PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

December 25, 2006

Mensagem da Equipe do Blog Projeto Negros e Negras em Movimento

Image and video hosting by TinyPic
Estamos em um momento muito especial
Onde analisamos e tentamos fazer uma
Retrospectiva de tudo que realizamos ou não, no ano de 2006.
As conquistas, as dificuldades, as alegrias e tristezas.
As vezes que tentamos sorrir mesmo sem vontade.
E que muitas vezes quase desistimos,
Mas conseguimos dar a volta por cima.
Devemos sempre lembrar: "No mundo tereis: Aflição, tende bom ânimo,
Pois eu venci o mundo". Palavras de Jesus.
Que neste Natal possamos, em primeiro lugar
Lembrarmos que o presente material não é o mais importante
E sim fazer com que o Nascimento de Jesus seja constante em nossos corações
Que a fé existente em você faça com que os sonhos
Se realizem no ano que se anuncia
As tristezas e dificuldades vão existir
Vá em frente sem temor. Você é um vencedor!!

Feliz Natal e
Um Próspero Ano Novo!!

Jorge Vicente

December 17, 2006

A História Pós-Escravidão das Populações Afro-Descendentes: a Luta por Inclusão e Exatidão

Dois grandes desafios têm confrontado os historiadores ao escreverem a história pós-escravidão das populações afro-descendentes no Hemisfério Ocidental. Esses dois desafios dizem respeito a como assegurar que essa história seja incluída na história do mundo ocidental e a como garantir que seja ela exata e livre do preconceito que a tem distorcido tanto antes, quanto após a emancipação dos povos afro-descendentes. O primeiro desafio tem, talvez, sido o mais importante dentre os dois. Com o intuito de justificar o tráfico de escravos e a escravidão, a história das populações de ascendência africana foi deliberadamente excluída da maior parte dos livros de história. Com efeito, alguns historiadores europeus sustentaram que esses povos não possuiriam uma história ou que ela só teria início a partir de quando foram "descobertos" pelos europeus e começaram a interagir com eles. A exatidão histórica tem também sido um importante desafio para todos os historiadores dos povos afro-descendentes. As justificativas para o tráfico de escravos e a escravidão igualmente distorceram a história das populações africanas, tendo elas sido apresentadas nos registros da humanidade como incivilizadas, incapazes de formar um governo próprio, e mesmo descritas como os "peões" da história. O desafio para os historiadores de hoje é continuar o trabalho revisionista de acadêmicos como W.E.B. DuBois, Carter G. Woodson e outros historiadores das Américas do Norte e do Sul.

W. Marvin Dulaney - The College of Charleston

Conheça o Grupo Cultural Jongo da Serrinha

Image and video hosting by TinyPic

A associação Grupo Cultural Jongo da Serrinha (GCJS) foi criada em 2000 com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de preservação do patrimônio histórico do jongo e assistência social desenvolvidos há mais de 40 anos por Vovó Maria Joana Rezadeira e Mestre Darcy do Jongo.
As principais missões da ONG são preservar e divulgar o patrimônio cultural afro-brasileiro e desenvolver um trabalho de educação e de capacitação profissional junto a crianças e jovens que sofrem com a violência e o subemprego.

Endereço: Rua Balaiada s/n, Serrinha, Madureira, RJ
Site: www.jongodaserrinha.org.br

December 16, 2006

O Jongo e a presença Bantu no Brasil

O Jongo, expressão musical e coreográfica trazida de Angola para as fazendas de café do interior do Estado do Rio de Janeiro, é considerado uma das origens do samba carioca. Tido como um dos berços do samba, o centenário Morro da Serrinha, que fica no subúrbio do Rio, mais especificamente no bairro de Madureira, é a última favela a preservar essa dança de roda ao contrário dos morros da Mangueira, São Carlos e Salgueiro que aos poucos perderam a rica tradição. A Congada, o Maracatu, o Candomblé de Angola, o Coco de roda, os Vissungos e o Jongo são contribuições fundamentais da nação Bantu para a formação da cultura brasileira. Mesmo sendo a nação africana mais populosa no Brasil durante a escravidão, são poucos os estudos e registros sobre os Bantus, grupo etno-linguístico presente na região do Congo-Angola.

Tia Maria do Jongo (líder) e Marcos André (coordenador executivo) - Grupo Cultural Jongo da Serrinha - RJ

December 13, 2006

Matéria interessante

Olá para todos...Recebemos um email da aluna do Curso Negros e Negras em Movimento Wanda Irineu, recomendando a leitura de um texto interessante. Trata-se de uma mostra dos caminhos que estão sendo trabalhados nas questões de diversidade étnico racial.O link (do site Agência Carta Maior) segue abaixo:

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13063

Obrigada Wanda!!

OBS: Quem tiver sugestões interessantes de livros, artigos, programas de tv, etc... faça o mesmo. Envie para negrosenegras@gmail.com e divulgaremos.

Léa Larangeira

Atenção turmas AR1, AR2 e AR3

Olá. Várias pessoas estão em dúvida com relação ao email para contato com o blog.
Conforme foi dito na Reunião Especial de Fim de Ano dia 06 de dezembro de 2006 no auditório do CEA passo novamente o endereço de email:
negrosenegras@gmail.com

ATENÇÃO: Não esqueçam que uma letra digitada errada ou esquecida não receberemos e vai para o email de uma outra pessoa ok, pois algumas pessoas me encontram dizendo que me enviaram algo e quando vou ver não há nada da pessoa no endereço. Deve ser por esse motivo...

Fizemos um email com uma caixa de entrada gigantesca para isso mesmo. Receber milhares de mensagens e ainda sobrar espaço!!

Outra coisa: quem tiver fotos que queiram divulgar dos trabalhos de campo (Paraty, Rio, Bracuhy, etc...) podem me mandar que adiciono.. Preciso de mais fotos!!!!!
Aguardo o retorno de todos.

Um abraço

Daniella Larangeira
Paulo Guilherme Larangeira
Léa Larangeira