas se reconheçam positivamente”, avalia o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília, Nelson Inocêncio.
O professor ressalta que a data, instituída há 36 anos, não é apenas para lembrar a morte do líder Zumbi, do Qulimbo dos Palmares.
“É um dia, sobretudo, para revitalizar e fortalecer a população negra no sentido de que ela se reconheça positivamente e assuma os desafios que tem pela frente para garantir uma vida com qualidade”.
O professor Oliveira Silveira, membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, lembra que Palmares foi um dos principais quilombos brasileiros, com sua própria organização política, econômica e social.
"Palmares resultou na criação de um verdadeiro estado negro, como é considerado hoje. Poderíamos dizer que foi um país dentro de uma colônia, um país que se orientava pelas idéias de liberdade e dos direitos humanos”.

Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro - Campina Grande (PB)

O Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileiras convida pesquisadores(as) das diversas áreas do conhecimento a colocarem em comum suas produções acadêmicas acerca da temática negro(a) e cultura afro-brasileira e africana, e se dispõe a ser um espaço de discussão, debate, e de novos aprendizados sobre a matriz africana na formação do Brasil.
O evento pretende alcançar não só a comunidade universitária, como também a sociedade em geral, em especial as comunidades negras urbanas e rurais espalhadas pelo estado da Paraíba, que silenciosamente mantêm suas práticas culturais em meio à omissão das ações públicas. Assim o evento pretende atingir um público que englobe estudantes, professores(as), pesquisadores (as) e militantes dos diversos grupos e comunidades negras, tanto no âmbito estadual quanto no nacional.


Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileiras.
Data:19 a 22 novembro

Local: Campina Grande - Paraíba
Realização: neab-í Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e dos Povos Indígenas da UEPB
Universidade Estadual da Paraíba - campus 1
Mais informações: www.uepb.edu.br/neabi
Contatos: neab-i@uepb.edu.br
Fone: (83) 3315 3419

Atenção:Última chamada!!!!!

Image and video hosting by TinyPic

Turmas AR1, AR2, AR3 e AR4

Olá Pessoal!

Novamente, gostaríamos de lembrar-lhes de 'nossa' imperdível palestracom CHARLES MOORE.Lembrando que, a SMECTI já enviou CI PARA TODAS AS ESCOLAS, PORTANTO CONVIDEM SEUS COLEGAS... P.S. NÃO TEREMOS ATIVIDADES PARA A TURMA AR4 NO DIA 21/11, POIS ESTAREMOS ENVOLVIDOSCOM A ATIVIDADE DO DIA 23/11(SEXTA-FEIRA) , ACIMA CITADA, SEGUINDO EM ANEXO. CONTAMOS COM SUA DIVULGAÇÃO E PARTICIPAÇÃO, PARA FAZERMOS DESTE DIA 23/11, UM DIA ESPECIALQUE MARCARÁ TODO O 'NOSSO MOVIMENTO'

ATENCIOSAMENTE,
ROSE

Zumbi nasceu e morreu livre há 312 anos

Image and video hosting by TinyPic
O líder negro Zumbi em um de seus retratos mais conhecidos; ele morreu aos 40 anos após liderar o maior quilombo do País

Feriado em algumas capitais como Rio de Janeiro em São Paulo, celebra-se no próximo 20 de novembro o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em 1995 por ocasião dos 300 anos na morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola morto por bandeirantes e tido como mártir dos abolicionistas. Por mais que sua imagem esteja diretamente associada ao Quilombo dos Palmares, Zumbi não participou da fundação comunidade auto-sustentável formada por escravos fugidos dos canaviais brasileiros.

A palavra quilombo tem origem nos termos "kilombo" ou "ochilombo", da língua falada ainda hoje por diversos povos Bantos que habitam a região de Angola. Originalmente, a palavra designava apenas um acampamento utilizado por populações nômades ou em deslocamento.
Os quilombos eram povoados de resistência e seguiam os moldes organizacionais da república. Entretanto, alguns historiadores defendem que muitos quilombos, inclusive o de Palmares apresentava uma certa hierarquia monárquica, semelhante ao modelo tribal de muitos povos africanos.

O quilombo dos Palmares localizava-se na Serra da Barriga, no Estado de Alagoas. Estima-se que tenha sido fundado 1580, por escravos fugitivos de engenhos das Capitanias de Pernambuco e da Bahia. Formado por inúmeras vilas ou mocambos - espécies de cidades cercadas, como as da idade média - o quilombo dos Palmares chegou a ter cerca de 20 mil habitantes.
Zumbi nasceu em um dos mocambos de Palmares em 1655. Ele era neto de Aqualtune, princesa congolesa que foi vendida como escrava. Aos seis anos de idade, Zumbi sobreviveu a um ataque ao quilombo. Sua vida foi poupada e entregue padre jesuíta português António Melo. Rebatizado "Francisco", Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim.

Mas, menos de 10 anos depois, Zumbi fugiu e voltou a Palmares. Aos poucos ele se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos 20 anos. Foi nessa época, em 1678, que o então governador da Capitania de Pernambuco ofereceu um acordo a Ganga Zumba, tio de Zumbi e líder dos Palmares.
Pela proposta do governador, liberdade de todos os escravos fugidos estava garantida se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa. Ganga Zumba aceitou a proposta, mas Zumbi não, e desafiou a autoridade do tio. Prometendo manter a luta à Coroa, Zumbi tornou-se o novo líder dos quilombolas. Uma outra corrente de historiadores defende que a passagem de comando deu-se de forma natural já que em muitas tribos africanas, a sucessão era de tio para sobrinho e não de pai para filho.

Zumbi manteve-se líder de Palmares por 15 anos. Até que em 6 de fevereiro de 1694, a capital de Palmares, o mocambo do Macaco, foi destruída pelo grupo liderado pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Um ano antes, o bandeirante assinara um acordo com o governador de Pernambuco, o Marquês de Montebelo, as condições para a invasão e destruição do quilombo.
No ataque, Zumbi foi ferido, mas conseguiu refugiar-se nas matas. Pouco se sabe sobre os quase dois anos que Zumbi passou refugiado. Estima-se que, em companhia de outros negros, tenha tentado erguer um novo quilombo, como o de Palmares, mas sem sucesso.

Até que em 20 de novembro de 1695, após ter sido supostamente por Antônio Soares, um antigo colaborador, Zumbi foi encurralado e morto pelo capitão Furtado de Mendonça em seu esconderijo, provavelmente localizado na Serra Dois Irmãos, onde hoje é o Ceará.
Zumbi teve sua cabeça cortada e entregue ao governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, que ordenou que fosse colocada em praça pública. Com a medida, Castro esperava acabar com a crença de alguns negros sobre a imortalidade de Zumbi. O ato também apaziguaria os ânimos dos fazendeiros que cobravam ações da Coroa contra a fuga de escravos.

Em março do ano seguinte, o mesmo Castro comentou o fato com o Rei em uma carta. "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

Apesar das tentativas da Coroa Portuguesa, a figura de Zumbi continuou cercada de misticismo e bravura, e ainda hoje é cultuada.


Fonte: Site Terra

Confira a agenda da ministra da Igualdade Racial Matilde Ribeiro na Semana da Consciência Negra

Image and video hosting by TinyPic

A ministra Matilde Ribeiro participa da cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra neste domingo (18), na Sala São Paulo, recebendo a premiação concedida pela Afrobras ao presidente Lula. Em 2004, Matilde Ribeiro foi homenageada com o troféu.
Na segunda-feira (19), a ministra estará na Sessão Especial da Câmara Municipal de Salvador, que discutirá o tema População Quilombola e a Luta em Defesa da Terra e da Vida, às 11h15, no Plenário Cosme de Farias. Na capital baiana, a ministra da Igualdade Racial comparece ao Ato em Comemoração ao Dia da Consciência Negra, às 14h, no Hotel Pestana, onde será assinado pelo governador Jacques Wagner decreto de criação da Coordenação Estadual de Saúde da População Negra e termo de cooperação entre a Sepromi e Secretaria de Educação para implemantação da lei 10.639/03 em todo o estado. A ministra receberá do governador baiano o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e vai conferir a instalação do Fórum Estadual de Gestores de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. À tarde, no município de Lauro de Freitas, Matilde se fará presente à oficina de sensibilização de gestores desenvolvida pelo Plano Trabalho Doméstico Cidadão.
No Dia Nacional da Consciência Negra (20), a ministra da Igualdade Racial fará uma série de anúncios das ações da Seppir para os próximos três anos, como a execução do Plano Nacional da Igualdade Racial e a realização da II Conapir (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial) em ato solene no Palácio do Planalto, em Brasília, na presença do presidente Lula. Também na terça-feira, Ribeiro se fará presente ao Ato de Lançamento da Campanha: 16 dias de Ativismo pela não Violência contra a Mulher, às 16h, no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Na quarta-feira (22), estará no Rio de Janeiro para a solenidade de inauguração de monumento em homenagem a João Cândido – Almirante Negro

Kofi Annan: liderança negra nas Nações Unidas

Image and video hosting by TinyPic

Kofi Annan nasceu em Kumasi, no Gana. Estudou na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, e completou o seu Bacharelato em Economia no Macalester College, em St. Paul, Minnesota (EUA), em 1961. Ele começou a trabalhar para o sistema das Nações Unidas em 1962, como funcionário de administração e orçamento da Organização Mundial de Saúde, em Genebra.
Antes de ser nomeado Secretário-Geral, Kofi Annan ocupou igualmente os cargos de Subsecretário-Geral para as Operações de Manutenção da Paz (março de 1992 - fevereiro de 1993) e, mais tarde, de Secretário-Geral Adjunto para as Operações de Manutenção da Paz (março de 1993 - dezembro de 1996). Foi o primeiro secretário-geral eleito dentre os funcionários das Nações Unidas, além de ter sido o primeiro negro a ter chegado a este cargo. Iniciou o seu mandato em 1º de janeiro de 1997 e, por recomendação do Conselho de Segurança, em 29 de junho de 2001, a Assembléia Geral elegeu-o por aclamação para um segundo mandato, de janeiro de 2002 a dezembro de 2006.
A primeira grande iniciativa de Kofi Annan como Secretário-Geral foi o seu programa de reforma, intitulado "Renovar as Nações Unidas", que foi apresentado aos Estados Membros, em Julho de 1997. Suas prioridades, como Secretário-Geral, foi a revitalização das Nações Unidas, apresentando um vasto programa de reforma e reforço ao trabalho que a Organização leva tradicionalmente, em prol do desenvolvimento e da paz e da segurança internacionais, tornando-se uma instituição mais próxima das pessoas. Além disso, procurou melhorar a condição das mulheres no Secretariado e fortalecer os laços com a sociedade civil, o setor privado e outras entidades cujas atividades completam as do sistema das Nações Unidas. Em particular, apelou a um "Pacto Global" que envolvesse os líderes da comunidade empresarial bem como organizações laborais e da sociedade civil, tendo em vista permitir que todas as pessoas do mundo partilhem os benefícios da globalização.
Kofi Annan fala fluentemente inglês, francês e diversas línguas africanas.
É casado com Nane Annan, cidadã sueca, jurista e que também se dedica às artes, pai de três filhos. Nane Annan, preocupou-se, durante o mandato, em acompanhar o trabalho das Nações Unidas, principalmente sobre questões voltadas ao HIV/AIDS (VIH/SIDA) e a educação das mulheres. Também escreveu um livro para crianças sobre as Nações Unidas.

Rio Grande do Sul comemora dia 20 com Marcha contra o Racismo

As organizações sociais de negras e negros do Rio grande do Sul, juntamente com representações políticas, culturais e militantes que lutam por uma sociedade justa, igualitária e sem racismo, convidam toda a sociedade gaúcha a participar da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares Contra o Racismo: Reparações Já, dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra.

De acordo com a Comissão de Mobilização, Articulação e Mapeamento para a realização da Marcha de 20 de Novembro, "esta marcha demonstra a luta de toda cidadã e cidadão que repudiam os ataques da elite e da grande mídia contra as conquistas de ações afirmativas do povo negro brasileiro!".

A marcha concentra-se no Largo Glênio Peres, depois, segue pela Av. Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares, finalizando com um grande ato político e cultural às 19hs.

Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo:

Dia: 20 de Novembro de 2007
Local: Largo Glênio Peres
Hora: 17hs

Informações: marcha20denovembrors@gmail.com

Confira as cidades brasileiras que decretam feriado no Dia da Consciência Negra

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR), 255 municípios brasileiros decretam feriado no próximo dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Os estados que possuem feriados decretados no dia 20 são Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Vale destacar que na próxima terça-feira (20/11) será feriado nas duas principais capitais brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. No estado de Mato Grosso, boa parte dos seus municípios, incluíndo a capital Cuiabá, decretam feriado. O número ainda é pequeno se comparado ao total de 5.561 municípios existentes em todo o território nacional. O tema é amplamente debatido no Congresso Nacional, onde parlamentares pertencentes a Frente Parlamentar pela Igualdade Racial discutem projetos para decretar feriado nacional no dia 20 de novembro. Confira abaixo a lista de municípios brasileiros que decretam feriado na próxima terça-feira, dia 20 de novembro, em homenagem a luta de Zumbi dos Palmares pela libertação do povo negro:

Cidades que decretam feriado no 20 de novembro (Clique no link abaixo):

ALAGOAS
UNIÃO DOS PALMARES

GOIÁS
FLORES DE GOIÁS

MINAS GERAIS
ITAPECERICA

MATO GROSSO
ACORIZAL ÁGUA BOA ALTA FLORESTA ALTO ARAGUAIA ALTO DA BOA VISTA ALTO GARÇAS ALTO PARAGUAI ALTO TAQUARI APIACÁS ARAGUAIANA ARAPUTANGA ARENÁPOLIS ARIPUANÃ BARÃO DE MELGAÇO BARRA DO BUGRES BARRA DO GARÇAS BOM JESUS DO ARAGUAIA BRASNORTE CÁCERES CAMPINÁPOLIS CAMPO NOVO DO PARECIS CAMPO VERDE CAMPOS DE JÚLIO CANA BRAVA DO NORTE CANARANA CARLINDACASTANHEIRA CHAPADA DOS GUIMARÃES CLAUDIA COCALINHO COLÍDER COLNIZACOMODORO CONFRESA CONQUISTA D'OESTECOTRIGUAÇU CUIABÁ CURVELÂNDIA DENISE DIAMANTINO DOM AQUINO FELIZ NATALFIGUEIRÓPOLIS D'OESTE GAÚCHA DO NORTE GENERAL CARNEIRO GLÓRIA D' OESTEGUARANTA DO NORTE GUIRATINGA INDIAVAÍIPIRANGA DO NORTE ITANHANGÁ ITAÚBA ITIQUIRA JACIARA JANGADA JAURU JUARA JUÍNA JURUENA JUSCIMEIRA LAMBARI D'OESTE LUCAS DO RIO VERDE LUCIÁRA MARCELÂNDIA MATUPÁ MIRASSOL D'OESTE NOBRES NORTELÂNDIA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO NOVA BANDEIRANTES NOVA BRASILÂNDIA NOVA CANAÃ DO NORTE NOVA GUARITANOVA LACERDA NOVA MARINGÁ NOVA MARILÂNDIA NOVA MONTE VERDENOVA MUTUM NOVA NAZARÉNOVA OLÍMPIA NOVA SANTA HELENANOVA UBIRATÃ NOVA XAVANTINA NOVO HORIZONTE DO NORTE NOVO MUNDONOVO SÃO JOAQUIM NOVO SANTO ANTONIO PARANAÍTA PARANATINGA PEDRA PRETA PEIXOTO DE AZEVEDO PLANALTO DA SERRA POCONÉ PONTAL DO ARAGUAIAPONTE BRANCA PONTES E LACERDA PORTO ALEGRE DO NORTE PORTO DOS GAÚCHOS PORTO ESPERIDIÃO PORTO ESTRELA POXORÉO PRIMAVERA DO LESTE QUERÊNCIA RESERVA DO CABAÇAAL RIBEIRÃO CASCALHEIRA RIBEIRÃOZINHORIO BRANCO RONDOLÂNDIARONDONÓPOLIS ROSÁRIO OESTE SALTO DO CÉU SANTA CARMEM SANTA CRUZ DO XINGU SANTA RITA DO TRIVELATO SANTA TEREZINHA SANTO AFONSOSANTO ANTÔNIO DO LESTE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA SÃO PEDRO DA CIPASÃO JOSÉ DO RIO CLARO SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS SÃO JOSÉ DO POVO SÃO JOSÉ DO XINGU SAPEZAL SERRA NOVA DOURADA SINOP SORRISO TABAPORÃ TANGARÁ DA SERRA TAPURAH TERRA NOVA DO NORTE TESOURO TORIXORÉU UNIÃO DO SULVALE DE SÃO DOMINGOS VÁRZEA GRANDE VERA VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE VILA RICA

PARÁ
MARABÁ SÃO FÉLIX DO XINGU

PARAÍBA
DONA INÊS

PERNAMBUCO
MACAPARANA

RIO DE JANEIRO
ANGRA DOS REIS APERIBÉ ARARUAMA AREAL ARMAÇÃO DOS BÚZIOS ARRAIAL DO CABO BARRA DO PIRAÍ BARRA MANSA BELFORD ROXO BOM JARDIM BOM JESUS DO ITABAPOANA CABO FRIO CACHOEIRAS DE MACACU CAMBUCI CAMPOS DOS GOYTACAZES CANTAGALO CARAPEBUS CARDOSO MOREIRA CARMO CASIMIRO DE ABREU COMENDADOR LEVY GASPARIAN CONCEICAO DE MACABU CORDEIRO DUAS BARRAS DUQUE DE CAXIAS ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN GUAPIMIRIM IGUABA GRANDE ITABORAÍ ITAGUAÍ ITALVA ITAOCARA ITAPERUNA ITATIAIA JAPERI LAJE DO MURIAÉ MACAÉ MACUCO MAGÉ MANGARATIBA MARICA MENDESMESQUITA MIGUEL PEREIRA MIRACEMA NATIVIDADE NILÓPOLIS NITERÓI NOVA FRIBURGO NOVA IGUAÇU PARACAMBI PARAÍBA DO SUL PARATI PATY DO ALFERES PETRÓPOLIS PINHEIRAL PIRAÍ PORCIÚNCULA PORTO REAL QUATIS QUEIMADOS QUISSAMÃ RESENDE RIO BONITO RIO CLARO RIO DAS FLORES RIO DAS OSTRAS RIO DE JANEIRO SANTA MARIA MADALENA SANTO ANTONIO DE PADUA SÃO FIDÉLIS SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA SÃO GONCALO SÃO JOÃO DA BARRA SAO JOÃO DE MERITI SÃO JOSÉ DE UBÁ SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO SEBASTIÃO DO ALTO SAPUCAIA SAQUAREMA SEROPÉDICA SILVA JARDIM SUMIDOURO TANGUÁ TERESÓPOLIS TRAJANO DE MORAIS TRÊS RIOS VALENÇAA VARRE-SAI VASSOURAS VOLTA REDONDA

RONDÔNIA
VILHENA

SERGIPE
PACATUBA

SÃO PAULO
AMPARO AURIFLAMA ARARAQUARA BARUERI CAMPINAS EMBU FRANCISCO MORATO FRANCO DA ROCHA GUARULHOS HORTOLÂNDIA ITAPEVA ITU LIMEIRA MAUÁ MOCOCA PIRACICABA RIBEIRÃO PIRES RIO GRANDE DA SERRA SANTO ANDRÉ SÃO PAULO SUMARÉ

Fonte: Fundação Palmares




November 18, 2007

20 de Novembro - Programação especial em São Paulo

SESC da Avenida Paulista terá cinema, teatro, gastronomia e até exposição de cabelos étnicos

PROGRAMAÇÃO GERAL

FILME
Local: Mini-auditório do Mezanino
Sessões: 19hGrátis

Dia 18 - EU, UM NEGRO
Direção: Jean Rouch 1959, França, 73 min., cor

Jovens nigerianos emigram para a Costa do Marfim sentem-se desenraizados. Obra pioneira, que dá voz aos negros para falar sobre sua miséria, suas reivindicações e suas esperanças.

MÚSICA, DANÇA, GASTRONOMIA E ARTESANATO
Dia 20 de novembro

Orquestra Nzinga de Berimbaus e roda de capoeira
Local: Marquise e 7° andar
Horário: 11h

Criada em 1999, a Orquestra Nzinga de Berimbaus, do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, surgiu da necessidade de transformar em música o trabalho ligado à tradição angoleira no Brasil, em seus aspectos de filosofia, dança, ritmo, jogo, luta e brincadeira.
Em 2003, a Orquestra lançou o CD "Nzinga Capoeira Angola", com peças musicais que estabelecem ligações entre os toques de capoeira e outras tradições musicais afro-brasileiras, como jongo, tambor-de-crioula e bumba-meu-boi, entre outras.

Exposição de cabelos étnicos com Chris Oliveira
Local: Marquise e galeria
Horário: 11h

Seduzida pela beleza da cultura afro e comandada por Chris Oliveira, a Cia. das Tranças tem sido nestes quatro anos de existência, uma referência da beleza afro, remexendo o mercado com todos os tipos de tranças, dreads e penteados. Esta exposição apresenta com referências de moda contemporânea.

Ateliê Preta Pretinha e a criação de bonecas negras
Local: Mezanino
Horário: 11h

O Ateliê Preta Pretinha é o resultado de um sonho de Infância das irmãs Joyce, Lucia e Cristina. Quando crianças, elas não se reconheciam nas bonecas encontradas nas lojas, cuja grande maioria era branca, com características européias. Hoje, o Ateliê produz bonecas de vinil e de pano de diversas etnias, tais como negra, oriental, muçulmana, ruiva, indiana, além de portadoras de necessidades especiais. As irmãs acreditam que possuir as bonecas Preta Pretinha é uma forma de dizer ao mundo que se é a favor da diversidade.

Cozinha afro-brasileira com a chef Benê Ricardo
Local: Comedoria 15° andar
Horário: 11h às 18h

Dona de uma técnica apurada e de muita criatividade, a chef Benê Ricardo é um dos mais importantes nomes da gastronomia brasileira, posição conquistada ao longo de 40 anos de carreira. Versátil, ela é capaz de executar com maestria as mais variadas cozinhas. Além da brasileira, sua especialidade, trafega, talentosamente, pela francesa, alemã, árabe, oriental, ucraniana, italiana, entre outras.

Oficina de danças afro-brasileiras e africanas com Evandro Passos
Local: 7° andar
Horário: 14h

Estudioso de danças africanas, o coreógrafo e bailarino Evandro Passos oferece aos participantes da oficina noções básicas de danças brasileiras de matrizes africanas, como samba de roda, afoxé, danças de orixás e maracatu, entre outras. O coreógrafo também mostra a dança Ongoron, manifestação cultural da região da Costa do Marfim. Grátis. 40 vagas.

Grupo Okun - Origens, a criação do mundo
Local: Térreo e 7° andar
Horário: 16h

Coreografia de dança afro-tradicional, inspirada no mito da criação do mundo, extraído do livro Orixás, de Pierre Verger. Dança ritualística, guerreira. Figurinos tradicionais e percussão ao vivo.
A valorização, recriação e divulgação das manifestações populares e tradicionais são um desafio para todas as culturas contemporâneas, especialmente para países de intensa diversidade cultural como o Brasil. O novo e o velho, o nacional e o estrangeiro, o local e o global convivem ou conflitam - constantemente.

Madrigal da Filarmônica Afro Brasileira
Local: Marquise e Comedoria - 15° andar
Horário: 17h

Criada em 1998, a Filarmônica Afro Brasileira (Filafro) atualmente possui mais de 180 integrantes. Sob a direção artística e musical do maestro Josoé Polia, a Filarmônica tem idealizado e realizado uma série de projetos e ações incluindo a criação da Associação Sócio Cultural Filarmônica Afro Brasileira. O Madrigal da Filafro surgiu de uma parceria do Maestro Josoé Polia com um grupo de angolanos residentes no Brasil e que canta em línguas africanas. O grupo tem 15 integrantes entre coro, percussão, teclado e violão. No repertório apresentam músicas em Kimbundu e Unbundu, entre outras línguas.

SESC Avenida Paulista
Av. Paulista, 119 Paraíso, São Paulo - SP
tel: (11) 3179-3700
fax: (11) 3179-3600

November 10, 2007

Palestras para alunos (e ex alunos) do curso de extensão Negros e Negras em Movimento (Novembro)

DATAS:

14/11- Mônica Lima

23/11- Charles Moore ( Conf. Inaugural do Fórum NNM)

28/11- Martha Abreu

Todas realizadas no mês de Novembro, serão no CEA (Praia da Chácara).


Fonte: Roseléa Aparecida

Feira Preta - Um dos principais eventos destinados à comunidade negra paulistana acontece no dia 25 de novembro. AfroReggae é um dos destaques

Image and video hosting by TinyPic

A Feira que já reuniu mais de 40 mil participantes nos anos anteriores, volta ao Palácio das Convenções, no Anhembi, no dia 25 de novembro.
Esse ano a banda carioca AfroReggae faz sua primeira participação no evento. Conhecida e respeitada nacional e internacionalmente por seu papel no cenário sócio-cultural, a banda convida a cantora Paula Lima, já familiarizada com o evento, onde cantou e encantou na edição de 2006.
Uma das novidades desse é a feira de trocas e um encontro de vinis, que ocorrerá no início do evento. O público que quiser participar do “Escambo” poderá se inscrever no dia do evento e levar uma peça que queira colocar a disposição para troca.
A Feira conta também com o “Mercado da Preta” como é chamado o espaço em que expositores comercializam produtos segmentados, que visando o empreendedorismo e a geração de renda através do segmento afro-brasileiro. Há de tudo um pouco, cabeleireiros, brinquedos, artesanato, moda, acessórios decoração, comidas típicas.
E por falar em comida a área de alimentação estará acompanhada do melhor das rodas de samba de São Paulo, no espaço chamado de “Desgustasom”, com a turma do grupo “Amigos do João”, residentes do bar Vila do Samba. E ainda obras literárias, filmes, quadros, esculturas, fotos e instrumentos musicais, tudo o que diz respeito à temática negra. Dia 25 de novembro é data certa para encerrar as comemorações do mês da Consciência Negra. Cante, dance, faça amigos, celebre a arte e a cultura negra em um dia cheio de atrativos na 6ª Feira Preta Cultura.


Hall Nobre

Mercado da Preta: Expositores de artesanato, moda, cabelo, cosméticos entre outros produtos voltados para o segmento étnico.

Hall Externo

Espaço Degustasom: O público tem a chance de ouvir um tradicional samba de roda com o Grupo de Samba Amigos do João, formado por músicos de diversas comunidades de samba e ainda degustar comidas e drinks típicos e inusitados.

Hall Viveiro

Show: Palco – Trazendo uma conexão entre artistas do Rio e São Paulo. Feira Preta apresenta AfroReggae e Paula Lima, ninguém vai ficar parado. E ainda discotecagem com Dj´s MF e convidados contando e tocando a história da música negra em São Paulo.

Intervenções Culturais:

Danças Afro-brasileiras.Ato Ecumênico Intereligioso: Momento Hip Hop: Interação dos quatro elementos: (break – street dance, graffiti, mc e dj)

Espaço Cultural

Exposições e Oficinas:Fotografia: Luis Paulo LimaArtes Plásticas: Oficina e Intervenção ao Vivo com Artista Plástico e Grafiteiro, e ainda uma exposição artística revelando em grafite, ícones da musicalidade negra brasileira.Cinema: Mostra de curtas metragens: Exibição do documentário produzido pelo grupo Racionais, contando a história da formação dos bailes blacks em São Paulo. E ainda participação dos projetos da periferia de São Paulo.

Atividades Culturais:

Oficina de Percussão (Zé Benedito)*Sarau literário e venda de livros: – Quilombhoje, Cooperifa e Sarau do Rap (E ainda presença dos autores do Selo de literatura periférica em tarde de autógrafos).Atividade infantil: O circo e os malabares irão invadir a Feira Preta com a turma do Circo do Balaio.

Nos últimos anos a Feira Preta tem arrecadado alimentos e brinquedos e doado a entidades conveniadas ao evento.Para essa edição a Feira também está antenada com a sustentabilidade do planeta. Recolhendo produtos que possam ser reciclados, do tipo: Lata, Pet entre outros itens, que poluem a natureza e podem ser transformado em algo reutilizado.

Realização: Pretamultimídia e AM3 Eventos

Parceria: Lemarc Produções, Anderson Willians

Apoio: Afroreggae, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de SP – CONE, SPTuris, Afubesp, Cresposim, Bocada Forte, Mundo Negro, Afropress, HDA Model, Revista Raça , Mercado Mundo Mix, Pretosoulsim, Ação Educativa, CEABRA (Coletivos de empresários Afro-brasileiros), Artemisia e todos aqueles que colaboram diretamente e indiretamente com a produção do evento.

Consciência Negra no Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura divulga programação da capital e interior

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Cultura e da Comunicação, lançou no dia 7 de novembro a campanha Mês da Consciência Negra. A data será lembrada, na capital e em 15 municípios do interior onde se comemora o feriado, com uma grande exposição ao ar livre em homenagem aos homens e mulheres negros que contribuíram para a construção do país. Essas 20 personagens históricas serão homenageadas, com seus rostos estampados em banners gigantes afixados a 20 edifícios públicos e privados da capital. Os banners também poderão ser vistos em 20 CEUs da capital, 11 pontos de atendimento do Poupatempo e vinte terminais de ônibus. As instalações estão devidamente adequadas às exigências da Lei Cidade Limpa, sendo sua instalação permitida com autorização da Secretaria Municipal de Cultura.
O número 20 não é mera coincidência. Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra (feriado em São Paulo desde 2004) foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no país, morto em 1695.
A campanha no interior atinge as cidades de Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itu, Jaguariúna, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Caetano do Sul e Sorocaba. Todos os municípios contemplados também programaram diversas atividades culturais previstas para novembro. Ao todo serão mil banners espalhados pela capital e interior. O projeto está orçado em cerca de R$ 1 milhão.
Com apoio da Prefeitura Municipal, Museu Afro Brasil, APAA (Associação Paulista de Amigos da Arte) e Assaoc (Associação dos Amigos das Oficinas Culturais), a campanha abre uma discussão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. “Essa é uma homenagem singela de São Paulo aos afro-brasileiros ilustres que têm importância fundamental para a construção da nação brasileira”, diz o Secretário de Cultura João Sayad.
Para Leandro Rosa, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias e coordenador da campanha, a iniciativa da Secretaria pretende dar visibilidade ao dia 20, “trazendo assim a devida valorização da cultura afro para o estado de São Paulo e para o Brasil.”A “Instalação Fotográfica” ou o “Museu Vivo” estará visível praticamente em toda a cidade a partir do dia 7 de novembro, e ficará em cartaz até o final do mês. Muitas das personagens homenageadas não são figuras conhecidas do grande público e poderá ser uma surpresa o fato de serem negros ou mestiços. Painéis gigantes de André Rebouças (engenheiro), Carlos Gomes (compositor), Carolina de Jesus (escritora), Castro Alves (poeta), Chiquinha Gonzaga (compositora), Clara Nunes (cantora), Cruz e Souza (poeta), Geraldo Filme (compositor), Gonçalves Dias (poeta), Leônidas da Silva (Diamante Negro), José do Patrocínio (jornalista), Juliano Moreira (fundador da Sociedade Brasileira de Psiquiatria), Lima Barreto (escritor), Luiz Gama (advogado), Machado de Assis (escritor), Mário de Andrade (escritor), Milton Santos (geógrafo), Nilo Peçanha (presidente da República), Teodoro Sampaio (fundador da Poli) e Virgínia Leone Bicudo (fundadora da Sociedade Brasileira de Psicanálise) estarão afixados em locais como Sala São Paulo, Fatec, Masp, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Municipal, Museu Paulista, Mercado Municipal, entre outros.

Programação do Mês da Consciência Negra

A exposição a céu aberto é apenas uma das diversas atrações que a capital e o interior do Estado receberão no Mês da Consciência Negra. No dia 20, a programação começa na Catedral da Sé, às 9h, com a apresentação de Sinfonieta de Compositores Mulatos; às 10h, o público poderá participar de um ato ecumênico afro-brasileiro (Missa Conga) integrado por grupos de cultura tradicional, na própria catedral e show do Grupo baiano Ylê Ayiê. Na parte da tarde, a Praça da Sé será palco de shows de MV Bill; Bunny Wailer, fundador da banda The Wailers; e Rappin’Hood, que traz como convidado o grupo francês Saian Supa Crew. Para encerrar a noite, haverá um show de Martinho da Vila, com participação especial da cantora Fabiana Cozza.
E a comemoração continua. De 6 a 30 de novembro, o Museu da Língua Portuguesa terá uma programação especial sobre a cultura negra. Todas as Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura também apresentarão uma programação totalmente voltada para o mês da Consciência Negra. No dia 10, a Prefeitura Municipal de São Paulo, no seu já tradicional “Piano na Praça”, realizado na Praça Dom José Gaspar, apresentará os pianistas Cidinho Teixeira e Roberto Oliveira. No dia 24, os também pianistas Laércio de Freitas e o cubano Yaniel Mattos fazem à festa.
A programação do Estado continua na Cinemateca Brasileira de São Paulo com a IV Mostra Internacional do Cinema Negro, de 26 a 30. Dia 24, no Memorial da América Latina haverá o Encontro Paulista de Hip Hop, homenagem a “SABOTAGE”, das 9h às 19h.
Na periferia, grandes nomes da música negra brasileira, como Seu Jorge, D. Ivone Lara, Fabiana Cozza, Arlindo Cruz, Thaíde e Leci Brandão estarão na “Quebrada Cultural”, que abrange os bairros de Jaguaré, Ermelino Matarazzo, Cidade Tiradentes, Vila Nova Curuçá, CEU Meninos e Vila Matilde. A programação completa do Mês da Consciência Negra está dispo

November 08, 2007

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

O Dia Nacional da Consciência Negra é a data maior da celebração da comunidade negra brasileira. Data de refletir sobre a escravidão, racismo e ações afirmativas. Para 2007, um momento único irá marcar as comemorações do 20 de Novembro, realizadas pelo Governo Federal, por meio da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, do Governo de Alagoas, da Prefeitura de União dos Palmares e do Instituto Magna Matter, provavelmente entre os dias 15 e 20 de novembro. No dia 15 de novembro, a partir das 11h, acontece à inauguração oficial do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Com a presença de autoridades nacionais, estaduais, municipais, intelectuais, militantes do Movimento Negro e artistas, a inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, erguido no Sítio Histórico da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, atende a uma reivindicação de mais de 25 anos da comunidade afro-brasileira. A construção do Parque contou com apoio do Ministério da Cultura/ Fundação Cultural Palmares, Ministério do Turismo, Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Foram investidos R$ 2 milhões. Tudo para garantir a acolhida de atividades culturais e pedagógicas durante todo o ano, além de estimular e fortalecer as atividades dos grupos afro-culturais instalados em Alagoas e Região. Uma extensa programação de atividades sócio-culturais, envolvendo encontros, atividades artísticas e uma mostra da produção cultural quilombola, irão mobilizar toda a comunidade alagoana, nas cidades de Maceió e União dos Palmares.

Infra-estrutura:

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares possui área construída de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Está situado na área de 280 hectares da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. A área da Serra da Barriga é tombada através do Decreto 95.855, de 21 de março de 1988 e é de responsabilidade e zeladoria do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares/MinC. O Parque Memorial Quilombo dos Palmares conta com total estrutura: áreas de apoio ao visitante, locais para contemplação, restaurante, mirantes, uma réplica do Palácio onde viveu Zumbi dos Palmares, cabanas indígenas e fartas informações sobre o significado e a importância das lutas e experiências ali realizadas ao longo dos últimos 300 anos.

Agenda Social Quilombola:

O momento de celebrar o 20 de Novembro também será o de comemorar a vitória do Governo brasileiro em favor da defesa da certificação e titulação de áreas aos remanescentes dos quilombos. Em meio a inúmeras tentativas de desqualificar a emissão de certidões de reconhecimento e tentativas de anulação do Decreto 4.887, que concede a titulação de áreas por órgãos federais componentes do Programa Brasil Quilombola, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura/Fundação Cultural palmares, fará o lançamento da nova portaria que disciplina as ações de identificação e certificação de territórios remanescentes de quilombos, por meio da distribuição de Cartilhas Sócio-Culturais sobre Quilombos. Os lançamentos dos documentos serão realizados no dia 20 de novembro próximo, em forma de cartilha, com a distribuição de 1 milhão de exemplares para orientação de comunidades quilombolas e sociedade brasileira em geral.

Produção Cultural Quilombola:

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, fará no dia 15 de novembro, na inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o lançamento do Edital da Cultura Quilombola, com a liberação de recursos na ordem de R$ 2 milhões para capacitação, desenvolvimento e preservação de atividades culturais nos territórios remanescentes de quilombos. No dia 16 de novembro, em Maceió, será promovido o Encontro Nacional: Novos Instrumentos para Consolidação dos Territórios de Quilombos. O evento consistirá em apresentar às lideranças quilombolas e ao público em geral a nova Instrução Normativa do Incra para a titulação das terras de quilombos e a nova Portaria da FCP/MinC para a certificação e inscrição no Livro de Registro de Remanescentes de Quilombos. De 16 a 20 de novembro, a Fundação Cultural Palmares/MinC espera reunir milhares de participantes no Primeiro Encontro Nacional de Cultura Quilombola. Sediado na Serra da Barriga, junto às dependências do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, cerca de 20 mil quilombolas estarão unidos para apresentar as riquezas e viabilidades sociais, econômicas e culturais. A plenária irá oportunizar a troca de experiências, traçar diagnósticos, desafios e perspectivas de inclusão dos remanescentes dos quilombos, mediante a elaboração de uma política pública de cultura, que está em curso pela FCP por meio do Programa de Etnodesenvolvimento para as Comunidades Remanescentes dos Quilombos.

Racismo e desculpas

Image and video hosting by TinyPic

O geneticista e Prêmio Nobel de Medicina, James Watson, 79 anos, pediu desculpas por ter afirmado que brancos são mais inteligentes do que negros, porém suas declarações continuam repercutindo intensamente nos meios científicos e intelectuais. "Estou desolado pelo que aconteceu", disse Watson a um grupo de colegas cientistas e jornalistas no lançamento de seu livro de memórias Avoiding Boring People (Evitando pessoas chatas), ocorrido recentemente em Londres. "Eu posso entender perfeitamente porque as pessoas, ao lerem essas palavras (no jornal) reagiram desta for todos aqueles que tiraram conclusões das minhas palavras de que a África, como um continente, é geneticamente inferior, eu só posso me desculpar profundamente. Não foi o que eu quis dizer. Do meu ponto de vista, não há base científica para essa crença." Nas declarações racistas que fez ao jornal The Sunday Times, Watson disse estar "intrinsicamente pessimista sobre as possibilidades da África" porque "todas as nossas políticas são baseadas no fato de que a inteligência deles é a mesma que a nossa, quando todos os testes dizem que, na verdade, não é". O geneticista afirmou ainda na entrevista que esperava que todas as pessoas fossem iguais, mas que "aqueles que têm de lidar com empregados negros não acham que isto seja verdade".

November 02, 2007

São Francisco do Paraguaçu é área Remanescente de Quilombo

Image and video hosting by TinyPic

A Fundação Cultural Palmares, instituição pública federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) trabalha arduamente na preservação e proteção da integridade física, cultural e territorial das comunidades quilombolas, em especial ao caso envolvendo denúncias de irregularidade na emissão de certidão de auto-reconhecimento para a Comunidade Remanescente do Quilombo de São Francisco de Paraguaçu, localizada no Recôncavo Baiano, no que se refere aos fatos noticiados em duas reportagens produzidas pela Rede Bahia, emissora afiliada à Rede Globo do Estado da Bahia, exibidas no Jornal Nacional nos dias 14 de maio e 11 de outubro últimos. Vale esclarecer a toda a sociedade, baiana e brasileira que a Fundação Cultural Palmares/MinC, no ato da emissão da certidão de autodefinição, cumpre o que determina a Convenção n.º 169 da OIT, ratificada pelo Decreto n.º 5.051, de 19 de abril de 2004 e o Decreto n.º 4887 de 20 de Novembro de 2003, em seu o Art. 2º, § 1º do, in verbis: "...

Art. 2o Consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. § 1o Para os fins deste Decreto, a caracterização dos remanescentes das comunidades dos quilombos será ATESTADA MEDIANTE AUTODEFINIÇÃO DA PRÓPRIA COMUNIDADE.

No tocante às denúncias de supostas irregularidades, ocorridas no processo para emissão de certidão da Comunidade de São Francisco de Paraguaçu, esta Fundação por orientação de sua Procuradoria Federal, suspendeu a emissão de certidão de autodefinição de comunidades quilombolas até a conclusão do Grupo de Trabalho que foi criado para aprimorar os procedimentos de expedição de Certificação de Auto-Reconhecimento previsto na Portaria n.º 06 de 1º de março de 2004. O Grupo de Trabalho instituído através da Portaria n.º 056 de 6 de Julho de 2007, visando aprimorar os procedimentos para certificação de comunidades quilombolas, após 60 dias de trabalhos e estudos, deliberou pela elaboração de uma nova portaria com novos procedimentos para emissão de certidões de autodefinição, com a revogação da Portaria n.º 06/2004. O grupo contou ainda com a participação de especialistas em identificação e cultura quilombola: Dra. Eliane Cantarino O´ Dwyer, doutora em Antropologia; Ms.Mariana Balen, mestre em Antropologia; Dr. José Roberto Camargo de Souza, advogado e representantes da Procuradoria Federal e a Advocacia Geral da União. A nova portaria somente será publicada após a oitiva das representações quilombolas, quanto aos novos procedimentos, respeitando ao que determina a convenção n.º 169 da OIT. A Fundação Cultural Palmares/MinC instituiu uma Comissão de Sindicância para apurar as "supostas" denúncias de irregularidades no processo de São Francisco de Paraguaçu. Ao final dos trabalhos, constatou-se que não houve nenhuma irregularidade no ato da emissão da certidão de autodefinição da comunidade de São Francisco.


Fonte: Oscar Henrique Cardoso